Agentes públicos (Cap 7 - MAVP) Flashcards
Como são conhecidas as EC 19/98, EC 20/98 e 41/2003?
Respectivamente: “reforma administrativa”, “reforma da previdência” e “segunda reforma da previdência”.
Discorra sobre o acesso de estrangeiros aos cargos públicos.
Trata-se de possibilidade trazida pela EC 19/98, que alterou o art. 37, I, da CF/88. O acesso dos estrangeiros deverá se dar na forma da lei. É, portanto, norma constitucional de eficácia limitada.
Quais são os cargos privativos de brasileiro nato?
Enumerados no art. 12, par. 3º da CF, são eles:
i) Presidente da República;
ii) Presidentes da CD e SF; iii) Ministro do STF;
iv) carreira diplomática;
v) oficial das forças armadas;
vi) Ministro de Estado da Defesa;
Como podem ser estabelecidas restrições à participação em concursos?
i) Apenas mediante lei, respeitados os princípios constitucionais.
Nessa toada, a súmula 684 do STF afirma que é inconstitucional o veto imotivado à participação de candidato a concurso público;
É possível haver restrição ao acesso de cargos públicos por pessoas que tenham tatuagem?
O STF sedimentou o entendimento de que o edital de concurso só pode vedar candidato com tatuagem caso esta viole valores constitucionais.
Discorra sobre a exigência de comprovação de atividade jurídica para acesso a cargo público.
i) A EC 45/2004 introduziu como requisito constitucional a comprovação de TRÊS anos de atividade jurídica para ingresso nas carreiras de juiz e membro do MP, tanto estadual quanto federal. Nesse caso, a atividade jurídica conta da data da conclusão do curso até a data da inscrição definitiva no concurso.
ii) Importante notar que a jurisprudência antiga do STF continua aplicável aos demais cargos, para os quais a comprovação deverá se dar até a data da posse.
Discorra sobre a limitação de idade em concurso público, apontando em que momento se deve verificar o cumprimento dessa exigência.
i) A súmula 683 do STF aduz que tal limitação, formulada exclusivamente por lei, deverá se dar quando possa ser justificada pela natureza das atribuições do cargo a ser preenchido;
ii) Deve ser verificado na data da inscrição do concurso.
Quais as exceções à necessidade de concurso público para investidura em cargos públicos?
Provimento de cargos em comissão e contratação por tempo determinado. Para os cargos de provimento efetivo, sempre será necessário concurso público.
Discorra sobre as avaliações possíveis em concurso público.
Provas ou provas e títulos. É vedado o concurso público somente de títulos. Ademais, a exigência de títulos só é possível quando se justificar pela natureza científica ou técnica do cargo, bem como não podem ter natureza eliminatória.
Para quais cargos públicos se exige concurso público de provas e títulos, necessariamente?
i) magistratura;
ii) MP
iii) advocacia pública;
iv) defensoria pública
v) profissionais da educação escolar das redes públicas;
O que se entende por “cláusula de barreira”? É possível sua adoção?
Trata-se de previsão editalícia segundo a qual se restringe o número de candidatos aptos a participar da fase seguinte do concurso, ainda que não tenham sido eliminados por insuficiência de desempenho. É a famosa “nota de corte”.
O STF entende que é plenamente possível, não ofendendo o princípio da isonomia.
Relacione o princípio da presunção da inocência com o ingresso em cargo público.
O STF entende que a Adm Pública não pode impedir a participação ou nomeação de candidato, sob fundamento de inidoneidade moral, apenas pelo fato de que está respondendo a inquérito policial ou ação penal não transitada em julgado.
Quais são os requisitos para imposição de exame psicotécnico em concurso público?
i) previsão em lei e em edital (cf. SV 44);
ii) critérios objetivos e científicos de avaliação;
iii) possibilidade de recurso;
FEDERAL - Qual a antecedência mínima da publicação do edital para a data da primeira prova?
Segundo o Decreto 6.944/2009, a antecedência mínima é de 60 dias. Pode ser reduzido por ato motivado do Ministro de Estado correspondente.
Em qual hipótese é possível alterar as regras do concurso em andamento?
O STF entendeu que é possível a alteração com a finalidade de adequar o edital a modificações supervenientes na legislação, desde que o concurso não esteja concluído e homologado.
Discorra sobre o controle de legalidade dos concursos públicos pela Adm Pública e pelo Poder Judiciário.
i) como regra geral, a Adm deve anulá-los, de ofício, quando eivados de vícios insanáveis ou que, mesmo sanáveis, possam prejudicar a isonomia dos candidatos.
ii) o poder judiciário também pode exercer controle de legalidade, desde que provocado. No entanto, o STF sedimentou o entendimento de que se trata de controle de mérito as questões atinentes a gabaritos e critérios de correção de provas.
O que acontece quando se burla a exigência de concurso público? É possível haver convalidação?
i) Segundo o par. 2º do art. 37 da CF, o ato de admissão do agente será anulado e a autoridade será punida;
ii) Não é possível a convalidação de ato de nomeação ou contratação quando deveria ter sido precedido de concurso público. Não há que se falar, inclusive, em decadência, de modo que não se aplica a “teoria do fato consumado”.
Por outro lado, a remuneração recebida pelo agente não será devolvida, sob pena de enriquecimento ilícito do Estado, bem como faz jus ao depósito de FGTS (no caso de empregado público).
Discorra sobre o direito à nomeação.
i) Segundo entendimento atual do STF, os aprovados dentro do número de vagas estabelecidas no edital têm direito subjetivo à nomeação dentro do prazo de validade do certame, e não mera expectativa de direito.
iI) Tal entendimento não é aplicável às vagas surgidas ao longo da validade do concurso (ressalvada a hipótese de preterição imotivada), tampouco impede a realização de concursos com previsão meramente de cadastro de reserva (embora deva ser excepcional).
iii) Como regra geral, sempre haverá direito adquirido quando houver preterição indevida da nomeação. p ex: nomeação fora da ordem de classificação (cf. SV 15).
A pessoa empossada em cargo público por força de decisão judicial tem direito a indenização?
Segundo o STF, a regra geral é de que não há direito a indenização do período em que teoricamente deveria ter sido investido, salvo comprovação de arbitrariedade flagrante.
FEDERAL - qual o percentual de vagas destinadas a deficientes em concursos para cargos públicos federais?
Mínimo de 5% e máximo de 20% das vagas do edital serão destinadas a deficientes.