2 REINADO Flashcards
- Dom Pedro II
Parlamentarismo ás Avessas
Tarifa Alves Branco
Café
Primeira lei de terras
Era Mauá:
Elite agrária escravista
Guerra do Paraguai (1865 - 1870)
Leis contra a escravidão
Tarifa Alves Branco
Produtos importados eram taxados com 60% de impostos se o Brasil tivesse produção similar. Se o Brasil não tivesse produção similar, os impostos de importados eram de 30%
CAFÉ
O Brasil desponta como um grande produtor de café e passa a importar mão de obra assalariada de imigrantes italianos e alemães. (Italia e Alemanha passando por guerras internas).
Inicialmente era plantado por escravos de origem africana, mas o café é uma cultura muito específica, mais difícil do que nos tempos da cana de açúcar, precisando de uma especialização de mão de obra, por isso, houve o desenvolvimento de duas regiões brasileiras: Vale do Paraíba (regiões do RJ, SP) e o mais importante, Oeste Paulista (foi descoberto uma terra, no interior do brasil, muito fértil para plantar café).
PRIMEIRA LEI DE TERRAS
As terras devolutas só poderão ser adquiridas através de compra, tentativa de deixar as terras nas mãos da elite.
ERA MAUA
Surto de industrialização no Brasil, inIciado por barão de Mauá, com apoio de banqueiros Ingleses. Cria indústrias, indústrias de base, investe em ferrovias, cria bancos, contra a escravidão.
ELITE AGRARIA E ESCRAVISTA
Não apoiava a industrialização do Brasil e ameaça a tirar apoio de D. Pedro II se Mauá continuasse com seus plano. Barão de Mauá perde apoio com banqueiros ingleses, suas indústrias se fecham.
Guerra do Paraguai (1865 - 1870)
- Lei Eusébio de queiros 1850 (Lei para inglês ver): Proibição do comércio de escravos da ÁFRICA para o BRASIL, dentro do Brasil continua a comercialização.
- Lei do ventre livre: Filhos de escravos nascidos a partir de 1871, eram livres, porém ficavam sob tutela dos senhores até os 8 anos de idade.
- Lei do Sexagenários (1885): Escravos que atingissem 60 anos, adquiririam o direito de comprar a liberdade trabalhando por mais cinco anos, porém, a maior parte dos escravos não chegavam aos 60 anos, e mesmo se chegassem, era difícil confirmar sua idade.
- Lei Áurea (1888): Aprovada pelo congresso e assinada pela princesa Isabel a abolição da escravidão.
CRISE SEGUNDO REINADO
- Questão Religiosa: a igreja católica proibiu a prática da maçonaria no mundo e Dom Pedro II deveria julgar os maçons brasileiros, mas ele se omitiu gerando rompimento do padroado.
- Elite Agrária: Devido ao fim da escravidão e a elite agrária também retira o apoio à monarquia brasileira.
- Imprensa Liberal: O e crescimento da imprensa liberal e o desejo de mudanças mais profundas fizeram com que a oposição a monarquia aumentasse.
- Questão Militar: Através dois ideais positivistas de”ordem e progresso” o exército sobre liderança do Marechal Deodoro da Fonseca reivindica o poder e proclama a República no dia 15 de novembro de 1889.