Afamci 2019 Flashcards
Parturiente, multipara, estava sendo assistida no pre parto quando foi percebido diminuiçao abrupta da contratilidade uterina acompanhado de dor hipogastrica intensa e retrocesso do nivel de apresentaçao associado à bradicardia fetal. Diante desse quadro que conduta emergencial deve ser adotada para a resoluçao do mesmo?
Laparotomia. Pois os sintomas sugerem rotura uterina. Deve-se retirar o nenem pelo abdome, corrigir a laceraçao uterina e controlar sangramento
A principal morte materna em pacientes eclâmpticas é:
Hemorragia cerebral
A segunda causa é edema de pulmão.
Recem nato filho de mae diabetica precisou de assistencia ventilatoria por aparelho mecanico e uso de surfactante apesar de ter nascido com 37 semanas e 3 dias de idade gestacional. A explicaçao fisiopatologica para essa ocorrencia esta associada à:
O RN apresenta sindrome do desconforto respiratorio ou doença da membrana hialina. O sexo masculino, a prematuridade e a DM materna sao fatores de risco. No DM materno pode haver hiperinsulinismo fetal que retarda a maturaçao pulmonar
A insulina exerce efeito antagonico na sintese de surfactante pelo cortisol
V
Na gestante cardiopata o risco de edema agudo de pulmão apos o periodo expulsivo é maior em pacientes portadoras de:
Estenose mitral.
Ha um aumento subido da pré carga por auto transfusao do sangue uterino para a circulaçao sistemica e desconpressao da veia cava inferior, piorando os efeitos hemodinamicos da estenose mitral e gerando edema agudo de pulmao
Qual a cardiopatia valvar mais comum durante a gestaçao?
Estenose mitral
Quais principais complicaçoes se estenose mitral durante a gestaçao?
Edema agudo de pulmao e fibrilaçao atrial
Gestante apresentando sangramento vaginal vermelho escuro de moderada intensidade acompanhada de dor abdominal que teve inicio subito e de forte intensidade. Esta em uso de anti hipertensivo . Apresenta PA de 160x 90. BCF nao audivel ao sonar. Toque colo dilatado 3 cm, apagado 80%, apresentaçao cefalica, bolsa integra, protusa e tensa. A conduta imediata é?
Amniotomia para acelerar o trabalho de parto vaginal, reduz a compressao da veia cava inferior,
Quadro sugestivo de descolamento prematuro de placenta.
Qual a conduta imediata para descolamento prematuro de placenta com obito fetal?
Parto pela via mais segura ( preferencialmente o vaginal)
Feto com parada da descida no plano + 3 De Lee e FC de 100 bpm ( bradicardico), mãe cardiopata. Qual conduta?
Forcipe
Evitar o esforço exacerbado de uma cardiopata ( indicaçao de forcipe)
Multipara com placenta previa total no ultrassom de 22 semanas. Na semana 33 acordou com a cama banhada de sangue e sudorese. Levada ao hospital foi realizada cesariana e identificada placenta percreta. A conduta a ser seguida neste caso é:
Histerectomia subtotal( subtotal porque preserva o colo)
Defina placenta percreta
Placenta que foi aderida de forma anormal em que as villsidades corionicas acabam fortalecendo-se e aderindo atraves da parede uterina em toda a sua extensao, podendo crescer em orgaos da cavidade abdominal
Paciente deu entrada na maternidade com PA de 170x 110, ictericia e oliguria. Ultrassom feto unico, biometria de 35 semanas, placenta grau 1, oligodramnia leva. BCF = 140 bpm. Alteraçao de enzima hepatica e plaquetopenia. O tratamento é:
Anti hipertensivo e interrupçao imediata da gravidez
Conduta na sindrome HELLP
Iternaçao
Sulfato de magnesio
Se sistolica acima de 160 e diastolica acima de 110 fazer sulfato de magnesio e hidralazina.
Se tiver mais de 34 semanas interrompe a gestaçao apos a estabilizaçao da pct
Qual a recomendaçao do ministerio da saude para pct de 39 anos de alto risco para cancer de mama devido a historia familiar de cancer de ovario?
Exame clinico das mamas e mamografia anual.
Ovario esquerdo com imagem anecoica, homogenea, sem septaçoes, paredes finas, superficie lisa, sem imagem hipo ou hiperecoicas, medindo 4,5 cm em seu maior diametro é caracterisco de cisto folicular benigno e a conduta é?
Expectante sem qualquer intervençao adicional. O cisto folicular é cisto funcional mais comum e regride espontaneamente em 4 a 8 semanas
Contraceptivos oraia nao reduzem os cistos funcionais de ovario ja existentes, apenas diminuem o surgimento de novos cistos. V ou F
V
A seccao do nervo de Bell ( nervo toracico longo) durante os esvaziamento axilar na mastectomia radical pode causar:
Escapula alada
Colpocitologia oncotica mostrando NIC 1 e HPV, qual conduta?
NIC 1 corresponde a leaao de baixo grau.
Repetiçao da colpocitologia em 6 meses
NIC I ou LSIL corresponde a que tipo de lesao?
Lesao de baixo grau
Qual a conduta em mulheres igual ou acima de 25 anos apresentando NIC 1?
Repetir o exame de colpocitologia em 6 mese
Qual a conduta em mulheres abaixo de 25 anos apresentando NIC 1?
Repetir colpocitologia em 3 anos
Mulher 63 anos, obesa, hipertensa e diabetica em tratamento regular, menopausada há cerca de 10 anos vem ao atendimento relatando sangramento vaginal vermelho vivo, tipo menstruaçao ha 15 dias, acompanhada de dor em baixo ventre tipo colica. Qual o exame padrao outo para investigaçao diagnostica?
Videolaparoscopia diagnostica pois avalia a cavidade uterina e proporciona obtençao de amostra para estudo histopatologico
Paciente 26 anos apresenta multiplas ulceras dolorosas com bordas solapadas, purulenta e com sangramento facil na regiao dos grandes labios. Qual diagnostico provavel?
Cancroide
Qual etiologia do cancroide ( cancro mole?)
Cocobacilo negativo ( haemophilus ducreyi)
Multiplas ulceras dolorosas de base amolecida, bordo irregular, fundo purulento e exsudato neceotico e quando removido revela tecido de granulaçao altamente friavel sao tipicos de qual patologia venerea?
Cancro mole ( cancroide)
Ulcera unica, indolor, com bordas bem delimitadas, endurecidas e elevadas, de fundo limpo com secreçao serora escassa acompanhada de linfadenopatia regional uni ou bilateral não supirativa, móvel e indolor. A descriçao do quadro é tipico de:
Sifilis primaria ( ( cancro duro)
Pequenas vesiculas agrupadas que dão origem à ulceras dolorosas de minima profundidade, fundo limpo e que nao sangram a manipulaçao
Herpes genital
O linfongranuloma venereo é causada por?
Chlamydia tracomatis
O quadro inicial é uma lesao de inoculaçao ( papula), pustula ouexulceraçao indolor que desaparecem sem sequelas, apos uma a seis semanas desenvolve-se adenopatia inguinal dolorosa e muitas vezes unilateral que fistuliza-se por multiplos orificios ( bico de regador)
Linfogranuloma venéreo
A donovanose é causado pela:
Klebsiela granulomatis
Inicia-se com nosulaçao subcutanea unilateral e indolor, que pode ser congundida com addnopatia cuja erosao forma uma ulceraçao de borda plana ou hipertrófica, bem delimitada com base granulosa e de aspecto vermelho vivo, evolui para lesão vegetante. Extensa e indolor. É pouco frequente. Nao ha adenopatia. Do que se trata?
Donovanose
Mulher 20 anos, na consulta ginecologica. Lesão ulcerada, indolor, base dura, fundo liso, linfonodos sm região inguinal duros e indolores. Diagnostico provavel é?
Sifilis primaria
A reduçao de danos nao adota postura pró legalizaçao e nem proibição. V ou F?
V
A redução de danos promove a abstinência mas recomhece que uma meta de abstinência nem sempre é desejavel para todos os individuos
V
Qual a primeira reaçao em familias que tem um de seus membros envolvidos com o uso abusivo de alcool e/ ou drogas?
Negação
Qual atitude mais adequada que o medico deve ter diante de paciente que traz queixas somaticas e faz uso problematico de alcool e/ ou drogas que a elas estão relacionadas
Valorizar o uso abusivo das substancias quimicas relacionanso as as queixas so pct e envolver afamilia no diagnostico e tratamento
Não é causa do uso exagerado de medicÇao pela populaçao idosa
A prescrição criteriosa no momento da consulta
O exame das mucosas nem sempre reflete de forma adequada a anemia apresentada pelo paciente. V ou f?
V
As mucosas so apresentam palidez quando a hemoglobina esta menor do que 8- 10 segundo o Harrisson. V ou F
V
A presença de estertores creptantes é especifico para pneumonia. V ou F
F. O estertor creptante pode estar presente em uma serie de outras patologias. Pode inclusive ser apenas uma congestao numa insuficiencia cardiaca leve.
75% das dermatoses ocupacionais sao irritativas de contato?
V
A dermatite alergica de contato é uma reaçao imunologica do tipo lV cujo efeito demora horas a dias para aparecer. V ou F?
V
A exposiçao ao estimulo so oro em excesso é chamada de perda auditiva induzida por ruido ( PAIR). A perda é maior nos primeiros 10 a 15 anos de exposiçao. Tendendo a reduzir apos esse periodo. V ou F?
V
Cessada a exposiçao a PAIR não apresenta tendencia a regressao, mantendo -se estavel e irreversivel. V ou F?
V
Defina a norma regulamentadora 6 NR6
É a que fala sobre equipamento de proteçao individual
A norma regulamentadora 9 NR9
É sobre o programa de prevençao de riscos ambientais
A norma regulamentadora 7
Discorre sobre sobre o programa de controle medico de saude ocupacional
A norma regulamentadora 15
Fala sobre atividades e operaçoes insalubres
A norma regulamentadora 32
Fala sobre a segurança e saude no trabalho em serviços de saude
A constituiçao brasileira de 1988 estabelece em relaçao à saude:
A saude é direito de todos e dever do Estado, sendo que a base do SUS é representada pela integraçao das açoes e serviços publicos de saude numa rede regionalizada e hierarquizada.