9 Economia comportamental Flashcards
1
Q
9 Economia comportamental
- economia comportamental:
A
9 Economia comportamental
- economia comportamental: observa o comportamento real dos agentes econômicos, e como essas decisões se desviam daquelas implícitas na teoria econômica clássica. estuda os vieses, tendências, heurísticas das decisões econômicas das pessoas, determina se as pessoas fazem boas escolhas e se elas poderiam ser ajudadas a fazer escolhas melhores, pode ser aplicada antes e depois da tomada de decisão
2
Q
9 Economia comportamental
- heurística:
A
9 Economia comportamental
- heurística: abordagem para resolução de problemas, usando atalhos mentais de forma não otimizada, aperfeiçoada, racionalizada, mas que funciona e é boa o suficiente. as heurísticas levam a decisões enviesadas, são a causa dos vieses.
3
Q
9 Economia comportamental
- heurísticas que afetam a tomada de decisão:
A
9 Economia comportamental
- heurísticas que afetam a tomada de decisão: 1. efeito manada: comportamento de rebanho, viés que reflete a tendência das pessoas de imitar o que todo mundo está fazendo e seguir o consenso geral. explicação por trás das principais bolhas de mercado: a crença de que o preço do ativo não tem como cair, mas sempre cai, a bolha sempre estoura na cara dos investidores, e sempre surge uma nova bolha, quando a situação se reverte, a reação também é exacerbada, o pânico começa em algum mercado, o preço do ativo derrete, diante de uma corrida insana para vender a qualquer preço. 2. ancoragem: quando as pessoas têm um ponto de referência mental com o qual comparam os resultados. gera o viés na direção da ancoragem e portanto induzindo a um “erro”. 3. enquadramento: framing, pessoas tendem a escolher de forma diferente dependendo de como as opções são apresentadas a elas. seu processo de tomada de decisão é baseado na intuição. 4. contabilidade mental: propensão a alocar recursos para propósitos específicos. viés que faz com que alguém separe o dinheiro em diferentes categorias conhecidas como contas mentais.
4
Q
9 Economia comportamental
- heurísticas que afetam negativamente a tomada de decisão:
A
9 Economia comportamental
- heurísticas que afetam negativamente a tomada de decisão: vieses e falácias. 1. aversão à perda: tendência de dar mais peso às perdas em comparação aos ganhos equivalentes. as pessoas são mais propensas a atribuir prioridade maior em evitar perdas do que em obter ganhos de investimento, portanto investidores podem querer um pagamento maior para compensar as perdas, ou tenderão a evitar perdas completamente mesmo que o risco do investimento seja aceitável do ponto de vista racional. quando a pessoa perde, a utilidade diminui mais do que o ganho do mesmo tamanho, a utilidade marginal é decrescente. 2. posse: as pessoas tendem a valorizar mais aquilo que tem em sua posse, do que aquilo que não tem, mesmo se forem bens idênticos. tendem a permanecer com o bem que lhes foi dado inicialmente, por isso muitas empresas fazem o teste gratuito. 3. familiaridade: tendência das pessoas de retornar ao que conhecem e com o que se sentem confortáveis. esse viés desencoraja as pessoas afetadas de explorar novas opções, mesmo que sejam opções muito melhores. 4. presente: tendência que as pessoas têm em querer recompensas mais cedo. pessoas que são mais propensas a abrir mão de uma recompensa maior no futuro em favor de receber um benefício menor mais cedo. 5. confirmação: tendência a buscar informações que confirmam e reforçam nossa convicção, ao mesmo tempo em que evitamos informações que a contrariem, desmintam.
5
Q
9 Economia comportamental
- nudge:
A
9 Economia comportamental
- nudge: reforço positivo, sugestões indiretas como forma de influenciar o comportamento, a tomada de decisão das pessoas, uma forma de manipular as escolhas das pessoas para levá-las a tomar decisões específicas. estratégia de escolhas que podem resultar em alterações no comportamento do indivíduo, sem renunciar a autonomia individual.