2. Pesquisa Científica Flashcards
2.1 Definições 2.2 Características 2.3 Classificação 2.4 Etapas
Qual a origem da pesquisa científica?
- Pesquisa, para Bagno (2010, p. 17), é uma palavra que chegou até nós pelo espanhol, que a herdou do latim: Havia em latim o verbo perquiro, que significava ‘procurar; buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem, aprofundar na busca’. […] Perceba que os significados desse verbo em latim insistem na ideiade uma busca feita com cuidado e profundidade.”(MARCONI; LAKATOS, 2023, p. 182).
O que é pesquisa científica ?
- “Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo fornecer respostas aos problemas que são propostos”.
- “A pesquisa é requerida quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionada ao problema.”(GIL, 2022, p. 17).
- “Para Demo (2000, p. 20), ‘Pesquisa é entendida tanto como procedimento de fabricação do conhecimento, quanto como procedimento de aprendizagem (princípio científico e educativo),sendo parte integrante de todo processo reconstrutivo de conhecimento’
- Muito do que chamamos de pesquisa não passa de simples compilação ou cópia de algumas informações desordenadas ou opiniões várias sobre determinado assunto e, o que é pior, não referenciadas devidamente.”(PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 42).
- “Pesquisar cientificamente significa realizarmos essa busca de conhecimentos, apoiando-nos em procedimentos capazes dedar confiabilidade aos resultados. ”(PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 42).
- “[…] o pesquisador utiliza o conhecimento anterior acumulado e manipula cuidadosamente os diferentes métodos e técnicas para obter resultado pertinente às suas indagações.”(PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 48).
- Segundo Marconi e Lakatos (2023, p. 182), em referência a Ander-Egg (1978, p. 28), a pesquisa é um “procedimento reflexivo sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento.”
Qual a finalidade da pesquisa científica?
- “A finalidade da pesquisa é ‘resolver problemas e solucionar dúvidas, mediante a utilização de procedimentos científicos’(BARROS; LEHFELD, 2000, p. 14).
- A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico.”(PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 43).
Quando um estudo pode ser considerado realmente científico?
a. Quando discute ideias e fatos relevantes relacionados a determinado assunto, a partir de um marco teórico bem-fundamentado;
b. o assunto tratado é reconhecível e claro, tanto para o autor quanto para os leitores;
c. tem alguma utilidade, seja para a ciência, seja para a comunidade;
d. demonstra, por parte do autor, o domínio do assunto escolhido e a capacidde de sistematização, recriação e crítica do material coletado;
e. diz algo que ainda não foi dito;
f. indica com clareza os procedimentos utilzados, especialmente as hipóteses (que devem ser específicas, plausíveis, relacionadas com uma teoria e conter referências empíricas) com que tralhamos na pesquisa.
g. fornece elementos que permitam verificar, para aceitar ou contestar, as conclusões a que chegou.
h. documenta com rigor os dados fornecidos, de modo a permitir a clara identficação das fontes utilizadas;
i. a comunicação dos dados é organizda de modo lógico, seja dedutiva, seja indutivamente;
j. é redigido de modo gramaticalmente correto, estilistacamente agradável, fraseologicamente claro e terminologicamente preciso.(PRODANOV;FREITAS, 2013, p.48-49)
Quais as formas clássicas de classficação da pesquisa?
- Quanto a natureza
- Quanto aos objetivos
- Quanto aos procedimentos
- Quanto a abordagem
Do ponto de vista de sua natureza, como são classificadas?
a. Pesquisa básica: Objetiva gerar conehcimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais.
b. Pesquisa aplicada: Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos.
Do ponto de vista de seus objetivos, como são classificadas?
a. Pesquisa exploratória: Quando a pesquisa se encontra na fase preliminar, tem como finalidade proporcionar mais informações sobre o assunto. Assume em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso. A pesquisa exploratória possui planejamento flexível, o que permite o estudo do tema sob diversos ângulos e aspectos.
b. Pesquisa descritiva: quando o pesquisador apenas registra e descreve os fatos observados sem interferir neles. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. Assume, em geral, a forma de Levantamento. Tal pesquisa observa, registra, analisa e ordena dados, sem manipulá-los, isto é, sem interferência do pesquisador. Incluem-se, entre as pesquisas descritivas, a maioria daquelas desenvolvidas nas ciências humanas e sociais, como as pesquisas de opinião, mercadológicas, os levantamentos socioeconômicos e psicossociais; pesquisas eleitorais
c. Pesquisa explicativa: quando o pesquisador procura explicar os porquês das coisas e suas causas, por meio do registro, da análise, da classificação e da interpretação dos fenômenos observados. Esse tipo de pesquisa é o que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas e, por esse motivo, está mais sujeita a erros.
Qual a diferença entre pesquisa experimental e a pesquisa descritiva?
A diferença entre a pesquisa experimental e a pesquisa descritiva é que esta procura classificar, explicar e interpretar fatos que ocorrem, enquanto a pesquisa experimental pretende demonstrar o modo ou as causas pelas quais um fato é produzido.
Quais são as pesquisas que habitualmente os pesquisadores sociais realizam?
As pesquisas descritivas juntamente com as pesquisas exploratórias
Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, como são classificadas?
Quanto aos procedimentos técnicos, ou seja, a maneira pela qual obtemos os dados necessários para a elaboração da pesquisa. Assim, podem ser definidos dois grandes grupos de delineamentos:
- Aqueles que se valem das chamadas fontes de papel:
- pesquisa bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado
- pesquisa documental
- Aqueles cujos dados são fornecidos por pessoas:
- pesquisa experimental: o pesquisador procura refazer as condições de um fato a ser estudado, para observá-lo sob controle. Tem como objetivo demonstrar como e por que determinado fato é produzido. caracteriza-se por manipular diretamente as variáveis relacionadas com o objeto de estudo. Estuda, portanto, a relação entre fenômenos, procurando saber se um é a causa do outro.
- pesquisa ex-post-facto: Temos um experimento que se realiza depois do fato.
- O levantamento: Esse tipo de pesquisa ocorre quando envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento desejamos conhecer através de algum tipo de questionário.
- pesquisa de campo: Consiste na observação de fatos e fenômenos tal como ocorrem espontaneamente, na coleta de dados a eles referentes e no registro de variáveis que presumimos relevantes, para analisá-los. É uma estratégia de pesquisa que busca examinar um fenômeno contemporâneo dentro de seu contexto.
- O estudo de caso: “consiste no estudo profundo e exaustivo de um ou mais objetos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento.” Estudos de caso diferem do método histórico, por se referirem ao presente e não ao passado.”
- Pesquisa ex-post-facto: quando o “experimento” se realiza depois dos fatos. A pesquisa ex-post-facto analisa situações que se desenvolveram naturalmente após algum acontecimento. Uma investigação sistemática e empírica na qual o pesquisador não tem controle direto sobre as variáveis independentes, porque já ocorreram suas manifestações ou porque são intrinsecamente não manipuláveis.”
- A pesquisa-ação: Quando concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo. A pesquisa-ação acontece quando há interesse coletivo na resolução de um problema ou suprimento de uma necessidade. Os pesquisadores pretendem desempenhar um papel ativo na própria realidade dos fatos observados.
- A pesquisa participante: Quando se desenvolve a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas.
Com relação à pesquisa bibliográfica cite alguns itens essenciais que se caracterizam como itens imprescindíveis para a realização da pesquisa bibliográfica:
1) escolha do tema;
2) levantamento bibliográfico preliminar;
3) formulação do problema;
4) elaboração do plano provisório do assunto;
5) busca das fontes;
6) leitura do material;
7) fichamento;
8) organização lógica do assunto;
9) redação do texto.
Qual a técnica empregada para a coleta de fontes, na pesquisa bibliográfica?
A técnica de fichamento.
Qual a diferença entre a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica?
Gil (2008) destaca como principal diferença entre esses tipos de pesquisa a natureza das fontes de ambas as pesquisas. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental baseia-se em materiais que não receberam ainda um tratamento analítico ou que podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.
Como são classificados os documentos na pesquisa documental?
- fontes de primeira mão: Gil (2008) define os documentos de primeira mão como os que não receberam qualquer tratamento analítico, como: documentos oficiais, reportagens de jornal, cartas, contratos, diários, filmes, fotografias, gravações etc.
- fontes de segunda mão: Os documentos de segunda mão são os que, de alguma forma, já foram analisados, tais como: relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas, entre outros.
Cite as principais vantagens dos levantamentos:
- conhecimento direto da realidade;
- economia e rapidez;
- quantificação;