5 Estrutura de mercado Flashcards

1
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

A microeconomia visa identificar como consumidores e produtores agem individualmente para se compreender os impactos de suas ações no funcionamento de um sistema econômico.

  • ela se desenvolveu a partir dos trabalhos de Adam Smith e David Ricardo, além de outros economistas importantes dos séculos 18 e 19.
  • a microeconomia tem como base os seguintes conceitos:
    os agentes tomam decisões racionais.
    visando o benefício econômico próprio.
    em um ambiente onde os recursos são escassos.
  • a microeconomia mostra como a liberdade para se estipular preços coordena as atividades tanto de produtores como de consumidores.
  • assim, é possível estudar a demanda, inerente aos desejos e necessidades de consumo, e a oferta, que representa bens e serviços oferecidos pelos empresários.
  • as interações entre essas duas forças (oferta e demanda) é que determinam a dinâmica de um mercado, permitindo analisar os seus efeitos sobre os preços em condições que incluem desde o monopólio até a concorrência perfeita.
  • o objetivo é alcançar o “ótimo econômico” onde:
    1. produtores, maximizam o lucro, dado os recursos que possuem.
    2. consumidores, maximizam a sua satisfação, dada a renda disponível.
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

É o que prega o sistema econômico liberal. Havendo liberdade para se estipular preços, ambos o equilíbrio e a eficiência se manifestam automaticamente, trazendo melhores resultados para a sociedade quando consideradas as seguintes premissas:
1. ausência de assimetria de informações.
2. mercados pulverizados, muitos vendedores e compradores.
3. existência de bens similares.
4. relacionamentos relativamente estáticos, conceito de ceteris paribus, onde todas as demais variáveis permanecem constantes.

Longe de ser algo puramente teórico, a microeconomia tem aplicações bastante práticas. É por meio de modelos matemáticos, que reproduzem de forma mais fidedigna possível o que ocorre na economia, que se buscam soluções para:
regulação de setores econômicos, mercado financeiro, mecanismos de proteção à concorrência, sistema de saúde, comércio virtual, meio ambiente.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

Os estudos de microeconomia não possuem a ambição de trazer um resultado irrefutável. Sua finalidade é identificar tendências, ou o comportamento que seria esperado, quando indivíduos tomam determinadas decisões ou os fatores de produção se alteram. Dito isso, aborda-se a perspectiva de cada um dos agentes por meio de teorias:

  1. teoria do consumidor
    quais as suas preferências e como ele decide, inclusive em termos de custo de oportunidade; ou seja, o que ele desiste de obter ao tomar determinada decisão.
  2. teoria da empresa
    qual o arranjo que ela deve ter, em termos de terra, tecnologia, capital e trabalho, dada a demanda a ser atendida.
  3. teoria da produção
    a produção é o processo onde os insumos são transformados em bens finais. Assim, avalia-se qual a melhor combinação de recursos, e meios de industrialização, para se chegar ao menor custo e, portanto, à maior lucratividade.
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

  • por representarem uma simplificação da realidade, os modelos desenvolvidos pelos economistas não acomodam determinadas situações que acontecem no ambiente econômico.
  • uma das principais limitações é o fato de muitos deles ignorarem que a racionalidade individual não é necessariamente aquela que maximiza o resultado, monetariamente falando.
  • ela pode estar relacionada a fatores culturais, o que implica em entender o contexto dinâmico em que um grupo está inserido. Nesse sentido, a psicologia econômica passou a ganhar cada vez mais importância, inclusive dando à Richard Thaler o Prêmio Nobel de Economia de 2017.
  • dado que muitos fatores do comportamento humano ainda serão moldados por tendências que os economistas hoje pouco compreendem, a microeconomia já contempla o escopo no que o Estado pode efetivamente fazer bem-feito, minimizando qual o tamanho que ele deveria ter, mais ou menos intervencionista.
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

O custo de oportunidade é o termo usado para designar a diferença entre os benefícios colhidos da escolha de um item em comparação à escolha de um outro.

  • para entendermos o custo de oportunidade, saibamos que sempre abrimos mão de A quando escolhemos B.
  • ao abrir mão de A, estamos também abrindo mão dos benefícios que A oferece.
  • sempre que investimos em um produto financeiro, estamos abrindo mão de aplicar o dinheiro em um outro. É preciso, então, calcular se a nossa escolha é mesmo a melhor dentre todas as opções do mercado.
  • para calcular o custo de oportunidade, utiliza-se a seguinte fórmula:

custo de oportunidade da escolha de A = benefícios obtidos com a escolha de B + (custo de A - custo de B)

exemplo:
para calcular o custo de oportunidade dos brigadeiros A, ou seja, quanto se perde ao investir em pães de mel B, temos:
- você tem R$1000 para investir, custo de capital.
- com mil reais, você é capaz de produzir 1000 pães de mel ou 1000 brigadeiros.
- cada brigadeiro seria vendido a 2 reais a unidade, enquanto o pão de mel seria vendido a 3 reais a unidade.

  1. custo de oportunidade de A = faturamento dos pães de mel + (custo dos brigadeiros - custo dos pães de mel)
  2. custo de oportunidade de A = 1500 + (1000 - 1000) = 1500
  3. ou seja, ao se optar pelos pães de mel, se abre mão de 1500 reais dos brigadeiros.

x

1.custo de oportunidade de B = Faturamento dos brigadeiros + (custo dos pães de mel - custo dos brigadeiros)
2. custo de oportunidade de B = 2000 + (1000 - 1000) = 2000.

Assim, no comparativo, se perde mais quando se deixa de produzir pães de mel do que quando se deixa de produzir brigadeiros e essa deveria ser, portanto, a sua opção.

A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

  • existe um custo de oportunidade básico em finanças que sempre tem de ser levado em conta, trata-se do investimento na taxa básica de juros, a famosa taxa Selic.
  • se trata de um investimento que teoricamente é livre de risco, e que, portanto, seria o mínimo que você deveria receber de retorno por não utilizar o seu dinheiro hoje.
  • logo, qualquer outra aplicação, tem de ser superior ao investimento em Selic ou o CDI.
  • entre os investimentos também devemos ter em mente o custo de oportunidade já que temos diversas opções de aplicações. Aqui, se faz presente novamente a relação risco x retorno de cada investimento.
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Da microeconomia
Da estrutura de mercado

A curva de possibilidade de produção representa graficamente a capacidade que um país tem de produzir seus bens de consumo a partir do pleno emprego de todos os recursos disponíveis.

  • quando o país lança mão de todos os seus recursos disponíveis, tais como equipamentos, mão de obra, matéria-prima, tecnologia, terra e outros, acaba atingindo um nível máximo de produção. Esse nível máximo, quando desenhado num gráfico, é representado pela curva de possibilidade de produção.
  • a curva de possibilidade de produção é importante, pois mensura qual é o limite de recursos que o país possui para usufrui no geral.
  • de acordo com a demanda social, considerando consumo interno e importação, é possível determinar qual a produção máxima necessária e, da mesma forma, qual a necessidade máxima necessária.
A
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly