A.08 - Respiração Celular Flashcards
Quais são as etapas da respiração celular?
Glicólise
Ciclo de Krebs
Cadeia respiratória
O que acontece na etapa da glicólise?
A quebra da molécula de glicose em duas moléculas de ácido pirúvico.
Onde acontece a glicólise?
No citosol da mitocôndria
Qual é o saldo final de ATP da glicólise?
2 moléculas de ATP
(2 são consumidas e 4 são produzidas)
Onde acontece o Ciclo de Krebs?
Na matriz mitocondrial
O que acontece no Ciclo de Krebs?
O ácido pirúvico (3C) 1 de 2 é desidrogenado e descarboxilado resultando em uma molécula de NADH2 e uma de gás carbônico. A associação do radical acetila com a coenzima A + ácido oxalacético = ácido cítrico. Depois de inúmeras reações químicas cedem energia ao ATP.
Onde acontece a etapa da cadeia respiratória da respiração celular?
Nas cristas mitocondriais.
O que acontece na etapa da cadeia respiratória da respiração celular?
É a etapa com maior produção de ATP por meio de diversas oxidações, sendo o O2 o último agente oxidante. Ao longo de uma sequência de proteínas (citocromos) ocorre a transferência de elétrons liberados dos hidrogênio trazidos pelo NAD e FAD. (H vieram da glicose. Libera gradualmente a energia para transportar íons H+ da matriz para as cristas da mitocôndria. Com o retorno dos íons a energia cinética vira energia química na produção de ATP com o acréscimo de fosfato ao ADP.
Qual a diferença da respiração aeróbica para a anaeróbica?
A aeróbica acontece na presença de O2 que se torna o aceptor final de hidrogênio e elétron na cadeia respiratória. No caso da anaeróbica o O2 é substituído por compostos inorgânicos como sulfato e nitratos. Nas bactérias desnitrificantes, por exemplo, íons nitratos são acepções finais, originando água e N2.
Como é o processo de fermentação?
A glicose é parcialmente quebrada, sem consumo de oxigênio produzindo ATP. O rendimento é baixo com a produção de 2 ATPs por molécula de glicose.
Diferencie os tipos de fermentação:
Alcoólica: realizada principalmente pelo fungo Sacchamyces cerevisiae. Produz, com a descarboxilação do ácido pirúvico, gás carbônico e álcool etílico. Usado para produção de bebidas alcoólicas e pão.
Láctica: realizado por bactérias lactobacilos. O ácido pirúvico atua como aceptor final e o ácido láctico é o produto final sem a liberação de gás carbônico. Utilizado para produção de derivados de leite. Também acontecem nas células musculares (fadiga muscular)