2º TSTE Flashcards
Em que se baseia um estudo não experimental?
Não há manipulação das variáveis em estudo.
- Estudo de tipo descritivo; - Estudo de tipo correlacional.
Em que se baseia um estudo experimental?
Há manipulação das variáveis em estudo.
- Estudo de tipo experimental
O que é um estudo não experimental descritivo?
- Estudo descritivo simples: Permite descrever um fenómeno ou um conceito, relativo a uma população, de maneira a estabelecer as características dessa população.
- Estes estudos não implicam manipulação das variáveis;
- Inquéritos: Sempre que se recolhem dados junto de uma população ou porções de uma população com recurso a inquéritos para a atividade de investigação, pode designar-se estudo descritivo tipo inquérito.
O que é um estudo de caso não experimental?
- Sempre que se elabora uma investigação aprofundada sobre um indivíduo em particular, uma família, um grupo ou uma organização, então estamos perante um estudo de caso- Estudo qualitativo.
- Este tipo de estudo permite estudar casos raros;
- Os resultados obtidos através deste tipo de estudo não são generalizáveis.
O que é um estudo não experimental correlacional?
- Os estudos de tipo correlacional consistem em examinar relações entre variáveis:
- Estes estudos não definem relações de causalidade (causa-efeito), mas apenas estabelecem relações entre variáveis.
Ex: Qual a relação entre a satisfação e a motivação no trabalho?
O que implica um estudo experimental?
- A existência de manipulação, ou seja, há uma interferência direta - um tratamento, procedimento ou programa - com vista à análise de um resultado;
- Relações de causalidade (causa-efeito);
- A existência de dois grupos de sujeito: experimental e controlo;
- A existência de uma amostra selecionada aleatoriamente;
- A existência de, pelo menos, dois momentos de avaliação.
O que é um grupo experimental?
grupo-alvo da intervenção ou das condições experimentais delineadas pelo estudo.
O que é um grupo de controlo?
grupo não sujeito à intervenção ou às condições experimentais definidas pelo estudo, permitindo avaliar o impacto da intervenção (por comparação com o grupo experimental).
Quais são os momentos de aplicação?
- Transversal (estudos não experimentais): um único momento de avaliação no tempo.
- Longitudinal (estudos não experimentais, quase experimentais e experimentais): dois ou mais momentos de avaliação no tempo.
O que é a amostragem probabilística ou aleatória?
- É obtida de forma a que a probabilidade de cada elemento da população fazer parte da amostra é igual à probabilidade de todos os outros elementos da população fazerem parte da amostra e todas as amostras são igualmente prováveis.
O que é uma amostragem aleatória simples?
Todos os elementos da amostra são selecionados completamente ao acaso.
Ex: Lotarias.
- É um tipo de amostragem relativamente simples e normalmente representativo, a não ser que se pretenda uma amostra representativa de minorias na população.
O que é uma amostragem aleatório sistemática?
- Recorre-se a uma ordem aleatória pré-definida (Ex: 1 em cada 3) para selecionar elementos da população de forma sistemática. Ex: Convidar para participar no estudo o 1º, 4º, 7º, 10º,… aluno a entrar na Universidade Europeia num determinado dia.
O que é uma amostragem aleatória estratificada, proporcional?
- Os elementos da população são divididos por subgrupos homogéneos (Ex: idade ou escolaridade) sendo a amostra final constituída por amostragem aleatória simples dos elementos pertencentes a cada um dos referidos subgrupos. Garante a representatividade de todos os grupos da população.
O que é uma amostragem aleatória por grupos ou clusters?
- A população é dividida em grupos exaustivos e mutuamente exclusivos (Ex: agrupamentos-escola). A amostra final é depois obtida por extração aleatória simples dos grupos.
O que é uma Amostragem aleatória multi-etapa?
- Combinação de dois ou mais métodos de amostragem.
O que é uma Amostragem não-probabilística ou não-aleatória?
- Neste tipo de amostragem a probabilidade de um determinado elemento pertencer à amostra não é igual à probabilidade de outro elemento qualquer da população à amostra;
- As amostras assim constituídas poderão não ser representativas da população. No entanto, muitas vezes é necessário recorrer a estes métodos por limitações financeiras ou em termos de tempo.
O que é uma amostragem intencional?
- A amostra é constituída com um objetivo ou intenção específica, por exemplo testar a recetividade de um produto de beleza para mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 60 anos.
O que é uma amostragem por conveniência?
- As amostras são constituídas de acordo com a conveniência do investigador (Ex: colegas da universidade) ou ainda acidentalmente (Ex: pessoas que passam na rua do local onde o investigador trabalha).
O que é uma amostragem por propagação geométrica ou em bola de neve
- Utiliza-se quando a população é difícil de encontrar ou quando tem uma característica rara. Seleciona-se um indivíduo com a característica pretendida e solicita-se que ele recomende os seus contactos, que por sua vez recomendarão outros contactos. Consegue-se assim que a dimensão da amostra aumente geometricamente. (Ex: amostra de traficantes de droga).
O que é uma amostragem por quotas?
- A amostra respeita as quotas da população.
Ex: Na universidade Europeia , 65% dos estudantes são mulheres e 35% homens, uma amostra de 100 estudantes da UE deveria conter 65 mulheres e 35 homens.
O que é uma amostragem de instancias modais?
- A amostra é representativa da moda na população. Para isso temos que saber previamente qual é a moda de uma determinada população.
O que é uma amostragem de especialistas?
- Pretende-se que os elementos sejam especialistas num determinado assunto.