2 Bimestre Flashcards
O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social.
Verdadeiro. Artigo 28
A desconsideração não será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.
Falso! A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração. Artigo 28, CDC.
As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, não são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações
Falso! Artigo 28, § 2: As sociedades integrantes dos grupos societários e as sociedades controladas, são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações
As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações.
Verdadeiro. Artigo 28, § 3°: As sociedades consorciadas são solidariamente responsáveis pelas obrigações
As sociedades coligadas só responderão por culpa.
Verdadeiro! Artigo 28, § 4°: As sociedades coligadas só responderão por culpa.
Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
Verdadeiro! Artigo 28, § 5°: Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
A desconsideração da PJ se dará pela falência, ato ilícito, abuso ou irregularidade e quando for obstáculo ao ressarcimento do consumidor.
Verdadeiro. Art. 28. O juiz poderá desconsiderar a personalidade jurídica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infração da lei, fato ou ato ilícito ou violação dos estatutos ou contrato social. A desconsideração também será efetivada quando houver falência, estado de insolvência, encerramento ou inatividade da pessoa jurídica provocados por má administração.
Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
Verdadeiro! Art. 30. Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.
A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem.
Verdadeiro!
As informações de características, qualidades, validade, preço não precisam ser de forma indelével.
Falso! Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.
Parágrafo único. As informações de que trata este artigo, nos produtos refrigerados oferecidos ao consumidor, serão gravadas de forma indelével.
Os fabricantes e importadores deverão assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.
Verdadeiro! Artigo 32, CDC.
Cessadas a produção ou importação, a oferta não precisa ser mantida por período razoável de tempo.
Falso! Artigo 32, parágrafo único: Cessadas a produção ou importação, a oferta deverá ser mantida por período razoável de tempo
Em caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, não é necessário constar o nome do fabricante e endereço na embalagem, publicidade e em todos os impressos utilizados na transação comercial.
Falso! Artigo 33: Em caso de oferta ou venda por telefone ou reembolso postal, deve constar o nome do fabricante e endereço na embalagem, publicidade e em todos os impressos utilizados na transação comercial.
É proibida a publicidadede bens e serviços por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina.
Verdadeiro! Artigo 33, Parágrafo único: É proibidaapublicidadede bens e serviços por telefone, quando a chamada for onerosa ao consumidor que a origina.
O fornecedor do produto ou serviço é não é responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.
Falso! Art. 34. O fornecedor do produto ou serviço é solidariamente responsável pelos atos de seus prepostos ou representantes autônomos.