A Política Externa do governo Castelo Branco Flashcards
O governo Castelo Branco é marcado por uma ruptura completa em relação à Política Externa Independente ao promover um alinhamento automático em relação aos EUA e ao abandonar o universalismo e o pragmatismo.
Errado. Não houve uma ruptura completa. Alguns elementos permaneceram ainda que mitigados; preservou-se o universalismo e o pragmatismo (relações comerciais com África e bloco Soviético)
Ao assumir a presidência, Castelo Branco e seu chanceler Vasco Leitão da Cunha logo começaram a desmantelar os princípios da PEI, como o nacionalismo, o ideário da OPA e a autonomia em face da bipolaridade. A ruptura de relações diplomáticas com Cuba reforça simbolicamente a ruptura em relação ao governo Goulart.
Correto. Afirmação de Amado Cervo
A política externa de Castelo Branco era balizada por três aspectos: a bipolaridade típica da Guerra Fria; abertura ao capital estrangeiro; e por uma contradição fundamental, na medida em que o maior interesse nacional, o desenvolvimento, exigia uma postura menos ideológica e mais pragmática. Por esse motivo, elementos da PEI resistiram, ainda que mitigados, como o universalismo e o nacionalismo.
Correto.
Como resultado do alinhamento automático aos EUA, o governo Castelo Branco manteve-se alheio às discussões empreendidas na UNCTAD de 1964.
Errado. Brasil atuou intensamente na UNCTAD, numa lógica de seguraçna econômica coletiva; fundador do G77; o Brasil sempre defendeu que a UNCTAD ocorresse periodicamente