Abdome Flashcards
Irrigação arterial, drenagem venosa e drenagem linfática do abdome.
Quais as três artérias principais que irrigam o trato gastrointestinal e suas estrutruturas?
Tronco celíaco (que se origina na parte abdominal da aorta na margem superior da vértebra LI), a. mesentérica superior (que se origina na parte abdominal da aorta na margem inferior da vértebra LI) e a. mesentérica inferior (que se origina na parte abdominal da aorta aproximadamente no nível da LIII).
Qual a principal veia sistêmica do abdome que drena essa região, a pelve e os membros inferiores? Descreva seu trajeto.
Veia cava inferior. A VCI se localiza à direita da coluna vertebral e atravessa o centro tendíneo do diafragma aproximadamente no nível da vértebra TVIII. Alguns grandes vasos cruzam a linha mediana (shunts) para distribuir sangue do lado esquerdo do corpo para a veia cava inferior.
Quais veias fazem shunts venosos esquerda-direita? O que elas drenam?
1.Veia renal E: que drena o rim, a glândula suprarrenal e a gônada do mesmo lado;
2.Veia ilíaca comum esquerda: que drena os membros inferiores, a pelve, o períneo e partes da parede do abdome;
3. Veias lombares esquerdas: que drenem o dorso e a parede posterior do abdome no lado esquerdo.
Como é o processo de drenagem venoso do abdome, da pelve e dos membros inferiores?
Toda a drenagem venosa do SD passa pelo fígado. O sangue venoso do tubo digestório, do pâncreas, da vesícula biliar e do baço entra pela face interior do fígado através da veia porta do fígado. Essa veia então se ramifica como uma artéria para distribuir o sangue para pequeno sinosoides hepáticos. Depois de passar pelo sinosoides, o sangue atinge as veias hepáticas que drenam na veia cava inferior, imediatamente antes de esta atravessar o diafragma e atingir o átrio direito.
Quais são as anastomoses portocava?
- Pequenas veias que acompanham o remanescente de veia umbilical (ligamento redondo do fígado) formam uma conexão entre o sistema porta do fígado e as regiões paraumbilicais da parede do abdome que drenam para veias sistêmicas.
- Ao redor da extremidade distal do esôfago.
Qual a implicação clínica da obstrução da veia porta do fígado ou dos canais vasculares no fígado?
Essa obstrução pode alterar o padrão de retorno venoso das partes abdominais do sistema digestório. Veias que interconectam os sistemas porta do fígado e cava podem se tornar dilatadas e tortuosas, permitindo que o sangue nas tributárias contorne o fígado, entre no sistema cava e, assim, volte ao coração (formação de colaterais). A hipertensão portal pode resultar em varizes esofágicas e retais e formar a “cabeça de medusa, onde vasos sistêmicos que irradiam a partir das veias paraumbilicais se dilatam e tornam-se visíveis na parede do abdome.
Superficialmente, quais artérias suprem a parede anterolateral do abdome?
- A parte superior é suprida pelos ramos da artéria musculofrênica;
- a parte inferior da parede é irrigada pela artéria epigástrica superior, medialmente, e pelo ramo circunflexo ilíaco superficial, ambos ramos da artéria femoral.
Profundamente, quais artérias suprem a parede do abdome?
Superior: Artéria epigástrica superior (ramo terminal da a. torácica interna)
Lateral: Ramos da décima e décima terceira artérias intercostais e pela artéria subcostal;
Inferior: Artéria epigástrica inferior (medialmente) e pelo ramo circunflexo ilíaco superficial, ambos ramos da artéria femoral.
Qual o trajeto das artérias epigástricas superior e inferior?
Elas penetram na bainha do musculo reto do abdome; são posteriores a esse músculo em todo o seu trajeto e se anastomosam entre si.
Quais os trajetos da drenagem linfática superficial da parede do abdome?
Os linfáticos acima do umbigo se dirigem superiormente para os linfonodos axilares, enquanto a drenagem abaixo do umbigo se faz em direção inferior para os linfonodos inguinais superficiais.
Quais os trajetos da drenagem linfática profunda da parede do abdome?
A drenagem linfática profunda acompanha as artérias profundas em direção aos linfonodos paraesternais ao longo da artéria torácica interna, aos linfonodos lombares ao longa da parte abdominal da aorta e aos linfonodos ilíacos externos ao longo da artéria ilíaca externa.
Quais os ramos anteriores da aorta abdominal?
Tronco celíaco (surge imediatamente abaixo do hiato aórtico do diafragma, anteriormente a LI), a artéria mesentérica superior e a artéria mesentérica inferior
Quais os ramos laterais da aorta abdominal?
Quais os ramos posteriores da aorta abdominal?
Quais as ramificações do tronco celíaco?
Artéria gástrica esquerda, Artéria esplênica e artéria hepática comum.