1.4 Princípios da Seguridade Social Flashcards
Em decorrência da baixa arrecadação das contribuições previdenciárias e dos elevados valores pagos a título de benefícios a seus segurados, o regime previdenciário próprio de um município do estado do Rio de Janeiro tem suportado um déficit previdenciário há alguns meses. Nessa situação, a gestão financeira do referido regime previdenciário não poderá reduzir os valores dos benefícios concedidos a seus segurados, ainda que essa redução seja limitada ao tempo em que o regime permanecer deficitário.
Correta, pois os benefícios e serviços da seguridade social são irredutíveis, universais, uniformes e equivalentes, seletivos e distributivos na prestação dos benefícios, equidade, diversos e de caráter democratizado e descentralizado.
O princípio da universalidade de cobertura e do atendimento é próprio da previdência social, de maneira que não se aplica à saúde e à assistência social.
Errado, pois como diz o artigo 194 da CF, os princípios que se encontram nele, aplicam-se a toda a seguridade social.
São considerados princípios da seguridade social a cobertura universal, a uniformidade e a irredutibilidade do valor dos benefícios às populações rurais e urbanas.
Gabarito certo, mas na letra da lei …
Lei n. 8.212/91
Art. 1o, Parágrafo único. A Seguridade Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes:
a) universalidade da cobertura e do atendimento;
b) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
(…)
d) irredutibilidade do valor dos benefícios;
O princípio da diversidade da base de financiamento é imprescindível para a manutenção da saúde financeira e atuarial do sistema de seguridade social, uma vez que reduz o risco de desequilíbrio do orçamento direto e indireto desse sistema.
CERTO.
O princípio da universalidade de cobertura da seguridade social assegura a concessão de todos os benefícios e serviços a todas as pessoas que deles necessitarem, independentemente de contribuição.
GABARITO: ERRADO
Saúde: todos;
Assistência: todos, desde que necessitem;
Previdência: todos, desde que contribuam.
O princípio da seletividade e distributividade na prestação de benefícios e serviços está relacionado à seleção dos riscos sociais e à extensão da proteção patrocinada pelo Estado a todas as pessoas.
ERRADO.
O princípio da seletividade e distributividade na prestação de benefícios e serviços = haverá uma seleção dos que serão beneficiados, nem todos receberão alguns benefícios sociais.
Dado o princípio da universalidade de cobertura, a seguridade social tem abrangência limitada àqueles segurados que contribuem para o sistema.
ERRADO.
saúde: para todos
assistência: todos QUE NECESSITAM
previdência: todos que contribuem
Constitui princípio da seguridade social a isonomia na forma de participação dos contribuintes para o seu custeio.
ERRADO. O correto é Equidade na forma de participação no custeio
Situação hipotética: Maria recebe proventos de aposentadoria de professora de determinada universidade federal. A administração verificou irregularidades na concessão da aposentadoria a Maria, que, sanadas, resultariam em redução do valor nominal por ela recebido. Assertiva: Nessa hipótese, conforme o entendimento do STF, não é possível a redução do valor nominal da aposentadoria de Maria, dado o princípio constitucional da irredutibilidade do valor do benefício.
CERTO. Princípio da Irredutibilidade do Valor dos Benefícios
RGPS / RPS = preservação do valor real - poder aquisitivo
STF = preservação do valor nominal, SALVO erro na sua concessão (benefício concedido em desacordo com a lei), hipótese em que o valor nominal poderá ser reduzido.
A universalidade da cobertura e do atendimento inclui-se entre os princípios que regem as ações dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social.
CERTO. SEGURIDADE SOCIAL - TECLA - SAP - SAÚDE , ASSISTÊNCIA E PREVIDÊNCIA.
De acordo com o princípio da universalidade da seguridade social, os estrangeiros no Brasil poderão receber atendimento da seguridade social.
CORRETO
PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE DE ATENDIMENTO: QUALQUER PESSOA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO.
Aldo e Sandra são casados e pais de três crianças. Sandra é servidora pública efetiva de determinada fundação pública vinculada ao governo federal, e Aldo, que não é concursado, ocupa um cargo em comissão em um órgão público federal.
A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir, referentes à seguridade social do servidor público.
Com base na universalidade da cobertura e do atendimento da seguridade social, Aldo terá direito aos mesmos benefícios de plano de seguridade social e de assistência à saúde garantidos a Sandra.
ERRADO.
Ela ( Sandra) = RPPS
ELE (ALDO) = RGPS
O princípio constitucional da universalidade da cobertura e do atendimento implica no entendimento de que o Estado deve prover, por meio da seguridade social, gratuitamente e independentemente de contribuição, assistência social, saúde e previdência a todos que necessitam desses benefícios e serviços.
ERRADO.
Previdência - contribuição é obrigatória
De acordo com o princípio da seletividade, os objetivos constitucionais de bem-estar e justiça social devem orientar a escolha dos benefícios e dos serviços a serem mantidos pela seguridade social, bem como a concessão e a manutenção das prestações sociais de maior relevância.
CERTO. Princípio da seletividade atende as necessidades de benefícios e serviços mais relevantes.
De acordo com entendimento do STF, o princípio da preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço aplica-se à seguridade social financiada por toda sociedade, estendendo-se às entidades de previdência privada.
ERRADO. A necessidade de prévia fonte de custeio não se aplica aos planos de previdência privada.
Conforme a jurisprudência do STF, a irredutibilidade do valor dos benefícios é garantida constitucionalmente, seja para assegurar o valor nominal, seja para assegurar o valor real dos benefícios, independentemente dos critérios de reajuste fixados pelo legislador ordinário.
ERRADO.
IRREDUTIBILIDADE DO VALOR DOS BENEFÍCIOS:
- Benefícios Previdenciários: Não haverá redução do VALOR REAL, ou seja, está protegido contra a inflação.
- Benefícios da Seguridade Social: Garante a Preservação do VALOR NOMINAL, ou seja,NÃO protege contra a inflação.
Os princípios orientadores das políticas de seguridade social incluem a universalidade, principalmente na saúde; a uniformidade e a equivalência na previdência urbana e rural; a irredutibilidade do valor dos benefícios; e a diversidade da base de financiamento.
CERTO.
A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social, tendo entre seus objetivos a universalidade da cobertura e do atendimento bem como a uniformidade e a equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
CERTO.
A seguridade social rege-se pelo princípio constitucional da solidariedade, segundo o qual nenhum benefício poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeio total.
ERRADO. O princípio segundo o qual nenhum benefício poderá ser criado sem a correspondente fonte de custeio total é o chamado PRINCÍPIO DA CONTRAPARTIDA, ele está descrito no art. 195, §5º, CF
A meta da universalidade da cobertura e do atendimento a que se refere a CF é a de que as ações destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social alcancem todas as pessoas residentes no país, sem nenhuma distinção.
Está Correta
A meta do princípio da universalidade da cobertura e do atendimento é cobrir, através de benefícios e serviços, todos os riscos sociais existentes e atender a todas as pessoas sem nenhuma distinção e como isso não é possível veio como balanceador outro princípio, o da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços.
A previsão constitucional de um sistema especial de inclusão previdenciária para atender aos trabalhadores de baixa renda e àqueles sem renda própria que se dediquem exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência atende ao princípio da universalidade da cobertura e do atendimento na seara da previdência social.
QUESTÃO CORRETA.
EX.: SEGURADO FACULTATIVO. FOI CRIADO PARA ATENDER A TODOS.
Em respeito ao princípio da autonomia dos entes federados, em regra, o regime próprio de previdência social dos servidores públicos do DF poderá conceder aos seus filiados benefícios distintos dos previstos no RGPS, de que trata a Lei n. o 8.213/1991.
ERRADO.
De acordo com a lei LEI Nº 9.717, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998.
Art. 5º Os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal não poderão conceder benefícios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdência Social, de que trata a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, salvo disposição em contrário da Constituição Federal.
Conforme jurisprudência do STF fundamentada no princípio da seletividade, operações e bens relacionados à saúde são imunes a tributação.
ERRADA.
Medicamentos tem altos impostos, planos de saúde também. Logo, não existe imunidade tributária na saúde.