7.1 Endividamento Público Flashcards
Em Matéria de Economia, quanto ao Endividamento Público,
Há duas formas principais de medir o déficit público, pelo método “acima da linha” e o método “abaixo da linha”.
1) O Método Acima da Linha é realizado pelo ____ (STN / BACEN) e se pauta ____ (pela variação da dívida / pelo confronto entre receitas e despesas).
2) O Método Abaixo da Linha é realizado pelo ____ (STN / BACEN) e se pauta ____ (pela variação da dívida / pelo confronto entre receitas e despesas).
1) Acima da Linha = STN = receitas vs despesas
2) Abaixo da Linha = BACEN = variação da dívida
Em Matéria de Economia, quanto ao Endividamento Público,
Relacione os conceitos de Déficit adiante com suas respectivas definições: (1) Primário, (2) Nominal, (3) Operacional
( ) É a diferença entre todas as despesas e receitas do governo, incluindo pagamento de juros sobre a dívida pública, sem ajustes pela inflação.
( ) Calcula o déficit excluindo o efeito da inflação sobre a dívida pública, mostrando o resultado fiscal considerando apenas o valor real dos juros pagos.
( ) É o saldo negativo entre receitas e despesas do governo, excluindo os pagamentos de juros da dívida. Indica o quanto o governo gasta ou economiza sem considerar o custo da dívida.
(2) É a diferença entre todas as despesas e receitas do governo, incluindo pagamento de juros sobre a dívida pública, sem ajustes pela inflação.
(3) Calcula o déficit excluindo o efeito da inflação sobre a dívida pública, mostrando o resultado fiscal considerando apenas o valor real dos juros pagos.
(1) É o saldo negativo entre receitas e despesas do governo, excluindo os pagamentos de juros da dívida. Indica o quanto o governo gasta ou economiza sem considerar o custo da dívida.
Em Matéria de Economia, quanto ao Endividamento Público,
A chamada Necessidade de Financiamento do Setor Público (NFSP) corresponde ao déficit ____ (primário / nominal / operacional)
Nominal
Pois é a diferença entre todas as receitas vs despesas.
Em Matéria de Economia, quanto ao Endividamento Público,
Relacione os conceitos de Dívida adiante com suas respectivas definições: (1) Flutuante, (2) Fundada, (3) Consolidada, (4) Mobiliária, (5) Consolidada Líquida
( ) Dívida pública representada por títulos emitidos pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.
( ) Compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos. Será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros.
( ) compreende os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; os serviços da dívida a pagar; os depósitos e os débitos de tesouraria.
( ) dívida pública consolidada deduzidas as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e os demais haveres financeiros
( ) montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras, inclusive as decorrentes de emissão de títulos, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a 12 (doze) meses, dos precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos, e das operações de crédito, que, embora de prazo inferior a 12 (doze) meses, tenham constado como receitas no orçamento.
(4) Dívida pública representada por títulos emitidos pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios.
(2) Compreende os compromissos de exigibilidade superior a doze meses, contraídos para atender a desequilíbrio orçamentário ou a financeiro de obras e serviços públicos. Será escriturada com individuação e especificações que permitam verificar, a qualquer momento, a posição dos empréstimos, bem como os respectivos serviços de amortização e juros.
(1) compreende os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida; os serviços da dívida a pagar; os depósitos e os débitos de tesouraria.
(5) dívida pública consolidada deduzidas as disponibilidades de caixa, as aplicações financeiras e os demais haveres financeiros
(3) montante total, apurado sem duplicidade, das obrigações financeiras, inclusive as decorrentes de emissão de títulos, do Estado, do Distrito Federal ou do Município, assumidas em virtude de leis, contratos, convênios ou tratados e da realização de operações de crédito para amortização em prazo superior a 12 (doze) meses, dos precatórios judiciais emitidos a partir de 5 de maio de 2000 e não pagos durante a execução do orçamento em que houverem sido incluídos, e das operações de crédito, que, embora de prazo inferior a 12 (doze) meses, tenham constado como receitas no orçamento.
Em Matéria de Economia, quanto ao Endividamento Público,
O que é Dominância Fiscal?
Domiância Fiscal é quando a política fiscal se torna tão exagerada - no sentido de que há um desequilíbrio tão grande entre as despesas e receitas do Governo - que isto atrapalha a condução da política monetária e o Banco Central não consegue mais estabilizar os preços da economia, pois está constantemente aumentando a base monetária para financiar os sucessivos déficits públicos.
Neste cenário, o descontrole das contas públicas atrapalha a condução da política monetária, que se vê incapaz de controlar a alta dos preços pois tem de se focar majoritariamente em financiar os contínuos déficits fiscais.