13- Hemocitopoese Flashcards
O que é hemocitopoese?
É o mesmo que de onde vem as células do sangue.
Quais as fases da hemocitopoese fetal?
FASE MESOBLÁSTICA: 19º dia aparece primeiras células do sangue Eritrócitos primitivos nos vasos sanguíneos.
FASE HEPÁTICA: Eritrócitos, granulócitos, monócitos, linfócitos, megacariócitos Pico no 3º/4º mês.
FASE MEDULAR:
Medula óssea com a ossificação
Pico ao nascimento.
E no adulto onde ocorre a hemocitopoese?
Na medula óssea (tecido líquido-gelatinoso
com nódulos linfáticos, sem vasos linfáticos), SE LOCALIZA:
-canal medular de ossos longos
-cavidades ossos esponjosos
Quais os tipos de medula óssea ?
- vermelha, hematogênica.
- amarela cél. adiposas, não hemotogênica, aumenta com a idade.
Quais as funções da Medula óssea ?
-vermelha:
Produz células do sangue 2,5 bilhões de eritrócitos, 2,5 bilhões de plaquetas e 1 bilhão de granulócitos/kg/dia liberação das células maduras é controlada por fatores de liberação, complemento, hormônios, toxinas bacterianas.
Armazena ferro ferritina e hemossiderina.
Destruição eritrócitos envelhecidos.
-amarela:
Retêm cél. mesenquimais indiferenciadas.
Pode se transformar em MO vermelha/hematogênica.
Qual é grande função das hemácias? e 35% do peso da hemácia é o que ?
Responsável por transportar oxigênio dos pulmões aos tecidos. É hemoglobina, que é responsável por esse transporte, pigmento vermelho. 1 Hb consegue transportar ate 4 O2.
E a eritropoese de onde vem os eritrócitos?
Proeritroblastos > Eritroblasto basófilo> Eritroblasto policromático> Eritroblasto ortocromático ou normoblasto> Reticulócito (anuclear) em 3 dias > eritrócitos (cel. madura)
baixa tensão O2 sanguíneo > células
intersticiais renais produzo hormonio ? Que estimula a síntese de ?
ERITROPOETINA.
hg + saída de
reticulócitos da Medula ossea.
A eritropoiese é regulada pelo hormônio eritropoietina que é produzido principalmente em células: a) Do rim. b) Do baço. c) Da adrenal. d) Do pâncreas. e) Da medula óssea.
A
Em relação a granulocitopoese. qual sua ordem? E quanto tempo dura ?
CÉLULA TRONCO
MIELOBLASTO: + imatura, grânulos azurófilos.
PROMIELÓCITO: aparecem grânulos específicos.
MIELÓCITO: núcleo esférico ou rim, aumenta grânulos específicos.
METAMIELÓCITO: núcleo com chanfradura (início lóbulos), difícil de ver no basófilo.
Só neutrófilo BASTONETE: núcleo em bastão curvado.
CÉLULA MADURA
Cerca de 11 dias.
Quais os órgãos linfoides primários?
Timo e MO.
Em relação a megacariócitos, qual é a ordem?
Megacarioblastos > Megacariócitos > Plaquetas.
Megacariocitopoese é o processo celular de proliferação e diferenciação dos megacariócitos, levando à produção de plaquetas. Sobre esse processo, assinale a alternativa incorreta:
a) O megacariócitos se localizam no interior dos capilares sinusóides da medula óssea
b) Prolongamentos dos megacariócitos penetram na luz dos capilares sinusóides para que possam se fragmentar.
c) Trombopoetina é um hormônio produzido pelo fígado, que estimula esse processo.
d) Megacarioblastos são precursores dos megacariócitos.
A
Onde é produzida a TROMBOPOETINA e qual a sua função?
No figado, sua função é proliferação e diferenciação
dos megacariócitos, acelera produção de plaquetas.
O tecido hematopoiético é um tipo de tecido conjuntivo responsável pela produção de
A) Lipídeos
B) Elementos figurados do sangue
C) Plasma sanguíneo
D) Células cancerígenas
B, O tecido hematopoiético é responsável pela produção de células sanguíneas e da linfa, e se localiza no interior de alguns tipos de ossos. Esse tecido é o precursor da medula óssea vermelha. Durante a infância, grande parte dos ossos do corpo possui esse tipo de medula; na fase adulta, a medula vermelha é encontrada principalmente nos ossos pélvicos, no osso esterno, nas costelas e na clavícula. Na fase embrionária, as células sanguíneas são formadas no baço e no fígado.
- Sobre a diferenciação sanguínea, associe corretamente:
I- Eritrocitopoiese
II- Granulocitopoiese
III- Megacariocitopoese
IV- Monocitopoiese
( ) Trombopoetina acelera a produção de plaquetas
( ) De acordo com o grau de maturação, as células eritrocíticas são chamas de: proeritroblastos, eritroblastos basófilos, eritroblastos policromáticos, eritroblastos ortocromáticos (ou acidófilos), reticulócitos e hemácias
( ) O mieloblasto é a célula mais imatura já determinada para formar exclusivamente os três tipos de granulócitos. Quando surge nela granulações citoplasmáticas específicas, ela passa a receber o nome de promielócito neutrófilo, eusinófilo ou basófilo, de acordo com o tipo de granulação presente.
( ) Os monócitos são produzidos na medula óssea a partir de células tronco pluripotentes , que irão originar células percussoras mielóides.
Assinale a sequência correta:
A) I, II, III, IV
B) II, I, IV, III
C) III, I, II, IV
D) IV, III, I, II
C, Eritropoiese é o processo de produção de eritrócitos, também denominados como hemácias ou células vermelhas do sangue. Eritrócitos tem aparência de um disco bicôncavo, eles não possuem núcleo e contêm hemoglobinas, com cadeias alfa e beta. Essa célula é responsável pelo transporte de oxigênio no organismo, sendo esta uma função vital desde o desenvolvimento do embrião até a vida adulta do organismo. A granulocitopoiese consiste na produção de células sanguíneas brancas que formam os granulócitos que, em circunstâncias normais, praticamente não é um componente ativo da hematopoese como é a eritropoese. Os granulócitos são células oriundas de células-tronco mielóides multipotentes que dão origem a células-tronco unipotentes e bipotentes. Megacariocitopoiese é o processo de desenvolvimento celular, que conduz à produção de plaquetas. Os monócitos são produzidos na medula óssea a partir de células tronco pluripotentes, que irão originar células percussoras mielóides. Estas células vão gerar os monoblastos, que por sua vez se transformarão em pró-monócitos, e posteriormente em monócitos que irão permanecer pouco tempo no sangue periférico, migrando para os tecidos e transformando-se em macrófago. É importante ressaltar que o monócito só se transforma em macrófago, caso algum tecido do organismo esteja sendo agredido por algum corpo estranho (vírus, bactérias, fungos, entre outros). Neste caso, o monócito migra da corrente sanguínea para o tecido agredido.
Onde o tecido hematopoiético está localizado?
A) No interior de ossos longos e em cavidades de ossos esponjosos
B) No interior do crânio
C) Revestindo os músculos
D) Entre, os ossos
A, O tecido hematopoiético é formado por fibras e tipos celulares que dão suporte às células formadoras do tecido sanguíneo (células pluripotentes). Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos neste tecido conjuntivo, a partir de tipos celulares precursores. Está localizado na medula óssea (tecido mieloide), em costelas, vértebras, ossos do crânio e extremidades do fêmur e úmero, caracterizando a medula óssea vermelha. É encontrado também em órgãos linfáticos, como baço, timo, linfonodos, nódulos linfáticos e tonsilas palatinas: tecido linfático ou linfoide.
Sobre a hemocitopoese assinale a alternativa incorreta
A) Na fase mesoblástica existem eritrócitos primitivos nos vasos sanguíneos
B) A fase hepática tem pico no 3º/4º mês
C) Fase medular tem pico ao nascimento
D) A medula óssea se localiza no hipocôndrio esquerdo
D, Iniciando no primeiro mês de vida pré-natal, surgem as primeiras células fora do embrião, são os eritroblastos primitivos.Na sexta semana, tem início a hematopoiese no fígado; o principal órgão hematopoiético nas etapas inicial e intermediária da vida fetal. Na fase intermediária da vida fetal, o baço e os nodos linfáticos desempenham um papel menor na hematopoiese, mas o fígado continua a dominar essa função. Na segunda metade da vida fetal, a medula óssea torna-se cada vez mais importante para a produção de células sanguíneas.
Sobre a medula óssea assinale a alternativa incorreta
A) É um tecido líquido-gelatinoso com nódulos linfáticos, sem vasos linfáticos
B) O subtipo vermelho aumenta com a idade
C) A medula pode armazenar ferro
D) A medula pode reter células mesenquimais indiferenciadas
B, O subtipo amarelo aumenta com a idade, ele não é hematogênico e é rico em células adiposas. A medula óssea, também conhecida como tutano, é um tecido líquido-gelatinoso que preenche a cavidade interna de vários ossos e fabrica os elementos figurados do sangue periférico como: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. A medula óssea é um órgão hematopoiético. Ela é constituída pelas linhagens que originam os três elementos citados acima, de células que tomam parte na fabricação do osso (osteoblastos e osteoclastos), de células e fibras que compõem uma malha para sustentar todas as células referidas (fibras e células reticulares). Ao nascermos todos os nossos ossos contêm medula capaz de produzir sangue, glóbulos brancos e plaquetas: a “medula vermelha”. Com a passagem dos anos, a maior parte da medula vai perdendo sua função, sendo substituída por tecido gorduroso que passa a ser chamada de “medula amarela”.