ALCOOLISMO Flashcards
O QUE É O ALCOOLISMO?
É A DEPENDÊNCIA DO INDIVÍDUO AO ÁLCOOL, CONSIDERADA UMA DOENÇA PELA OMS. O PRINCIPAL PARÂMETRO PARA IDENTIFICAR UM INDIVÍDUO ALCOOLISTA É A QUANTIDADE DE ÁLCOOL CONSUMIDO PELO USUÁRIO E NÃO SUA FREQUÊNCIA.
O QUE O ÁLCOOL PREJUDICA?
A LONGO PRAZO O ÁLCOOL PREJUDICA TODOS OS ÓRGÃOS, EM ESPECIAL O FÍGADO, QUE SOFRE UMA GRANDE SOBRECARGA PARA METABOLIZAR AS SUBSTÂNCIA PRESENTES NO ÁLCOOL.
QUAIS AS FASES DE EFEITO DO ALCOOL?
POSSUI 2 FASES DE EFEITO
EUFORIA: A dopamina age na via cerebral da recompensa e promove a sensação de euforia, felicidade, característica do consumo excessivo do álcool.
DEPRESSÃO: Ao continuar bebendo outra sensação toma o lugar da dopamina, deprimindo as atividades cerebrais, fazendo com que o individuo experimente sensações de melancolia.
POR CONTA DISSO O INDIVIDUO COMEÇA A BEBER MAIS NA ESPERANÇA DE VOLTAR AO ESTADO DE EUFORIA QUE PARA SER ATINGIDO PRECISA DE CADA VEZ MAIS DOSES.
ALEM DE SER NOCIVO PARA O INDIVIDUO O QUE MAIS O ALCOOL PODE FAZER?
Além de ser ruim para o indivíduo que faz o uso indiscriminado de álcool, ele também acarreta diversos problemas ao nível de seu ciclo familiar como: isolamento do usuário de seus familiares, violência. E ao nível social, como acidentes de trânsito.
USO NOCIVO DE ÁLCOOL NA POPULAÇÃO IDOSA:
O USO NOCIVO DE ÁLCOOL NA TERCEIRA IDADE TRAZ SÉRIAS COMPLICAÇÕES DE SAÚDE, PODENDO ATÉ LEVAR A ÓBITO.
TRANSTORNOS POR USO DE ÁLCOOL SÃO COMUNS EM IDOSOS, PODENDO DESENVOLVER QUADROS DE DEPRESSÃO, IRRITABILIDADE, CONFUSÃO MENTAL, DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS ALÉM DE AGRAVOS EM DOENÇAS CARDÍACAS, HEPÁTICAS E ALGUNS TIPOS DE CÂNCER.
PERCEBE-SE TAMBÉM UMA MAIOR SENSIBILIDADE DOS IDOSOS AO ÁLCOOL, DIMINUINDO A TOLERÂNCIA À SUBSTÂNCIA.
INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA
O ÁLCOOL PODE INTERFERIR NOS EFEITOS DE MEDICAMENTOS OU VICE-VERSA, OCORRENDO ALTERAÇÕES NOS EFEITOS DO MEDICAMENTOS TOMADOS PELOS IDOSOS PODENDO ACARRETAR NO AGRAVAMENTO DE SUAS COMORBIDADES.