13. História do voto e dos Partidos no Brasil Flashcards
C ou E:
Para o cientista político Jairo Nicolau, autor de um livro sobre a história do voto, a República representou um retrocesso em relação ao Império, em razão da prática do voto de cabresto
C -> era o que o autor defendia em virtude da manipulação eleitoral exacerbada do período.
Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/122465-conheca-a-historia-do-voto-no-brasil/
C ou E:
O período da República Velha, que vai do final do Império até a Revolução de 1945, foi marcado por eleições legítimas.
E -> A República Velha vai até 1930 e foi marcada por eleições ILEGÍTIMAS.
As fraudes e o voto de cabresto eram muito comuns, com os detentores do poder econômico e político manipulando os resultados das urnas. Em uma eleição desse período, ocorrida no Rio de Janeiro, tantos eleitores votaram duas vezes que foi preciso empossar dois governadores e duas Assembleias Legislativas.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
O voto direto para presidente e vice-presidente apareceu pela primeira vez em qual Constituição e quem foi o 1º Presidente eleito dessa maneira e o que ocorreu em seguida?
- Apareceu pela 1ª vez na Constituição Republicana de 1891.
- Prudente de Morais foi o primeiro a ser eleito dessa forma.
- Foi após esse período que se instalou a chamada política do café-com-leite, em que o governo era ocupado alternadamente por representantes de São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Quando foi instituído o título de eleitor e por meio de qual instrumento? Qual a efetividade dessa medida?
- O título de eleitor foi instituído em 1881, por meio da chamada Lei Saraiva.
- Mas o novo documento não adiantou muito: os casos de fraude continuaram a acontecer porque o título não possuía a foto do eleitor.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
C ou E:
Depois da Proclamação da República, em 1889, o voto ainda não era direito de todos. Nesse período apenas os menores de 25 anos, mulheres solteiras, analfabetos, mendigos, soldados rasos, indígenas e integrantes do clero estavam impedidos de votar.
E -> o correto menores de 21 anos e mulheres (não apenas as solteiras) eram impedidos de votar.
No mais, está correto o restante da sequência de indivíduos trazidos na afirmação.
C ou E:
O Código Eleitoral de 1932 só permitia que votassem ou fossem votadas as mulheres casadas com o aval do marido ou as viúvas e solteiras com renda própria. O Código de 1934 retirou essas determinações, mas o voto feminino continuou sendo facultativo, com a obrigatoriedade prevista apenas para os eleitores homens. Apenas em 1946 o voto passou a ser obrigatório também para as mulheres.
C
-> Disponível em: https://apps.tre-go.jus.br/memorial/?page_id=11051
C ou E:
No início da década de 30, o voto passou a ser secreto, após a criação do TSE e dos TREs.
Mas esses avanços duraram pouco. No final de 1937, após o golpe militar, Getúlio Vargas instituiu o Estado Novo, uma ditadura que se prolongou até 1945. Durante oito anos, o brasileiro não foi às urnas uma única vez. O Congresso foi fechado, e o período, marcado pelo centralismo político.
C -> é chocante, mas é verdade.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
C ou E:
Em 1934 a Constituição promulgada em 16 de julho consagra o direito de as mulheres votarem, sem restrições de estado civil. O voto é facultativo para as mulheres, exceto para as servidoras públicas, que são obrigadas a votar.
C -> Fonte: Agência Câmara de Notícias