4. Membrana plasmática - Sustentação, Renovação e Domínios Flashcards
As membranas plasmáticas recebem um reforço de sustentação pelo ____, por meio da interação de protéinas citoplasmáticas, com proteínas de membrana, como as transmembrânicas.
córtex celular - Esse córtex é rico por exemplo em filamentos de actina, estruturas essenciais para o movimento das células.
Exemplo: proteína espectrina, do córtex celular de hemácias. Sua atuação se baseia em fornecer uma rede de suporte à membrana, ajudando inclusive na manutenção do formato celular. Ela proporciona uma malha flexível para a estrutura celular, importante por exemplo, quando as hemácias têm que passar por capilares muito estreitos e precisam suportar maiores pressões.
Deficiência na ptn espectrina da hemácia pode gerar um tipo de anemia microcítica, chamada ___.
esferocitose
MP não são visualizadas em microscopia óptica, apenas em:
microscopia eletrônica
MP Interagem com outras membranas, proporcionando uma maior coesão tecidual e sempre renovada, graças ao processos de exocitose e endocitose se equilibram constituindo um fluxo de membranas.
V, Quando ocorre os processos de fagocitose, e de pinocitose, parte da membrana plasmática é perdida. Porém,
rapidamente, essas porções são compensadas, pela devolução de partes de membrana pelas vesículas de secreção que se direcionam para a membrana, bem como pelo retorno da membrana para o seu local de origem após a endocitose de moléculas. Assim, pode-se observar um intenso fluxo de membranas, o que permite uma certa
constância dessa estrutura.
Microvilos são expansões citoplasmáticas, formadas sobretudo por microfilamentos de actina.
Onde as encontram?
Intestino delgado
Microvilos são observados em microscópio ótico
F, NÃO são visualizados ao MO. O conjunto delas: forma uma camada, borda estriada, que é sim visível microscopia ótica.