AFO Flashcards
Quem tem a iniciativa para instituir PPA, LDO e LOA?
Poder Executivo
Quais instrumentos de planejamento são inovações da CF/88?
PPA e LDO.
O que é o PPA?
PPA é o instrumento de planejamento do Governo Federal que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas DOM da Administração Pública Federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
O que é considerado programa de duração continuada?
Apenas ações finalísticas.
Se o um investimento ultrapassa um exercício financeiro, o que deve ser feito?
Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.
Onde estão os prazos para o Ciclo Orçamentário na esfera federal?
ADCT.
Qual a vigência do PPA?
A vigência do PPA é de quatro anos, iniciando-se no segundo exercício financeiro do mandato do chefe do executivo e terminando no primeiro exercício financeiro do mandato subsequente.
Qual o prazo para o encaminhamento do PPA do Executivo ao Legislativo?
Ele deve ser encaminhado do Executivo ao Legislativo até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício, ou seja, até 31 de agosto.
Qual o prazo para devolução do PPA do Legislativo para o Executivo?
A devolução ao Executivo deve ser feita até o encerramento do segundo período da sessão legislativa (22 de dezembro) do exercício em que foi encaminhado.
Como está dividido o PPA federal 2016-2019?
No PPA federal 2016-2019 são divididos em Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado.
Como devem ser elaborados os Planos e Programas nacionais, regionais e setoriais previstos na CF?
Os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional. Tais planos e programas, ainda que de duração superior, devem ser elaborados em consonância com o PPA, de duração inferior.
O que compreenderá a LDO?
A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
A LDO pode aumentar tributo?
Não. A CF/1988 determina que a lei de diretrizes orçamentárias considere as alterações na legislação tributária, mas a LDO não pode criar, aumentar, suprimir, diminuir ou autorizar tributos, o que deve ser feito por outras leis.
Quais obrigações a Lei de Responsabilidade Fiscal impôs à LDO?
Entre elas, está a obrigação de que o anexo de metas fiscais e o anexo de riscos fiscais integrem a LDO.
A LDO ocorre de quanto em quanto tempo?
Anualmente.
A LDO se confunde com o exercício financeiro?
Não, a vigência (duração) da LDO extrapola o exercício financeiro.
Qual é o prazo para encaminhamento da LDO do Executivo ao Legislativo? E da devolução ao Executivo?
O prazo para encaminhamento da LDO ao Legislativo é de oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro (15 de abril) e a devolução ao Executivo deve ser realizada até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa (17 de julho).
Em que caso não há recesso parlamentar?
A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação da LDO, ou seja, não haverá recesso parlamentar se a LDO não for aprovada.
Onde estão estabelecidos os limites para despesa com pessoal?
A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar, que é a LRF.
A concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração, a criação de cargos, empregos e funções ou alteração de estrutura de carreiras, bem como a admissão ou contratação de pessoal, a qualquer título, pelos órgãos e entidades da administração direta ou indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público, só poderão ser feitas:
I – se houver prévia dotação orçamentária suficiente para atender às projeções de despesa de pessoal e aos acréscimos dela decorrentes; II – se houver autorização específica na lei de diretrizes orçamentárias, ressalvadas as empresas públicas e as sociedades de economia mista.
A ausência de dotação orçamentária para aumento de despesa com pessoal torna a lei inconstitucional?
A ausência de dotação orçamentária prévia em legislação específica não autoriza a declaração de inconstitucionalidade da lei, impedindo tão somente a sua aplicação naquele exercício financeiro.
Pode haver duas LDOs vigendo ao mesmo tempo?
Sim.
O que é a LOA?
A Lei Orçamentária Anual é o instrumento pelo qual o Poder Público prevê a arrecadação de receitas e fixa a realização de despesas para o período de um ano. É um instrumento que expressa a alocação de recursos públicos, sendo operacionalizada por meio de diversas ações. É o orçamento propriamente dito.
Programas e projetos não incluídos na LOA podem ser iniciados?
A CF/1988 veda o início de programas ou projetos não incluídos na LOA. Ainda, proíbe a consignação de crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada.