2_Portaria 210_questões Flashcards
Os esterilizadores serão obrigatoriamente instalados na área de sangria, na abertura do abdômen, nas linhas de inspeção “post mortem” e seção de cortes e desossa.
V
A técnica do Método de Controle Interno baseia-se na comparação dos pesos das carcaças devidamente identificadas, antes e depois do pré-resfriamento por imersão.
V
O funcionamento adequado do chuveiro de lavagem externa de carcaças, ao entrar na zona limpa, para se proceder a evisceração é uma das formas de prevenção de contaminação de carcaças, vísceras ou qualquer outra porção destinada a fins comestíveis.
V
O serviço de inspeção federal deverá verificar, antes do início da matança, a apresentação dos trabalhadores quando a limpeza do uniforme de serviço, sendo facultativo o uso de aventais plásticos ou transparentes.
V
**A evisceração não automatizada será, preferentemente, realizada com as aves suspensas em ganchos de material inoxidável, presos em trilhagem aérea mecanizada.
F
Obrigatoriamente
*****A presença de neoplasias acarretará rejeição total, exceto no caso de angioma cutâneo circunscrito, que determina a retirada da parte lesada.
V
A água consumida em todo o estabelecimento, qualquer que seja o seu emprego, deverá apresentar obrigatoriamente as características de potabilidade especificadas no artigo 62, do Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal - RIISPOA.
V
Não será permitido o emprego de luz que mascare ou determina falsa impressão da coloração das carcaças e miúdos.
V
O SIF deverá verificar, durante os trabalhos de matança, o controle do perfeito funcionamento do sistema de pré-resfriamento por imersão em água observando por exemplo as temperaturas corretas nos diversos estágios, a renovação constante da água (na proporção correta e no sentido contrário ao movimento de carcaças e miúdos), o controle da hipercloração e o controle da correta temperatura das carcaças e miúdos à saída do sistema.
V
A inspeção de linha é realizada por pessoal treinado especificamente para tal função, mas o juízo final sobre a comestibilidade das carnes e vísceras, cabe única e exclusivamente ao Auditor Fiscal Federal Agropecuário – Médico Veterinário.
F
AO VETERINÁRIO OFICIAL
Somente após o término da inspeção post mortem, haverá retirada, e/ou processamento de carcaças e/ou parte e miúdos.
V
A juízo da Inspeção Federal, a água do tanque de escaldagem poderá ser totalmente removida nos intervalos de trabalho, quando se fizer necessário.
V
O serviço de inspeção federal deverá verificar, durante os trabalhos de matança, se os engradados e veículos são lavados e desinfetados após seu uso.
V
***O consumo médio de água em matadouros avícolas poderá ser calculado tomando-se por base o volume de 30 (trinta) litros por ave abatida, incluindo-se aí o consumo de todas as seções do matadouro. Permitir-se-á volume médio de consumo inferior, desde que preservados os requisitos tecnológicos e higiênico-sanitários previstos na presente Norma, mediante aprovação prévia do DIPOA.
V
Na Inspeção ante mortem deverão também ser observadas as condições de transporte de aves vivas, com atenção para a lotação ideal das gaiolas.
V
A inspeção ante mortem é atribuição específica do Médico Veterinário, encarregado da Inspeção Federal, e compreende o exame visual dos lotes de aves destinadas ao abate, bem como o conjunto de medidas adotadas para a habilitação das mesmas ao processamento industrial.
V
A temperatura da água residente, medida nos pontos de entrada e saída das carcaças do sistema de pré-resfriamento por imersão, não deve ser superior a 16ºC e 4ºC, respectivamente, no primeiro e último estágio, observando-se o tempo máximo de permanência das carcaças no primeiro, de vinte minutos.
F
30 minutos
*****O ambiente da escaldagem e depenagem deverá possuir ventilação suficiente para exaustão do vapor d’água proveniente da escaldagem e das impurezas em suspensão. Além disso, deverá ser empregado, obrigatoriamente, o uso de “lanternins”, coifas ou exaustores e de forro.
F
O forro poderá ser dispensado na seção da escaldagem e depenagem. O emprego de “lanternins”, coifas ou exaustores será recomendado QUANDO a ventilação natural foi INSUFICIENTE.
Resfriamento é o processo de refrigeração e manutenção da temperatura entre a -2ºC a 2ºC dos produtos de aves (carcaças, corte ou recortes, miúdos e/ou derivados), com tolerância de 1ºC medidos na intimidade dos mesmos.
F
0 a 4º C
Poderá ser permitida, a critério da Inspeção Federal, para fins de acondicionamento e/ou transporte, a reutilização de caixas ou recipientes construídos de material que possibilite adequada higienização.
V
Nas áreas de descanso, internas ou externas, serão instalados bancos, cadeiras, etc., proibindo-se que os operários uniformizados se sentem diretamente no chão, prumadas ou outros locais impróprios.
V
Quando empregada a injeção de ar nos tanques de pré-resfriamento por imersão para efeito de movimentação de água (borbulhamento), deverá o mesmo ser previamente filtrado.
V
O SIF deverá verificar, durante os trabalhos de matança, a verificação do tempo mínimo de sangria, antes de cujo cumprimento, nenhum trabalho poderá ser efetuado no animal, exceto se o colaborador já detectar a morte do animal.
F
Verificação do tempo mínimo de sangria, antes de cujo cumprimento, nenhum trabalho pode ser efetuado no animal
Quando não for possível o abate imediato, as aves poderão aguardar em local específico desde que com cobertura e ventilação, e conforme o caso, umidificação ambiente.
V