3 Flashcards
São exemplos de agentes causadores de infecção alimentar: Salmonella, Campylobacter e E. coli patogênicas.
F.
Os organismos causadores de doenças transmitidas por alimentos são normalmente divididos em dois grupos:
- Infecciosos: Salmonella, Campylobacter e E. coli patogênicas.
- Intoxicantes: Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Clostridium botulinum.
O desaparecimento das microvilosidades ocorre produzindo o tipo de fenômeno conhecido por adesão-desaparecimento (attachment-effacement; A/E) das cepas de ETEC da E. coli.
F.
O attachment-effacement; A/E é causado peloas das cepas de EPEC da E. coli.
Apesar de não possuir fatores de virulência, a Salmonella apresenta pelo menos cinco ilhas de patogenicidade. Ela também tem um plasmídeo de virulência e muitas ilhas de patogenicidade
]f.
A Salmonella tem mais de 200 fatores de virulência…
Em relação a E. coli O157:H7, o início dos sintomas aparece de 1 a 2 dias após a infecção.
v
Após a infecção pelo V. parahaemolyticus, os sintomas iniciam em 1 a 3 dias.
f.
nício dos sintomas: V. parahaemolyticus: 9 a 25 horas
As EAggEC são semelhantes às cepas de ETEC no que se refere à capacidade de adesão às células do intestino delgado, a não serem invasivas e a não causarem mudanças histopatológicas evidentes nas células intestinais às quais aderem (Fig. 4.9). Elas diferem das ETEC sobretudo porque não aderem de modo uniforme à superfície da mucosa intestinal, mas tendem a se agrupar em pequenos agregados. As cepas de EAggEC produzem uma toxina semelhante à ST e uma toxina do tipo hemolítica (120 kDa em tamanho). Algumas cepas são descritas como produtoras de uma toxina similar à shigatoxina (verocitotoxina).
v
O uso de testes para coliforme está diminuindo com o desenvolvimento de melhores métodos de detecção específicos, e o grupo mais abrangente das Enterobacteriaceae tem sido utilizado como indicador.
v
As espécies de Salmonella invadem as células do baixo trato intestinal de mamíferos pela indução de rearranjos de actina, o que resulta em formação de pseudópodos que engolfam a bactéria.
v
O Clostridium perfringens é um bastonete anaeróbio, Gram-positivo, formador de endósporos.
v
O isolamento de qualquer espécie de Vibrio a partir de alimentos cozidos indica práticas de higiene inadequadas, pois os micro-organismos são rapidamente destruídos pelo calor e não têm sido relatados casos em alimentos processados.
v
Incidentes notificados envolvendo Campylobacter têm sido relacionados com graves distúrbios neurológicos, como a síndrome de Guillain-Barré (GBS) e a síndrome de Miller-Fischer.
v
A Plesiomonas shigelloides é um bastonete anaeróbio facultativo e Gram-negativo.
v
Os sintomas da Sh. sonnei são em geral menos graves do que os das outras espécies de Shigella.
v.
A Sh. dysenteriae pode ser associada com graves doenças.