A Política Externa do governo Figueiredo Flashcards
Durante o regime militar, as relações entre Brasil e Estados Unidos sofreram uma inflexão. Ainda que o período tenha sido iniciado com o alinhamento automático de Castelo, a diplomacia brasileira progressivamente adotou uma postura mais autônoma em relação ao país do norte.
Correto. Castelo Branco, Costa e Silva e Médici = Enquadramento retórico próximo aos EUA (retórica de combate ao Comunismo)
Geisel - Essa retórica sofreu uma diluição - maior autonomia com relação aos EUA (inflexão)
Acerca da política externa brasileira durante o período militar (1964-1985):
As relações do Brasil com o entorno regional foram dificultadas especialmente em razão do caráter autoritário do regime, como mostra, por exemplo, a progressiva deterioração das relações com a Argentina durante a década de setenta.
Errado. O fato do Brasil ser um regime militar juntamente com o entorno latino-americano não prejudicou as relações, ao contrário, isso era visto como um fator de estabilização do Brasil com os países da região.
ex: negociações das hidrelétricas; Operação Condor.
O que dificultou as relações do Brasil com a região foi o crescimento econômico brasileiro e a possibilidade de ações imperialistas desse país.
Após o governo de Castelo Branco, a diplomacia brasileira buscou distanciar-se do conflito bipolar como forma de aumentar sua margem de autonomia na condução de suas relações internacionais.
Correto.
O governo Figueiredo promoveu uma alteração na condução da política externa em razão da percepção de que o universalismo buscado pelos governos anteriores não havia gerado os resultados esperados. Buscou-se, então, priorizar as relações com o entorno regional.
Errado. A PE de Figueiredo chamava-se universalismo. Adaptação da PE brasileira, em razão das dificuldades enfrentadas pelo país no contexto econômico e político. Percebeu-se que o Brasil não tinha possibilidades de empreender um projeto de potência nesse momento. Não foi por causa de resultados negativos.
Parte da adaptação foi a priorização do entorno regional = Figueiredo visitou todos os países sul-americanos e alguns da América Central (diplomacia presidencial)