4RTR1T3 R3UM4T01D3 Flashcards
- O que é a Artrite reumatoide?
Uma doença que acomete as articulações, na forma de uma sinovite crônica que leva a agressão de sinóvia e de articulações, erosão óssea acabando por desencadear deformidade. Costuma instalar-se insidiosamente causando dor e rigidez muscular, acompanhada muitas vezes de sintomas constitucionais como fadiga, mal estar, anorexia e mialgia. Sua característica mais marcante é a é a artrite simétrica de pequenas articulações das mãos e punhos, tem uma evolução de semanas a meses, podendo abrir o quadro com uma artrite indiferenciada que acomete apenas uma articulação, em pequena intensidade, curta duração e mínimas sequelas ou com um quadro de poliartrite em grandes e pequenas articulações que evolui rapidamente. Sendo que 80% dos danos da doença ocorrem nos 02 primeiros anos de doença.
- Qual a epidemiologia da AR?
-Mais comum entre mulheres; -Mais frequente entre 25-65 anos; -São fatores de risco o tabagismo e a exposição ocupacional a sílica e ao asbesto. -História de AR num parente de 1º grau;
- Qual a fisiopatologia da AR?
-Inflamação crônica da sinóvia pela produção de enzimas proteolíticas, como por exemplo, a colegenase, que lesa os tecidos adjacentes a essa sinóvia inflamada, como os ossos e as cartilagens, ligamentos e tendões. -Linfócitos T CD4 que ativam linfócitos B e macrófagos, ocorre a síntese de citocinas, perpetuando a resposta inflamatória; -Os linfócitos B se convertem em plasmócitos, produzindo autoanticorpos, entre eles, o Fator Reumatóide, um auto Ac que pode ser IgG ou IgA e se liga a ac próprios do tipo IgG, formando imunocomplexos. -Infiltração por neutrófilos no liquido sinovial.
- Quais os sintomas constitucionais e as lesões articulares de MMSS causadas pela AR?
Primeiras semanas: -Dor: para alívio da dor o paciente costuma manter a articulação em flexão, uma posição antálgica que reduz o estiramento da cápsula articular, diminuindo a dor. - Aumento de volume da articulação: pelo espessamento da sinóvia, espessamento da cápsula e aumento do volume do líquor; -Rigidez articular: geralmente dura cerca de uma hora e melhora com os movimentos, evidencias encontradas são o aumento da temperatura e do volume, mas não cursa com eritema, se este estiver presente, suspeitar de doença infecciosa, gota ou pseudogota. -Sintomas constitucionais: anorexia, mialgia; Com o decorrer do tempo: - Fibrose articular, anquilose de superfícies osseas, contratura e atrofia muscular e deformidades vão se instalando. Mãos: Metacarpofalangeanas: frouxidão de tecidos moles, subluxações e desvio ulnar dos dedos ou “mão em Z”. Interfalangianas proximais: tumefação simétrica. Punho: dano aos movimentos de flexão e extensão do punho. Síndrome do túnel do carpo: a hipetrofia sinovial leva à compressão do nervo mediano originando a síndrome. Pode ser testada por dois componentes do exame físico: Manobra de Tinel e Manobra de Phalen Ombro: ocorrem tardiamente dor, limitação funcional e cistos sinoviais.
Descreva as manobras de Tinel e Phalen:
Manobra de Tinel: percussão do punho na porção do trajeto do nervo mediano, bem no meio do punho Manobra de Phalen: as mãos devem ser colocadas em dorsoflexão forçada por 30-60 segundos, a presença de dor no trajeto do nervo, ou parestesia corrobora para a positividade da síndrome.
Quais as alterações que a AR pode causar em MMII?
Joelho: derrame articular, que pode ser demonstrado pelo sinal da tecla, onde a compressão da patela causa seu afundamento e suspensão. Cisto de Baker: é um cisto que acomete a membrana articular da região poplítea, ele pode invadir os planos musculares da panturrilha e dissecar suas fáscias. Seu rompimento causa dor intensa que faz DD com TVP. Pés: subluxação plantar da cabeça dos metatarsos, formação de proeminências osseas que causam traumas das plantas dos pés por lesão de repetição.
Quais as alterações que a AR pode causar na coluna vertebral?
Coluna cervical: lesão de alto risco, com subluxação atlantoaxial,ou seja, de C1 sobre C2. O achado de espaço maior de 3mm entre o processo odontóide do áxis e o arco do atlas configura o diagnóstico. Cotovelo: podem ocorrer, contraturas em flexão do cotovelo, encarceramento do nervo ulnar, produzindo as mãos em garra, ou do nervo radial, produzindo a mão caída. Cricoaritenóide: seu acometimento é incomum, porém, se ocorrer, pode causar dor na região anterior do pescoço, disfagia e rouquidão. Articulações sacroilíacas: tem dano na fase tardia da doença, podendo haver erosões e osteopenia. Subluxação atlantoaxial pode dar origem a uma neuropatia cervical compressiva, com síndrome medular alta e risco de paralisia diafragmática com tetraparesia ou plegia.
Quais Ac quando positivos favorecem manifestações extra articulares?
Geralmente manifestas em pessoas com anti CCP e Fator reumatoide elevados.
Quais os sistemas afetados na presença de acometimento extra articular?
Alterações: -Neurológica -Cutânea -Oftalmológica -Pulmonar -Cardíaca -Renal
Quais as possiveis alterações cutâneas?
Cutaneos: Nódulos subutâneos: derivam de vasculite de pequenas veias com necrose fibrinóide. Os principais locais afetados são áreas submetidas a maior pressão mecânica, como as regiões extensoras dos cotovelos mãos, pés e calcâneo (tendão de Aquiles). Podem também ser internos, acometendo pleuras e meninge. Costuma ser assintomático, a não ser que haja infecção secundária ou rompimento. Costumam acompanhar alterações pulmonares e cardíacas. Vasculite: costumam cursar com mononeurite múltipla (envolvimento de múltiplos nervos periféricos em sequência), ulceração cutânea, gangrena digital e infarto visceral.
Quais as possiveis alterações oftalmológicas causadas pela AR?
Síndrome se Sjogren secundária: podendo haver xerostomia, lesão de córnea por conta do ressecamento, configurando a ceratoconjuntivite seca. O Sjogren pode também cursar com aumento da parótida, observada pelo apagamento do ramo da mandíbula. Episclerite:vermelhidão localizada dos olhos, que, diferente da conjuntivite, não produz secreção. Esclerite: é mais dolorosa e pode resultar em redução da acuidade visual, ou ainda adelgaçamento do tecido da esclera, permitindo a visualização da cor azul da coroide subjacente (vascularizada), sendo designada de escleromalácia perfurante.
Quais as possiveis alterações pulmonares causadas pela AR?
Derrame pleural: é comum na AR, geralmente é pouco volumoso, oligo ou assintomático. O líquido é geralmente um exsudato, com queda do complemento no soro, positividade do fator reumatoide, aumento de HDL e de proteínas e diminuição de glicose, pois a pleura inflamada não permite sua passagem. Fibrose intersticial difusa: com áreas de pneumonite e faveolamnento e padrão restritivo. No lavado broncoalveolar são achados neutro e linfócitos. Nódulos reumatoides: infectam, se rompem fazendo pneumotórax ou fistulas broncopleurais ou sofrem calcificação. Bronquiolite obliterante: surge em pacientes que fizeram uso de sais de ouro ou penicilamina. Síndrome de Caplan: é a combinação de nódulos reumatoides e pneumoconiose.
Quais as possiveis alterações cardíacas causadas pela AR?
CARDÍACAS Pericardite: comum, porem assintomática, vista post mortem ou em Ecocardiograma. Derrame pericárdico: com aumento de HDL, proteínas, imunocomplexos e Ft reumatoide e diminuição da glicose e do complemento, como no DP. Nódulos reumatoides: podem surgir no tecido cardíaco ou nas valvas causando arritmias ou Ins. Valvar. Aumento do risco para aterosclerose: com aumento de casos de ICC, AVC e IAM.
Quais as possiveis alterações neurológicas causadas pela AR?
Neurológicas Neuropatia compressiva: por aumento da capsula sinovial, sendo compressão do nervo médio com a Sìndrome do Tunel do Carpo e a compressão do tibial anterior, com a síndrome do túnel do tarso. Mononeurite múltipla: Vasculite do vasa nervorum: pequenos vasos que nutrem os feixes neuronais) pode originar mononeurite múltipla, apresentando-se com perda sensitiva ditüsa nas extremidades. Na maioria das vezes, essa alteração está associada à queda de punho ou pé. Subluxação atlantoaxial pode dar origem a uma neuropatia cervical compressiva, com síndrome medular alta e risco de paralisia diafragmática com tetraparesia ou plegia.
Quais as possiveis alterações renais causadas pela AR?
RENAIS: Podem ser causadas tanto pela doença, como pelo uso de medicamentos. Nefropatia membranosa: causada pelo uso de Penicilamina, Sais de ouro ou AINES. Glomerulonefrite mesangial: causada pela doença, e quando acompanhada de microalbuminúria,é um marcador de atividade da doença. Vasculite renal