6 Oferta e demanda Flashcards

1
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A oferta e a demanda são dois os fatores mais importantes da economia, pois ______. Quando um item é comercializado, sempre existem dois agentes econômicos envolvidos: ______.

  • a oferta diz respeito ao ______. assim, dizer que há ______.
  • a demanda, por sua vez, _______.
  • sempre que você vai ao supermercado, há uma oferta, de água, e uma demanda, a sua sede. E aí justamente essa diferença entre os sedentos e as garrafas de água, ou melhor, entre a demanda e a oferta, que possibilitou a identificação da famosa _____.
  • essa relação é muito mais antiga que a sua teorização, visto que ela é a força-motriz do próprio comércio e da própria economia.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A oferta e a demanda são dois os fatores mais importantes da economia, pois identificam os elementos existentes dentro de uma relação de consumo. Quando um item é comercializado, sempre existem dois agentes econômicos envolvidos: um que compra e o outro que vende, e que são, respectivamente, o demandante e ofertante.

  • a oferta diz respeito ao produto que está sendo comercializado e a quantidade disponível para aquisição. assim, dizer que há baixa oferta de um bem no mercado é o mesmo que dizer que ele é oferecido em um montante pequeno e restrito.
  • a demanda, por sua vez, relaciona a necessidade que aquele produto sacia e a quantidade de pessoas dispostas a pagar por ele.
  • sempre que você vai ao supermercado, há uma oferta, de água, e uma demanda, a sua sede. E aí justamente essa diferença entre os sedentos e as garrafas de água, ou melhor, entre a demanda e a oferta, que possibilitou a identificação da famosa “lei da oferta e da demanda”, ainda no século 18.
  • essa relação é muito mais antiga que a sua teorização, visto que ela é a** força-motriz do próprio comércio e da própria economia**.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

  • Adam Smith é considerado não apenas o mais importante teórico do liberalismo econômico, como também o ______ como uma ciência respeitada.
  • ainda nessa linha honrosa, Adam Smith é o responsável pela definição do termo: ______.
  • ao descrever a também reconhecida ______ que atuaria sobre o mercado econômico, o autor indica a seguinte relação:
    1. sempre que a ______.
    2. sempre que a ______.
  • a oferta, em geral, costuma ser influenciada não apenas pela quantidade de um insumo ou matéria-prima, mas também ______ - ou seja, ______.
  • a demanda é diretamente impactada pelo ______. Esse último é considerado um fator especial, pois o demandante está ______.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

  • Adam Smith é considerado não apenas o mais importante teórico do liberalismo econômico, como também o pai da economia moderna e um dos principais responsáveis pelo estabelecimento dos estudos econômicos como uma ciência respeitada.
  • ainda nessa linha honrosa, Adam Smith é o responsável pela definição do termo: a lei da oferta e da demanda que foi cunhada ainda em 1776, na obra A Riqueza das Nações.
  • ao descrever a também reconhecida “mão invisível” que atuaria sobre o mercado econômico, o autor indica a seguinte relação:
    1. sempre que a oferta de um bem no mercado excede a sua demanda (procura), o valor do item cai.
    2. sempre que a demanda de um bem no mercado excede sua oferta, o valor do item sobe.
  • a oferta, em geral, costuma ser influenciada não apenas pela quantidade de um insumo ou matéria-prima, mas também pelo capital, tempo e tecnologia empregadas na extração e transformação - ou seja, pelos chamados fatores de produção.
  • a demanda é diretamente impactada pelo próprio poder aquisitivo do demandante, as necessidades pessoais e gerais, as tendências sociais e, é claro, pelo preço dos produtos. Esse último é considerado um fator especial, pois o demandante está constantemente ponderando se o custo de um produto equivale aos benefícios que ele oferece.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

  • a oferta possui sempre _______ /
  • a demanda possui sempre _____ \
  • p ponto de intersecção entre as duas curvas é o _______.
  • o equilíbrio ocorre quando ______.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

  • a oferta possui sempre inclinação positiva: /
  • a demanda possui sempre inclinação negativa:\
  • p ponto de intersecção entre as duas curvas é o ponto de equilíbrio, que é onde a oferta e a demanda se tornam equivalentes no mercado.
  • o equilíbrio ocorre quando o preço de mercado é o que faz as empresas ofertarem exatamente o suficiente para atender a demanda de seus produtos.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Uma curva de indiferença é o gráfico de uma função que mostra as ______. Ou seja, ele ______.

  • as curvas de indiferença ______ \
  • o que indica que ______.
  • se a renda do consumidor diminuir, _____.
  • a restrição orçamentária é que ______.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Uma curva de indiferença é o gráfico de uma função que mostra as combinações de bens em que o consumidor é indiferente entre qualquer uma delas. Ou seja, ele não tem preferência entre uma combinação ou outra, já que cada uma providência o mesmo nível de utilidade e satisfação.

  • as curvas de indiferença jamais se interceptam e tem inclinação negativa \
  • o que indica que sempre que o consumidor abre mão de um bem x é necessária um compensação em certa quantidade de um bem y para que a utilidade continue a mesma.
  • se a renda do consumidor diminuir, sua curva diminui.
  • a restrição orçamentária é que define sua curva de indiferença.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A restrição orçamentária é o ______. Esse conceito aplica-se às finanças pessoais, corporativas e, também, públicas.
- é um conceito simples e bastante intuitivo: _____.
- na restrição orçamentária, a limitação não ocorre simplesmente porque o custo daquela aquisição é incompatível com a receita total. Ela ______.
- nem sempre a restrição orçamentária se manifesta em uma limitação a uma aquisição de alto valor. se ______.
- existe uma frase simples da teoria do consumidor que resume a maneira como se lida com a restrição orçamentária: _____.
- o consumidor avalia sua restrição orçamentária e, ______. Pode haver outras opções que ele gostaria mais fora desse leque, mas elas ficam fora do processo de escolha. A ______.
- mesmo que o governo tenha recursos suficientes para, na teoria, ser capaz de pagar por uma determinada aquisição de bens e serviços, ou para custear políticas e projetos públicos, ele ainda ______. É importante lembrar que o governo não tem liberdade total para definir como usará os recursos públicos, pois precisa obedecer à lei.
- um exemplo disso é o _____. Assim, mesmo havendo mais recursos disponíveis, esse _____.
- muitos especialistas criticam o teto, criado por uma emenda constitucional aprovada durante o governo de Michel Temer, afirmando que ele impede a realização de investimentos necessários para estimular o desenvolvimento socioeconômico no país.

A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A restrição orçamentária é o limite que se encontra para a aquisição de bens e serviços, dado um certo orçamento. Esse conceito aplica-se às finanças pessoais, corporativas e, também, públicas.
- é um conceito simples e bastante intuitivo: todo orçamento tem um limite, e esse limite restringe as possibilidades para adquirir bens e serviços.
- na restrição orçamentária, a limitação não ocorre simplesmente porque o custo daquela aquisição é incompatível com a receita total. Ela ocorre porque o custo é incompatível com a receita disponível, considerando que a pessoa ou empresa ou governo já tem várias outras despesas que não podem ser ignoradas.
- nem sempre a restrição orçamentária se manifesta em uma limitação a uma aquisição de alto valor. se já existem muitas despesas “ocupando” o orçamento, mesmo uma aquisição de valor baixo pode está sujeita à restrição.
- existe uma frase simples da teoria do consumidor que resume a maneira como se lida com a restrição orçamentária: o consumidor escolhe a melhor cesta de bens e serviços que ele pode adquirir.
- o consumidor avalia sua restrição orçamentária e, dentro do leque de bens e serviços que são compatíveis com essa restrição, ele escolhe aqueles que atendem melhor suas preferências. Pode haver outras opções que ele gostaria mais fora desse leque, mas elas ficam fora do processo de escolha. A restrição orçamentária prevalece sobre a preferência.
- mesmo que o governo tenha recursos suficientes para, na teoria, ser capaz de pagar por uma determinada aquisição de bens e serviços, ou para custear políticas e projetos públicos, ele ainda pode enfrentar uma limitação imposta por meio da legislação. É importante lembrar que o governo não tem liberdade total para definir como usará os recursos públicos, pois precisa obedecer à lei.
- um exemplo disso é o teto de gasto, que limita os gastos com despesas obrigatórias e discricionárias a um certo valor máximo. Assim, mesmo havendo mais recursos disponíveis, esse teto impõe uma restrição orçamentária.
- muitos especialistas criticam o teto, criado por uma emenda constitucional aprovada durante o governo de Michel Temer, afirmando que ele impede a realização de investimentos necessários para estimular o desenvolvimento socioeconômico no país.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

O equilíbrio do consumidor se dá quando a _______ \ .

  • sabemos que o consumidor escolhe o melhor, _____.
  • o equilíbrio do consumidor se refere à situação em que ele _____.
  • no ponto ótimo, ponto P, a _____. O consumidor ______.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

O equilíbrio do consumidor se dá quando a inclinação da reta de restrição orçamentária é exatamente igual à da curva de indiferença \ .

  • sabemos que o consumidor escolhe o melhor, tendo em vista suas preferências, respeitando seu conjunto orçamentário, restrição orçamentária.
  • o equilíbrio do consumidor se refere à situação em que ele faz a escolha ótima da cesta de mercadorias, dada sua restrição orçamentária.
  • no ponto ótimo, ponto P, a inclinação da reta de restrição orçamentária coincide com a inclinação da curva de indiferença. O consumidor prefere a cesta de consumo que fornece mais utilidade, respeitando a restrição de orçamento que possui.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Em microeconomia, a curva de demanda diz que, _____. O efeito renda é um desdobramento desse conceito,
_____.

  • quando o seu ______.
  • quando o seu _____.
  • essas alterações podem ser geradas por:
    _____.
  • o efeito renda e o efeito substituição também se aplicam para variações relativas entre produtos e serviços, impactando nas escolhas do consumidor. Assim, _____.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Em microeconomia, a curva de demanda diz que, para cada nível de preço, existe uma determinada demanda. O efeito renda é um desdobramento desse conceito, mostrando o impacto no consumo quando surgem alterações no poder de compra de um indivíduo.

  • quando o seu poder de compra aumenta, ele tende a consumir mais bens e serviços.
  • quando o seu poder de compra diminui, ele não só tende a consumir menos bens e serviços como também a optar por bens substitutos, causando o chamado “efeito substituição”.
  • essas alterações podem ser geradas por:
    aumento de salários, aumento dos preços - inflação, redução dos preços - deflação, mudanças nas taxas de câmbio.
  • o efeito renda e o efeito substituição também se aplicam para variações relativas entre produtos e serviços, impactando nas escolhas do consumidor. Assim, ambos funcionam em conjunto, dadas as preferências individuais.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Os bens comercializados pertencem a um dos dois grupos abaixo:

  1. bens comuns
    são os _____.
    para essa categoria, ______, nos informando que uma redução no preço relativo de um bem comum:
    - efeito renda: ______.
    - efeito substituição: ______.
  2. bens inferiores
    São os _____.
    nesse tipo de bem, o _____, nos informando que um aumento no preço relativo de um bem comum:
    - efeito renda: _____.
    - efeito substituição: _____.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

Os bens comercializados pertencem a um dos dois grupos abaixo:

  1. bens comuns
    são os bens cuja demanda aumenta quando a renda real aumenta.
    para essa categoria, o efeito renda e o efeito substituição movem na mesma direção - correlação positiva, nos informando que uma redução no preço relativo de um bem comum:
    - efeito renda: aumenta a demanda do bem comum pelo consumidor, visto que o seu poder de compra aumentou.
    - efeito substituição: aumenta a demanda pelo bem comum, visto que ele se tornou mais barato em relação aos seus substitutos.
  2. bens inferiores
    São os bens cuja demanda aumenta quando a renda real diminui.
    nesse tipo de bem, o efeito renda e o efeito substituição se movem em direções contrárias - correlação negativa, nos informando que um aumento no preço relativo de um bem comum:
    - efeito renda: aumenta a demanda do bem inferior pelo consumidor, visto que o seu poder de compra diminuiu.
    - efeito substituição: diminui a demanda pelo bem comum, visto que o consumidor optará por outros produtos de qualidade inferior.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

a diferença entre efeito renda direto e indireto:
- o efeito direto é quando o ______.
- o efeito indireto, por sua vez, é quando o _____.

relação entre desigualdade e efeito renda:
considerando o valor por hora trabalhada.
- efeito substituição: cada hora de lazer adicional se torna mais cara para as pessoas de maior renda. Portanto, _____.
- efeito renda: tendo a suas necessidades atendidas, uma pessoa ______.
- a conclusão é que _____.

A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

a diferença entre efeito renda direto e indireto:
- o efeito direto é quando o consumidor muda o seu padrão de consumo em função de uma alteração na sua renda.
- o efeito indireto, por sua vez, é quando o consumidor toma decisões em função de fatos não relacionados com a sua renda.

relação entre desigualdade e efeito renda:
considerando o valor por hora trabalhada.
- efeito substituição: cada hora de lazer adicional se torna mais cara para as pessoas de maior renda. Portanto, quem ganha mais tende a trabalhar mais.
- efeito renda: tendo a suas necessidades atendidas, uma pessoa optará por mais lazer, abrindo mão de horas adicionais de trabalho.
- a conclusão é que a desigualdade só tende a aumentar, dada a relação custo-benefício para cada grupo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A curva de demanda agregada, ou curva DA, é um gráfico de linha no formato de uma curva que representa a maneira como a demanda agregada muda, de acordo com a renda real e o nível de preço. A curva de demanda agregada pode ser ascendente ou descendente.

  • é preciso lembrar que demanda agregada é a demanda combinada por todos os bens e serviços em uma economia.
  • a curva de DA é um gráfico de linha no formato de curva. Seus eixos representam os dois fatores que influenciam o aumento ou diminuição da demanda agregada na economia; o eixo vertical indica o nível de preço e o eixo horizontal indica a renda real. É importante destacar que essa renda real está associada ao PIB do país.
  • a curva DA pode apresentar dois comportamentos: ascendente ou descendente. Quando a curva é ascendente, ela indica uma relação diretamente proporcional entre preço e renda. Por outro lado, quando a curva é descendente, indica uma relação inversamente proporcional entre esses dois fatores.
  • em uma curva DA ascendente, quanto maior a renda real, maior também o nível de preços.
  • em uma curva descendente, quanto maior a renda real, menor o nível de preços.
  • se a curva de demanda agregada é ascendente, sabemos que nível de preços e renda caminham juntos. Não existe muito segredo em relação a isso: quanto mais renda disponível, maior o consumo, ou seja, maior a demanda. Naturalmente, se a demanda aumenta, a tendência é que os preços subam.
  • se a curva de demanda agregada é descendente, sabemos que nível de preços e renda caminham em direções opostas. Existem três explicações possíveis:
    1. se a disponibilidade de moeda na economia permanece constante e o nível de preços sobe, o poder de compra cai e as pessoas consomem menos.
    2. conforme os preços aumentam, famílias e empresas precisam de mais dinheiro. Porém, a disponibilidade de moeda na economia continua a mesma. Então, existe um desequilíbrio da oferta e demanda por dinheiro. O resultado é que as taxas de juros (que são, basicamente, o preço do dinheiro) aumentam.
    3. com os preços nacionais aumentando, os produtos importados parecem mais atrativos, e o volume de importação cresce. Ao mesmo tempo, justamente por causa dos preços mais altos, o volume de exportação diminui. Como resultado, a balança comercial cai.
  • acontece que a balança comercial é um dos elementos que compõem a renda real, o PIB. Resumindo, se os preços aumentam, o PIB diminui, relação inversamente proporcional que leva a uma curva DA decrescente.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A curva de demanda agregada, ou curva DA, é um gráfico de linha no formato de uma curva que representa a maneira como a demanda agregada muda, de acordo com a renda real e o nível de preço. A curva de demanda agregada pode ser ascendente ou descendente.

  • é preciso lembrar que demanda agregada é a demanda combinada por todos os bens e serviços em uma economia.
  • a curva de DA é um gráfico de linha no formato de curva. Seus eixos representam os dois fatores que influenciam o aumento ou diminuição da demanda agregada na economia; o eixo vertical indica o nível de preço e o eixo horizontal indica a renda real. É importante destacar que essa renda real está associada ao PIB do país.
  • a curva DA pode apresentar dois comportamentos: ascendente ou descendente. Quando a curva é ascendente, ela indica uma relação diretamente proporcional entre preço e renda. Por outro lado, quando a curva é descendente, indica uma relação inversamente proporcional entre esses dois fatores.
  • em uma curva DA ascendente, quanto maior a renda real, maior também o nível de preços.
  • em uma curva descendente, quanto maior a renda real, menor o nível de preços.
  • se a curva de demanda agregada é ascendente, sabemos que nível de preços e renda caminham juntos. Não existe muito segredo em relação a isso: quanto mais renda disponível, maior o consumo, ou seja, maior a demanda. Naturalmente, se a demanda aumenta, a tendência é que os preços subam.
  • se a curva de demanda agregada é descendente, sabemos que nível de preços e renda caminham em direções opostas. Existem três explicações possíveis:
    1. se a disponibilidade de moeda na economia permanece constante e o nível de preços sobe, o poder de compra cai e as pessoas consomem menos.
    2. conforme os preços aumentam, famílias e empresas precisam de mais dinheiro. Porém, a disponibilidade de moeda na economia continua a mesma. Então, existe um desequilíbrio da oferta e demanda por dinheiro. O resultado é que as taxas de juros (que são, basicamente, o preço do dinheiro) aumentam.
    3. com os preços nacionais aumentando, os produtos importados parecem mais atrativos, e o volume de importação cresce. Ao mesmo tempo, justamente por causa dos preços mais altos, o volume de exportação diminui. Como resultado, a balança comercial cai.
  • acontece que a balança comercial é um dos elementos que compõem a renda real, o PIB. Resumindo, se os preços aumentam, o PIB diminui, relação inversamente proporcional que leva a uma curva DA decrescente.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A elasticidade é o termo utilizado para descrever ______.
Quando uma variável é descrita como ______.
- por outro lado, variáveis _____. Quando A muda, B continua a mesma.
- o que define se um fator é elástico ou inelástico são as suas ______.
- exemplo de como a elasticidade ocorre é o caso da oferta, da demanda e dos preços. Em geral, quando apenas a oferta de um produto aumenta, os preços caem - logo, A interfere em B. Assim como quando apenas a demanda aumenta, os preços sobem - repetindo a sensibilidade anterior.
- os estudos de elasticidade na Economia costumam girar em torno dos preços, sempre comparando-o com outras variáveis.

a elasticidade é medida através do grau de perturbação percentual. Para isso, é utilizada a seguinte fórmula:

elasticidade = _____

  • se o resultado for _____.
  • se o resultado for _____.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

A elasticidade é o termo utilizado para descrever a relação entre duas variáveis, que chamaremos aqui de fator A e fator B.
Quando uma variável é descrita como “elástica”, isso significa que ela é mais sensível a alterações em uma outra. Desse modo, uma perturbação em A é suficiente para também alterar B. Ou seja, quando A muda, B também muda: elas estão interligadas.
- por outro lado, variáveis “inelásticas” têm uma sensibilidade menor, de modo que não estão sujeitas aos efeitos correlatos de outras. Quando A muda, B continua a mesma.
- o que define se um fator é elástico ou inelástico são as suas variações percentuais, que buscam comprovar “ação” e “reação”.
- exemplo de como a elasticidade ocorre é o caso da oferta, da demanda e dos preços. Em geral, quando apenas a oferta de um produto aumenta, os preços caem - logo, A interfere em B. Assim como quando apenas a demanda aumenta, os preços sobem - repetindo a sensibilidade anterior.
- os estudos de elasticidade na Economia costumam girar em torno dos preços, sempre comparando-o com outras variáveis.

a elasticidade é medida através do grau de perturbação percentual. Para isso, é utilizada a seguinte fórmula:

elasticidade = variação percentual do fator A / variação percentual de B

  • se o resultado for superior a 1%, tem-se uma relação de elasticidade.
  • se o resultado for inferior a 1%, a relação demonstra que o fator é inelástico.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Da microeconomia
Da oferta e demanda

praticamente qualquer fator pode ser relacionado a outro para os fins de estudo da elasticidade. Ainda assim, existem algumas modalidades já muito conhecidas e observadas no universo financeiro. São elas:

  1. elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros: ____.
  2. elasticidade das exportações em relação à taxa de câmbio: mudança na taxa de câmbio de acordo a mudança no volume de exportações.
  3. elasticidade do preço em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no preço do produto.
  4. elasticidade da renda em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no nível de renda do comprador.
  5. elasticidade do preço em relação à demanda cruzada: mudança no volume da demanda de um produto de acordo com a mudança no preço de outro produto.
  6. elasticidade do preço em relação à oferta: mudança no volume da oferta de acordo com a mudança no preço do produto.
A

Da microeconomia
Da oferta e demanda

praticamente qualquer fator pode ser relacionado a outro para os fins de estudo da elasticidade. Ainda assim, existem algumas modalidades já muito conhecidas e observadas no universo financeiro. São elas:

  1. elasticidade da demanda de moeda em relação à taxa de juros: mudança na taxa de juros de acordo com a mudança no volume de demanda da moeda.
  2. elasticidade das exportações em relação à taxa de câmbio: mudança na taxa de câmbio de acordo a mudança no volume de exportações.
  3. elasticidade do preço em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no preço do produto.
  4. elasticidade da renda em relação à demanda: mudança no volume da demanda de acordo com a mudança no nível de renda do comprador.
  5. elasticidade do preço em relação à demanda cruzada: mudança no volume da demanda de um produto de acordo com a mudança no preço de outro produto.
  6. elasticidade do preço em relação à oferta: mudança no volume da oferta de acordo com a mudança no preço do produto.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly