Analise De INVESTIMENTOS Flashcards
O que é o VPL?
O Valor Presente Líquido (VPL), como o próprio nome sugere, é o Valor do
fluxo de caixa no momento 0, isto é, no tempo inicial do investimento.
O que é TIR?
A TIR é a Taxa interna de Retorno, é a taxa de desconto que, quando aplicada sobre o fluxo de caixa futuro trazido a valor presente, iguala-o ao investimento inicial.
Ela é calculada para saber se o investimento deve ou não ser aceito.
O que é o Custo de Capital do Projeto?
O valor a ser investido para se iniciar aquele projeto X.
Quais as hipóteses de análise do investimento?
○ TIR > (𝑖 ª) = Investimento é viável;
○ TIR = (𝑖 ª) = Investimento é invariável;)
○ TIR < (𝑖 ª) = Investimento é inviável;).
Sendo (𝑖 ª) = Taxa Mínima de Atratatividade.
O que é a TMA? Z
É a taxa mínima a de atratividade, é uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor ou uma empresa está disposto a receber de retorno para que seja viável fazer a aquisição de um investimento.
Qual a relação entre a TX Desconto e o VPL?
A taxa de descontk utilizada e o VPL (valor presente minimo) comportam-se de maneira inversamente proporcional:
Quanto maior a taxa de desconto, maior será o valor descontado e, consequentemente, menor será o VPL do projeto.
O que significa dizer que a TIR (Taxa interna de Retorno) é superior a taxa de desconto utilizada para o cálculo do Valor presente Líquido?
Significa que o projeto é viável, pois a pois a taxa de retorno que a empresa espera receber foi superada mesmo quando calculado o valor presente MENOS os descontos que se espera incorrer no período do investimento.
Logo o investimento é viável.
Quando eu digo que a TIR de A é maior que a TIR de B quais conclusões eu posso chegar?
NENHUMA.
Se não me der dados pra calcular ou informar sobre os Valores Presntes concretos não tem como saber.
Mesmo o A sendo maior que o B, pode ser que o VPL de B seja maior que o de A.
Qual o fator fundamental,então que é necessário nas questões de análise de investi ento pra eu saber se algo é viável ou não?
A taxa de retorno é a taxa de desconto.
Se eu não souber isso não tem como eu estimar se um é mais lucrativo que o outro.
O que é o custo de oportunidade?
Custo de oportunidade e como se eu já tivesse uma outra garantia que me desse um percentual X por mês, ou que me gerasse essa renda, logo se eu escolher outra opção eu perco essa. Então a outra precisa ser mais lucrativa para que valha a pena eu perder meu custo de oportunidade.
Quando se faz uma análise incremental?
Quando é necessário escolher entre um projeto e o outro.
Apenas quando os projetos forem excludentes entre si, eu não posso escolher todos ou dois deles, só posso escolher um.
O que é a taxa interna de Retorno modificada (TIR-M)?
O cálculo da TIR (M) Modificada permite a utilização de duas taxas:
1) A taxa de financiamento, utilizada para trazer todas as despesas para a data 0.
2) A taxa de reinvestimento, utilizada para levar todas as receitas para a última data.
• No cálculo da TIR (M), caso se considere taxa de FINANCIAMENTO igual a taxa de desconto do projeto, o valor de TIR (M) obtido será IGUAL ao valor obtido pelo método TIR.
• Caso se considere taxa de REINVESTIMENTO igual a TIR, então o valor obtido de TIR (M) será igual ao valor obtido pelo método TIR.
TR = Taxa de reinvestimento
TF = taxa de financiamento
☆ TR = TF então TIRM = TIR
TR < TF então TIRM < TIR
TR > TF então TIRM > TIR
TR = TMA então TIRM < TIR
O que eu posso garantir se o TIR de um projeto for maior que a taxa de desconto utilizada para calcular o VPL?
A Taxa Interna de Retorno (TIR) é uma métrica utilizada para avaliar a rentabilidade de um projeto. Quando a TIR de um projeto é maior que a taxa de desconto utilizada no cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), isso indica que o projeto possui um VPL positivo. Neste caso, ambos os projetos “A” e “B” possuem TIR superior à taxa de desconto, o que significa que ambos possuem VPL positivo.
Porém só com essa informação não é possível saber se um é maior que o outro, ou se os dois são iguais, já que para calcular o VPL eu preciso de termos monetários.
O que é uma análise de sensibilidade de investimento, qua, a relação entre a flexibilidade e a restrição da avaliação a um fluxo determinado?
Quando o analista faz uma análise de sensibilidade, ele tem flexibilidade para abrir um range de possibilidades, ou seja, o risco envolvido na projeção é menor.
Quando o analisa tem que optar por determinado cenário, ele abre mão da flexibilidade, pois tem que restringir o modelo de fluxo a apenas uma hipótese, ou seja, o risco envolvido nessa projeção é maior. Risco maior, faz ele considerar uma taxa maior, o que tende a “ subavaliar o valor dos projetos, pois a opção da flexibilidade deve ser valorada”.
O que é a TIR (M)?
A Taxa Interna de Retorno Modificada (TIRM) é um método de análise da viabilidade de empreendimentos que traz os fluxos de caixa negativos a valor presente líquido; e que leva os fluxos de caixa positivos para valor futuro.
Esse método é importante porque o fluxo negativo (investimento da empresa no projeto) necessita de ser descontado a uma taxa que represente seu custo de capital.
Nesse sentido, conforme o tempo do empreendimento passa, o primeiro investimento feito já “custa mais caro”, levando em conta que temos a inflação, os juros de empréstimos, e a taxa livre de risco.
Além disso, a utilização dessa técnica permite representar que os retornos obtidos do empreendimento serão reinvestidos a uma taxa de reinvestimento definida, normalmente a TMA (Taxa Mínima de Atratividade).
Essa TIR - M costuma trazer uma realidade mais mercadologica, mostrando as taxas que estão disponíveis no mercado de forma real e a rentabilidade que podemos obter. Por isso quando é necessário se calcular um investimento cuja TIR (comum) esppteja superior a esperada do mercado, pois esse reinvestimento a longo prazo ficaria irreal, já que o mercado não oferece uma taxa que corresponderia a essa taxainterna de retorno (TIR) esperada.