7 Política monetária Flashcards
1
Q
7 Política monetária
- política monetária:
A
7 Política monetária
- política monetária: ações do banco central que visam afetar o custo do dinheiro: taxas de juros, e a quantidade de dinheiro: condições de liquidez, na economia. o principal instrumento de política monetária é a taxa selic, decidida pelo comitê de política monetária copom. o objetivo da política monetária do banco central é manter a inflação sob controle, ao redor da meta para inflação, garantir a estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda. manter a taxa de inflação baixa, estável e previsível é a melhor contribuição que a política monetária do banco central pode fazer para o crescimento econômico.
2
Q
7 Política monetária
- regras e discricionariedade:
A
7 Política monetária
- regras e discricionariedade: 1: política discricionária: conjunto de medidas econômicas tomadas após expectativas por parte dos investidores e da população que vão além das regras, o banco central tem maior liberdade para conduzir suas ações, sem depender de regras previstas anteriormente. ponto positivo da política discricionária é que o banco central tem uma maior mobilidade para lidar com a política monetária. 2. política sob comprometimento: pautada em regras e condições previstas anteriormente às expectativas dos investidores e da população. não é influenciada pelas expectativas, atua sob condições pré-determinadas, segue regras e metas mais estáveis, fazendo parte do regime de câmbio fixo e metas de inflação. diferentes abordagens: política discricionária aumenta mais rapidamente a taxa de juros no cenário de pressões inflacionárias intensas. na política sob comprometimento, a economia consegue se manter a longo prazo com juros básicos baixos, durante uma maior quantidade de tempo na inflação. uma abordagem mista pode envolver a definição de metas de longo prazo, ancoradas em regras claras, enquanto permite uma certa margem de manobra para ajustes discricionários, diante de choques inesperados, mantendo a estabilidade econômica.
3
Q
7 Política monetária
- modelos de credibilidade:
A
7 Política monetária
- modelos de credibilidade: os efeitos de curto prazo da política monetária podem ser influenciados pelo grau em que os anúncios de novas políticas são considerados credíveis. quando uma política anti-inflacionária é anunciada pelo banco central: 1. ausência de credibilidade: aos olhos do público, as expectativas inflacionárias não cairão, efeito de curto prazo do anúncio da política anti-inflacionária sustentada, será de inflação um pouco menor e desemprego mais alto. 2. Há credibilidade: as expectativas inflacionárias cairão proporcionalmente à intenção da política anunciada, a inflação cairá mais rapidamente e menor será o desemprego. abordagem: consenso muito forte entre os economistas de que um banco central independente pode executar uma política monetária mais credível, tornando as expectativas do mercado mais receptivas aos sinais do banco central.
4
Q
7 Política monetária
- objetivo da política monetária:
A
7 Política monetária
- objetivo da política monetária: 1. abordagem keynesiana: regulação do nível de emprego, a política monetária influencia o nível de atividade e renda da economia, no curto prazo. a política monetária expansionista é utilizada para aumentar a demanda agregada em momento de pouca atividade, e a política monetária restritiva utilizada para diminuir o consumo, reduzindo pressões inflacionárias.
2. abordagem monetarista: estabilidade do nível de preços, a política monetária deve garantir que a quantidade de meios de pagamento seja suficiente para atender ao volume de transações do mercado real. o banco central adota, em sua missão, a ótica monetarista, ao perseguir a estabilidade do poder de compra da moeda.
5
Q
7 Política monetária
- política monetária convencional:
A
7 Política monetária
- política monetária convencional: instrumentos da política monetária à disposição do banco central:
1. operações de mercado aberto, open market, compra e venda de títulos financeiros do governo.
2. mudança na taxa de redesconto, variações na taxa de juros de empréstimos concedidos pelo banco central aos bancos comerciais. 3. mudanças nos coeficientes de encaixe compulsório, a que os bancos comerciais estão sujeitos com relação a seus depósitos à vista.
6
Q
7 Política monetária
- operações de mercado aberto, open market:
A
7 Política monetária
- operações de mercado aberto, open market: banco central intervém como comprador no mercado de títulos financeiros. banco comercial, pessoas, têm títulos e desejam negociá-los. essa transação determina o aumento: na compra, diminuição: na venda, nas reservas do sistema bancário, tornando possível a expansão dos meios de pagamento do país. abordagem: o banco central compra títulos quando deseja expandir os meios de pagamento, e vende títulos quando a meta é contrair o estoque monetário. a compra do banco central no mercado aberto determina os efeitos: expansão nos meios de pagamento, surgem fundos adicionais para empréstimos nos bancos comerciais, crédito, há redução da taxa de juros.
7
Q
7 Política monetária
- mudança na taxa de redesconto:
A
7 Política monetária
- mudança na taxa de redesconto: taxa de juros sobre os empréstimos concedidos pelo banco central. o redesconto é uma linha de crédito a qual os bancos podem recorrer caso precisem de dinheiro. a taxa de redesconto é os juros que os bancos devem pagar ao banco central caso tomem emprestado algum valor. reduzir a taxa de redesconto é uma política monetária expansionista, mais dispostos os bancos ficam a emprestar ao público, expandindo os meios de pagamento. No entanto, é uma política monetária pouco eficiente.
8
Q
7 Política monetária
- mudanças nos coeficientes de encaixe compulsório:
A
7 Política monetária
- mudanças nos coeficientes de encaixe compulsório: quanto maior for a porcentagem do compulsório, menor será a oferta monetária, pois os bancos terão menos dinheiro disponível para emprestar. essa política monetária se torna eficiente quando o objetivo é restringir a oferta monetária,
- política monetária expansionista: aumento de oferta monetária pelo banco central. reta LM para a direita. o aumento do volume de moeda trará como consequência a queda da taxa de juros. instrumentos da política monetária expansionista: 1. compra dos títulos públicos, nas operações de open market.
2. redução da taxa de redesconto. 3. redução do compulsório.
9
Q
7 Política monetária
- política monetária contracionista:
A
7 Política monetária
- política monetária contracionista: redução da oferta monetária pelo banco central. reta LM para a esquerda. a redução do volume de moeda trará como consequência o aumento da taxa de juros. instrumentos da política monetária restritiva: 1. vendas dos títulos públicos, nas operações de open market. 2. aumento da taxa de redesconto. 3. aumento do compulsório.
10
Q
7 Política monetária
- política monetária não convencional pmnc:
A
7 Política monetária
- política monetária não convencional pmnc: não envolvem as operações compromissadas em mercado aberto, é usada em momento de crise. instrumentos da política monetária não convencional:
1. política de sinalização: controlar as expectativas do mercado, por meio de compromissos e anúncios públicos do banco central. ao controlar as expectativas futuras da economia, é chamada de: orientação para frente, forward guidance. depende da confiança dos agentes econômicos: famílias e empresas, têm na autoridade. o banco central é capaz de reduzir a taxa de juros de longo prazo, reduzindo a percepção de riscos. 2. política de crédito: banco central concede empréstimos diretamente para instituições bancárias: canal estrito, não bancárias: canal amplo, afetando de forma mais direta as taxas de juros. promove empréstimos diretamente aos bancos públicos: caixa, banco do brasil, bndes, atuação direta sobre as taxas de juros de longo prazo. 3. política de quase débito: banco central adquire títulos públicos: 1. de forma definitiva, promove a elevação da base monetária, flexibilização quantitativa, quantitative easing, afrouxamento quantitativo. 2. troca títulos de longo prazo por títulos de curto prazo, flexibilização de metas, não ocorre expansão da base monetária.
11
Q
7 Política monetária
- regime de metas para a inflação:
A
7 Política monetária
- regime de metas para a inflação: o brasil adota o regime de metas para a inflação, o banco central atua para que a inflação efetiva esteja em linha com a meta pré-estabelecida. a meta para a inflação é anunciada publicamente e funciona como uma âncora para as expectativas dos agentes sobre a inflação futura, permitindo que desvios da inflação em relação à meta sejam corrigidos ao longo do tempo. é definida pelo conselho monetário nacional cmn e cabe ao banco central adotar as medidas necessárias para alcançá-la. a meta se refere à inflação acumulada em doze meses. O CMN também define um intervalo de tolerância ao redor da meta. a meta é considerada descumprida quando a inflação fica fora do intervalo de tolerância. a meta se refere à inflação do ano-calendário, se a inflação do ano se situar fora do intervalo de tolerância, o presidente do banco tem de divulgar publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro da fazenda. o índice de preços utilizado é o índice nacional de preços ao consumidor amplo ipca, calculado pelo instituto brasileiro de geografia e estatística ibge.
12
Q
7 Política monetária
- meta contínua 2025:
A
7 Política monetária
- meta contínua 2025: a partir de janeiro de 2025, em linha com a experiência internacional, a meta se refere à inflação acumulada em doze meses, apurada mês a mês, conhecida por meta contínua. em janeiro de 2025, a inflação acumulada em doze meses é comparada com a meta e seu intervalo de tolerância. em fevereiro seguinte, o mesmo procedimento, e assim por diante. a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrito ao mês de dezembro de cada ano.
13
Q
7 Política monetária
- descumprimento da meta de inflação:
A
7 Política monetária
- descumprimento da meta de inflação: inflação ficar fora do intervalo de tolerância por seis meses consecutivos. no caso de descumprimento da meta, o banco central tem de divulgar publicamente as razões do descumprimento por meio de nota no relatório de política monetária e carta aberta ao ministro da fazenda. na nota e carta, deve trazer a descrição detalhada das causas do descumprimento, as medidas necessárias para assegurar o retorno da inflação aos limites estabelecidos e o prazo esperado para que as medidas produzam efeito.
14
Q
7 Política monetária
- meta para a inflação 2025:
A
7 Política monetária
- meta para a inflação 2025: o conselho monetário nacional cmn, definiu que a meta para a inflação, em janeiro de 2025, é 3%, mesmo valor vigente para 2024. o intervalo de tolerância estabelecido permaneceu o mesmo: mais ou menos 1,5 ponto percentual em relação à meta, isto é, de 1,5% a 4,50%. eventual alteração da meta ou do seu intervalo de tolerância tem de ser anunciada com uma antecedência mínima de 36 meses. isso garante previsibilidade aos agentes econômicos, melhorando a capacidade de planejamento das famílias, empresas e governo, e evita sobressaltos na condução da política monetária pelo banco central.
15
Q
7 Política monetária
- relatório de inflação ri:
A
7 Política monetária
- relatório de inflação ri: passa a ser denominado relatório de política monetária rpm, em 2025, seguindo tendência global e compatibilizando-o com o conteúdo que já abrange temas além puramente da inflação. o relatório de política monetária terá a mesma periodicidade trimestral do relatório de inflação.