8 Determinação dos salários e taxa de desemprego Flashcards

1
Q

Da determinação dos salários e taxa de desemprego

  • de acordo com a teoria clássica, a ______. Para os teóricos clássicos, o ______. Nesse modelo, ______. Essa é a principal característica que os difere da teoria keynesiana. Além disso, para eles _______.
  • a teoria keynesiana tem ______. De acordo com esse modelo, ______, pois o pleno emprego é apenas uma possibilidade. A economia, _______.
  • a síntese neoclássica, cujo maior expoente foi o economista John Hicks, a teoria keynesiana é apenas um caso especial do modelo clássico. A ______.
A

Da determinação dos salários e taxa de desemprego

  • de acordo com a teoria clássica, a determinação da renda é focada na oferta, pois é ela quem gera a demanda. Para os teóricos clássicos, o produto é gerado a partir do capital, trabalho e tecnologia. Nesse modelo, preços e salários são flexíveis, mas a quantidade ofertada é sempre fixa. Essa é a principal característica que os difere da teoria keynesiana. Além disso, para eles não há desemprego involuntário, mas sim voluntário ou friccional, e no longo prazo a economia tem pleno emprego.
  • a teoria keynesiana tem foco na demanda, que seria independente da oferta. São as expectativas quanto à demanda agregada, ou seja, consumo e investimento, que geram decisões de produção. Os preços e salários são rígidos, mas a quantidade ofertada é flexível. De acordo com esse modelo, pode haver desemprego involuntário, pois o pleno emprego é apenas uma possibilidade. A economia, no curto prazo, quando está abaixo do pleno emprego, gera desemprego.
  • a síntese neoclássica, cujo maior expoente foi o economista John Hicks, a teoria keynesiana é apenas um caso especial do modelo clássico. A rigidez de preços e salário realmente impediriam o pleno emprego no curto prazo, mas a tendência é de pleno emprego no longo prazo.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly