1 Estrutura de mercado Flashcards
1 Estrutura de mercado
- organização da atividade econômica, sistema econômico:
1 Estrutura de mercado
- organização da atividade econômica, sistema econômico: um sistema de produção, alocação de recursos, distribuição de bens e serviços dentro de uma sociedade. inclui a combinação das diversas instituições, agências, entidades, processos de tomada de decisão, padrões de consumo que compõem a estrutura econômica de uma comunidade. todos os sistemas econômicos devem enfrentar e resolver os quatro problemas econômicos fundamentais: 1. qual tipo e quantidade de bens que será produzido: esse problema econômico está ancorado na teoria dos preços, a teoria da precificação: a tomada de decisão econômica entre a produção de bens de capital e de bens de consumo na economia diante da escassez de recursos. é pertinente a avaliação crítica das necessidades da sociedade. 2. como os bens devem ser produzidos: esse problema econômico depende do método de produção de menor custo a ser adotado, inclui investimento intensivo em mão-de-obra e em capital. 3. como a produção será distribuída: a produção é concluída quando os bens chegam aos consumidores finais, esse problema econômico busca identificar o melhor meio possível dentro da cadeia de distribuição de recursos econômicos, visando otimizá-lo. 4. quando produzir: esse problema econômico requer um estudo intensivo da dinâmica temporal e da variação sazonal diante da satisfação das necessidades dos consumidores.
1 Estrutura de mercado
- tipo de sistema econômico:
1 Estrutura de mercado
- tipo de sistema econômico: as soluções para esses problemas econômicos fundamentais são determinadas pelo tipo de sistema econômico, são: 1. economia de mercado: sistema econômico capitalista, as decisões relativas a investimento, produção e distribuição são guiadas pelos sinais de preços criados pela lei da oferta e da demanda. sua principal característica é a existência do mercado de fatores de produção, alocação de capital e fatores de produção. variam de sistemas de livre mercado e laissez-faire minimamente regulamentados, onde a atividade do estado se restringe a fornecer bens e serviços públicos e proteger a propriedade privada, formas intervencionistas do governo desempenha um papel ativo na correção das falhas de mercado e na promoção do bem-estar social. em economias mistas, a economia é dirigida pelo estado que desempenha um papel de orientação geral do mercado por meio de políticas e planejamento econômico. 2. economia planificada: sistema econômico socialista, o investimento, produção e alocação de bens de capital ocorrem de acordo com o plano econômico para toda a economia, utiliza formas de planejamento econômico centralizada, descentralizada, participativa ou do tipo soviético, um poder central fica encarregado de decidir a respeito dos investimentos a serem realizados pela sociedade, a distribuição dos recursos necessários à produção, consumo e as metas a serem atingidas pelas empresas, isso destaca o papel central da administração hierárquica e da propriedade pública da produção na orientação da alocação de recursos.
1 Estrutura de mercado
- custo de oportunidade:
1 Estrutura de mercado
- custo de oportunidade: custo associado a uma oportunidade perdida, esse custo representa o valor atribuído à melhor alternativa renunciada quando uma escolha é feita e indica os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade perdida, como: no caso das finanças pessoais, a renda que seria gerada em uma aplicação alternativa. é a representação da relação entre escassez e escolha, o objetivo do custo de oportunidade é garantir o uso eficiente de recursos escassos, incorpora todos os custos associados a uma decisão, tanto explícitos como implícitos. trade off: custo de oportunidade e trade off são conceitos relacionados mas que possuem diferenças. trade off é a troca de uma coisa por outra, o que é sacrificado para obter algo, é o conflito da escolha. o custo de oportunidade é o que é perdido com a escolha renunciada.
1 Estrutura de mercado
- fronteira de possibilidade de produção:
1 Estrutura de mercado
- fronteira de possibilidade de produção: curva de possibilidade de produção, é um gráfico que mostra todas as possibilidades de produção para dois bens, usando todos os fatores de produção e tecnologia disponíveis, onde os recursos são utilizados de forma completa e eficiente por unidade de tempo.
o ponto B: está na curva de possibilidade de produção, é uma combinação possível para a produção.
o ponto C: está na curva de possibilidade de produção, é uma combinação possível para a produção. temos um trade off entre B e C.
o ponto X: está além da curva de possibilidade de produção, não é possível produzir porque a quantidade de insumos não é suficiente.
o ponto A: está dentro da curva de possibilidade de produção, é um ponto possível de produzir, mas é ineficiente.
1 Estrutura de mercado
- deslocamento da fronteira de possibilidade de produção:
1 Estrutura de mercado
- deslocamento da fronteira de possibilidade de produção: 1. deslocamento da curva para cima: crescimento da disponibilidade de fatores de produção, como: capital, trabalho, tecnologia. reflete o crescimento econômico, mais de ambos os produtos podem agora ser produzidos sem sacrificar a produção de qualquer um dos bens. é possível produzir maiores quantidades de ambos os bens. 2. deslocamento da curva para baixo: diminuição da disponibilidade de fatores de produção, como: capital, trabalho, tecnologia. reflete a contração econômica, economia está operando abaixo do seu potencial, os fatores de produção estão ociosos.