2. Desenvolvimento de interface humano-computador Flashcards

1
Q

O que é o projeto de design de interface humano-computador ?

A

Esse projeto busca elaborar um modelo conceitual do sistema para que ele apoie os objetivos do usuário. Dentre os elementos que devem ser levados em conta na hora de fazer um projeto de design estão a parte visual, a usabilidade, a arquitetura da informação, a navegação e a transição de telas.

Tudo deve ser pensado e planejado para que a experiência dos usuários no sistema seja boa, o usuário é o centro das atenções no desenvolvimento do sistema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é a Affordance na área de IHC?

A

A affordance de um objeto é exatamente o conjunto das características capazes de mostrar aos usuários as operações que eles podem fazer com ele.
Em geral, tudo é baseado em padrões, pois com eles somos capazes de reduzir a carga cognitiva dos usuários ao interagirem com um elemento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é Affordance explícito?

A

Objeto acompanhado de um texto indicando exatamente o que o usuário deve fazer.
Exemplo: um botão de “Compre com 1 clique”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é Affordance Convencional/padrão?

A

Baseado em experiências anteriores do usuário ou em informações que são conhecidas pela maioria dos usuários.
Exemplo: um link sublinhado com a cor azul.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é Affordance Metafórico?

A

Utiliza objetos do mundo real como metáforas para ajudar no entendimento da interface. A intenção é ajudar a comunicar ideias abstratas sem muitas instruções.
Exemplo: ícones de aplicativos em telas de smartphones.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é Affordance oculto/escondido?

A

É utilizado para diminuir a complexidade de uma interface, porém pode tornar a interface difícil de usar se o usuário não estiver acostumado.
Exemplo: menu dropdown, que só mostra seu conteúdo quando passamos o mouse por cima de um item do menu

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é a comunicabilidade?

A

É a capacidade da interface em se comunicar com o usuário.
O usuário precisa saber para que serve o sistema, a vantagem de utilizá-lo, como ele funciona e quais os princípios gerais de interação com aquele sistema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as fases de um projeto de interface humano-computador?

A
  1. Identificar as necessidades e definir os requisitos: Nessa fase, o foco está em entender as reais necessidades do usuário.
  2. Desenvolver designs alternativos: Cenários de interação devem ser criados para que os usuários possam escolher.
  3. Construir versões interarivas dos designs: Nesta atividade, são desenvolvidos protótipos que permitem ao usuário vivenciar a visão da interface em um software próprio para prototipação. Isso ajuda muito a esclarecer os requisitos da interface.
  4. Avaliar o design: Nesta atividade, as alternativas de design apresentadas nos protótipos são avaliadas e ranqueadas mediante critérios definidos previamente, como: aparência, quantidade de requisitos satisfeitos, usabilidade, entre outros.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Para registrar as informações coletadas no processo de levantamento de requisitos precisamos de representações que são utilizadas para registrar, organizar, refinar e analisar os dados coletados. Cite algumas representações:

A

Perfil do usuário

É para ele que o sistema será construído, o perfil de usuário é uma representação detalhada das características e necessidades de um usuário.

Personas

Representa um grupo hipotético de usuários sendo definidas principalmente pelos seus objetivos de atividade no sistema.

Cenários

É uma narrativa que inclui contexto sobre uma situação de uso de um sistema. Os cenários podem ser utilizados para descrever como algo acontece, com bastante riqueza de detalhes, de modo que promova o melhor entendimento sobre a situação. Entretanto, o mais importante é que os cenários descrevam o comportamento dos atores (personas).

Análise de tarefas

Esta análise é utilizada para se ter um entendimento melhor sobre qual é o trabalho dos usuários. Nesse tipo de análise, o trabalho não é apenas elencar tarefas, mas entender como o sistema irá afetar esse trabalho realizado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

No processo de desenvolvimento de software, existe uma fase inicial chamada de levantamento de requisitos. É nessa fase que entendemos o funcionamento dos processos de trabalho dos usuários e suas necessidades para o sistema.
Existem diversas técnicas para o levantamento de requisitos e, nestas, algumas práticas são bem interessantes para IHC.
Quais são elas?

A
  1. Entrevistas: São conversas guiadas por um roteiro de perguntas que podem ser abertas ou fechadas e também podem seguir um roteiro ou ter perguntas flexíveis.
  2. Grupos de foco: É um grupo de pessoas reunidas em uma espécie de entrevista guiada por um moderador, é uma boa prática por fornecer muitas informações em pouco tempo e envolver múltiplos pontos de vista.
  3. Questionários: É um formulário com perguntas que os usuários e outros participantes precisam responder para fornecer os dados necessários em uma pesquisa.
  4. Brainstorming: É utilizado para coletar informações sobre as características que os usuários querem de um produto, ele busca levantar um conjunto livre e abrangente de opiniões em torno de um tema.
  5. Card sorting: É utilizada para guiar um projeto de arquitetura de informação de um produto podendo ser utilizada para explorar o que as pessoas pensam sobre alguns pontos, descobrir categorias de informação para saber o que pode ser agrupado e coletar listas de palavras utilizadas no contexto.
  6. estudos de campo: Incluem um conjunto de atividades relacionadas com usabilidade onde os ambientes em que ocorrem os processos que o usuário participa são visitados. É ma investigação da realidade do usuáio para tornar explícitos os processos de seu ambiente.
  7. Investigação contextual: ocorre no local onde o usuáio trabalha com o objetivos de explicar todos os aspectos da prática do trabalho do usuário.
  8. Storyboard: detalha cenários do sistema por meio de uma sequência de desenhos para que eles possam ser avaliados e discutidos com base em princípios de usabilidade.
  9. Protótipo/maquete: É uma representação do que pode ser o produto, sendo usados para simular e testar interações e demonstrar requisitos de layout das interfaces.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As técnicas de modelagem de interface são São um conjunto de atividades para a definição de elementos concretos partindo de elementos abstratos.
Dentre elas,está a técnica de bridge, como essa técnica funciona?

A

Ela trata da criação de tarefas de modelos de interação. Nela, geralmente o usuário apresenta seu fluxo de trabalho > esse fluxo é transformado em objetos de tarefas que são testados por esses usuários para verificar se atendem as suas necessidades.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

As técnicas de modelagem de interface são São um conjunto de atividades para a definição de elementos concretos partindo de elementos abstratos.
Dentre elas,está a técnica de Design centrado no usuário, como essa técnica funciona?

A

É uma abordagem que foca no uso do sistema pressupondo que os designers irão prever como será o uso do sistema e com isso farão testes de validade desse uso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Existem algumas técnicas para análise e modelagem de tarefas utilizadas em IHC, dentre elas a análise hierárquica de tarefas (HTA – hierarchical task analysis), o GOMS (goals, operators, methods and selection) e o ConcurTaskTrees (CTT).
Como funcionam essas técnicas?

A
  1. Análise hierárquica de tarefas: Foi desenvolvida para entender as competências e habilidades necessárias em tarefas complexas e não repetitivas. Ajuda a relacionar o que as pessoas fazem, por que fazem, e quais as consequências caso não o façam corretamente. Uma tarefa é qualquer parte do trabalho que precisa ser realizada. A definição dessas tarefas começa pelo estabelecimento dos objetivos das pessoas.
  2. Goms (goals, operators, methods, and selection rules):
    Esta técnica descreve uma tarefa e o conhecimento do usuário sobre como realizar essa tarefa em termos de objetivos (goals), operadores (operators), métodos (methods) e regras de seleção (selection rules).

Os objetivos são as ações que o usuário quer realizar. Os operadores permitem que essas ações aconteçam como seleção de menus e o clique de um botão, por exemplo.

Os métodos são as sequências de subobjetivos e operadores que fazem com que o usuário atinja seus objetivos.

  1. CTT (ConcurTaskTrees): As árvores de tarefas concorrentes servem para apoiar a avaliação do design da interface. O CTT trabalha com as tarefas do usuário, tarefas do sistema, tarefas interativas e tarefas abstratas.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os pontos de atuação da atividade de design?

A
  1. Na análige abrangente da situação atual
  2. Na síntese de uma intervenção para melhoria.
  3. Na avaliação danova situação para identificar as melhorias com a intervenção.

A análise da situação atual depende de diversos fatores, por exemplo, o domínio, os objetivos dos usuários, o tempo, os recursos, entre outros. Ela aponta as necessidades e as oportunidades de melhoria para as quais será projetada uma intervenção.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual a característica básica dos processos de design IHC?

A

A execução das atividades de forma iterativa, permitindo refinamentos sucessivos da situação atual e da proposta de intervenção. Dessa forma, o designer pode aprender mais sobre o problema a ser resolvido e sobre a solução que irá definir.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Cada processo de design tem atividades diferentes, mas, em geral, todos definem:

A

Como executar cada atividade; a sequência em que elas devem ser executadas; quais podem se repetir, e por quais motivos; e os artefatos usados e produzidos em cada uma delas.

17
Q

Um dos processos de design de IHC é o modelo de ciclo de vida simplificado, como ele funciona?

A

Nesse modelo, durante o (re)design da interação e da interface, o designer explora diferentes ideias para elaborar uma solução para as necessidades e os requisitos definidos na atividade de análise.
Idealmente, o processo de design é concluído com uma avaliação de que a solução de IHC atende às necessidades e aos requisitos identificados.

18
Q
A