5 Mudanças na estrutura produtiva brasileira Flashcards
O conceito de _________ refere-se à configuração, organização e dinâmica dos setores econômicos de um país. O conceito engloba agropecuária, a indústria e os serviços/comércio e a forma como se relacionam, contribuindo para a produção e a distribuição de bens e serviços na economia. É basicamente como ___________. É como uma imagem da economia do país e como ela funciona.
O conceito de “estrutura produtiva” refere-se à configuração, organização e dinâmica dos setores econômicos de um país. O conceito engloba agropecuária, a indústria e os serviços/comércio e a forma como se relacionam, contribuindo para a produção e a distribuição de bens e serviços na economia. É basicamente como a economia de um país está organizada. É como uma imagem da economia do país e como ela funciona.
Além das privatizações, medidas que protegiam setores específicos da indústria nacional e as tarifas aduaneiras para as importações foram gradativamente reduzidas, refletindo as ideias neoliberais e a integração dos mercados globais vigente à época. Essas medidas permitiram a instalação de __________ e a entrada maciça de produtos estrangeiros, desde os produtos de elevada sofisticação, como automóveis e computadores, até produtos mais simples, como roupas e alimentos. Com a privatização de empresas estatais e a instalação de empresas multinacionais no território brasileiro, o parque industrial brasileiro se modernizou e houve __________, além de uma dispersão espacial das fábricas pelo território nacional para locais que até então possuíam baixo grau de industrialização.
Além das privatizações, medidas que protegiam setores específicos da indústria nacional e as tarifas aduaneiras para as importações foram gradativamente reduzidas, refletindo as ideias neoliberais e a integração dos mercados globais vigente à época. Essas medidas permitiram a instalação de empresas multinacionais e a entrada maciça de produtos estrangeiros, desde os produtos de elevada sofisticação, como automóveis e computadores, até produtos mais simples, como roupas e alimentos. Com a privatização de empresas estatais e a instalação de empresas multinacionais no território brasileiro, o parque industrial brasileiro se modernizou e houve uma diversificação de marcas, além de uma dispersão espacial das fábricas pelo território nacional para locais que até então possuíam baixo grau de industrialização.
Desse modo, a ____________ causou, na estrutura produtiva brasileira, o que muitos pensadores definem como ___________, um novo modelo de produção industrial com o intuito de melhorar a eficiência e a produtividade industrial. Seguindo a tendência internacional — embora relativamente atrasadas —, empresas brasileiras passaram a introduzir a robotização em massa em suas plantas indústrias e uma série de novas técnicas organizacionais, como a terceirização das atividades, a redução do tamanho das plantas, a redução de cargos de níveis hierárquicos, enfim novas formas de gestão do trabalho, racionalizadoras e poupadoras de mão de obra, a fim de atender às novas exigências de competitividade, buscando com premência estratégias industriais que permitissem o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de seus produtos para, assim, competir com os produtos importados e para garantir sua presença na nova configuração do mundo globalizado.
Desse modo, a abertura econômica causou, na estrutura produtiva brasileira, o que muitos pensadores definem como reestruturação produtiva, um novo modelo de produção industrial com o intuito de melhorar a eficiência e a produtividade industrial. Seguindo a tendência internacional — embora relativamente atrasadas —, empresas brasileiras passaram a introduzir a robotização em massa em suas plantas indústrias e uma série de novas técnicas organizacionais, como a terceirização das atividades, a redução do tamanho das plantas, a redução de cargos de níveis hierárquicos, enfim novas formas de gestão do trabalho, racionalizadoras e poupadoras de mão de obra, a fim de atender às novas exigências de competitividade, buscando com premência estratégias industriais que permitissem o aumento da produtividade e a melhoria da qualidade de seus produtos para, assim, competir com os produtos importados e para garantir sua presença na nova configuração do mundo globalizado.
A maioria dos economistas e sociólogos sustenta que o Brasil __________ em razão da abertura econômica, com as medidas neoliberais implementadas na década de 1990, e do chamado _________ (carga tributária elevada, infraestrutura deficitária, energia cara, burocracia excessiva, moeda desvalorizada, além de juros mais altos que os praticados em outros países), exportando menos mercadorias industrializadas e importando mais, devido à forte concorrência dos produtos exportados pela China e por outros países asiáticos de industrialização recente. Esses economistas e sociólogos afirmam, ainda, que houve uma reprimarização da economia, ou seja, ___________, com maior demanda internacional.
A maioria dos economistas e sociólogos sustenta que o Brasil perdeu competitividade em diversos setores industriais em razão da abertura econômica, com as medidas neoliberais implementadas na década de 1990, e do chamado custo Brasil (carga tributária elevada, infraestrutura deficitária, energia cara, burocracia excessiva, moeda desvalorizada, além de juros mais altos que os praticados em outros países), exportando menos mercadorias industrializadas e importando mais, devido à forte concorrência dos produtos exportados pela China e por outros países asiáticos de industrialização recente. Esses economistas e sociólogos afirmam, ainda, que houve uma reprimarização da economia, ou seja, as commodities voltaram a ganhar importância, com maior demanda internacional.
A abertura dos mercados globais facilitou a exportação dos produtos do agronegócio e minerais. O Brasil passou, então, a exportar uma ___________, sobretudo para países asiáticos, que se constituíram nos principais produtos de exportação: soja, petróleo, minério de ferro, açúcar, café, carnes, milho e celulose. O Brasil se tornou um __________, estando entre os maiores produtores agrícolas e exportadores de alimentos do mundo. O agronegócio responde por cerca de __________. Ou seja, se, por um lado, ocorreu a desindustrialização, por outro lado, houve intensa incorporação de tecnologias e processos industriais no setor agrícola, que redesenhou a economia no espaço nacional.
A abertura dos mercados globais facilitou a exportação dos produtos do agronegócio e minerais. O Brasil passou, então, a exportar uma grande quantidade de commodities, sobretudo para países asiáticos, que se constituíram nos principais produtos de exportação: soja, petróleo, minério de ferro, açúcar, café, carnes, milho e celulose. O Brasil se tornou um dos gigantes da agropecuária no mundo, estando entre os maiores produtores agrícolas e exportadores de alimentos do mundo. O agronegócio responde por cerca de 40% das exportações do país. Ou seja, se, por um lado, ocorreu a desindustrialização, por outro lado, houve intensa incorporação de tecnologias e processos industriais no setor agrícola, que redesenhou a economia no espaço nacional.
O crescimento da produção agropecuária também está fortemente relacionado com a incorporação de novas terras para os cultivos e para a pecuária, em direção a estados que, até então, não apresentavam uma produção econômica significativa. É o caso da região _________, que possui o __________. O Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país. A expansão agropecuária no Centro-Oeste impulsionou o crescimento populacional e a urbanização regional.
O crescimento da produção agropecuária também está fortemente relacionado com a incorporação de novas terras para os cultivos e para a pecuária, em direção a estados que, até então, não apresentavam uma produção econômica significativa. É o caso da região Centro-Oeste, que possui o maior valor de produção agrícola entre as regiões brasileiras. O Mato Grosso é o maior produtor agrícola do país. A expansão agropecuária no Centro-Oeste impulsionou o crescimento populacional e a urbanização regional.