1.1 Ferramentas de gestão pública: detalhamento das ferramentas de diagnóstico organizacional. Flashcards

1
Q

A Matriz BCG é uma ferramenta de análise de portfólio que classifica os produtos de uma organização de acordo com o “crescimento do mercado” e a “participação desse produto no mercado”. Essa matriz tem por objetivo identificar quais produtos tem um maior potencial de gerar lucros e quais devem ser descartados para evitar prejuízos. Dessa forma, quais são as quatro classificações que os produtos podem receber na avaliação dessa matriz?

A
  • Estrela: são os produtos que possuem alta participação em um mercado, que por sua vez, está em elevado crescimento. Portanto, tem grande potencial de lucratividade.
  • Interrogação: O mercado está em alto crescimento, porém, o produto possui baixa participação no mercado.
  • Vaca Leiteira: O produto possui alta participação no mercado, que por sua vez está estabilizado ou em baixo crescimento. Considerado o melhor momento para lucrar, pois necessita de pouco investimento para manter o destaque no mercado.
  • Abacaxi/Cachorro: Nesse cenário o produto possui baixa participação em um mercado que não está em crescimento, o que geralmente quer dizer que esse produto deve ser abandonado.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A Matriz GE/McKinsey é uma ferramenta de análise de portfólio que analisa produtos pelas variáveis “atratividade do mercado” e “força competitiva”. O intuito da análise é de auxiliar organizações no desenvolvimento de estratégias. Quais quadrantes são formados com o cruzamento das variáveis dessa matriz e o que cada um deles significa?

A

A Matriz GE/McKinsey possui 9 quadrantes por cruzar três diferentes cenários de cada uma das suas duas variáveis, ou seja,
a atratividade do mercado/força competitiva pode ser alta, média ou baixa.
Esse cruzamento forma três quadrantes maiores que são distinguidos por cores:

  • Quadrante Verde: Investir recursos naquelas atividades, produtos ou Unidades Estratégicas de Negócios (UENs) que apresentam alta atratividade do mercado, combinada com uma elevada força competitiva por parte da organização. Portanto, deve-se manter o produto, investir no mercado, e buscar o crescimento.
  • Quadrante Amarelo: Manter cautela em relação aqueles produtos ou UENs que se encontram “na média”. Ou seja, deve-se analisar se vale a pena manter o produto/UEN no mercado. Devem ser selecionados para receber investimentos apenas aquelas UENs, produtos ou atividades que têm maior potencial de crescimento.
  • Quadrante Vermelho: Desinvestir os recursos que se encontram alocados nas atividades, produtos ou UENs que possuem baixa atratividade no mercado aliada a uma fraca posição competitiva no mercado. Portanto, deve-se vender o produto/UEN e sair do mercado.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Matriz Ansoff também é uma ferramenta de análise de portfólio, mas que se diferencia das outras por levar em consideração a possibilidade de criação de novos produtos ou novos mercados. Nesse contexto, a Matriz Ansoff dispõe sobre 4 tipos de estratégias, quais são elas?

A

1 - Penetração de mercado: A organização busca aumentar a sua participação em um mercado existente, através de produtos que também já existem.

2 - Desenvolvimento de Mercado: Nesse tipo de estratégia, a organização busca explorar um mercado novo, através de produtos que já existem.

3 - Desenvolvimento de Produto: É a estratégia que tem por objetivo explorar mercados que já existem, com a criação de novos produtos.

4 -Diversificação: Trata-se da estratégia que tem por objetivo explorar um mercado novo, com a criação de novos produtos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O Modelo de Porter, também chamado de As 5 Forças de Porter, é uma técnica que facilita estabelecer o direcionamento estratégico e competitivo das organizações. Quais são as cinco forças competitivas identificadas por Porter para se entender a estrutura do mercado em que uma organização está inserida?

A

De acordo com Porter, as cinco forças competitivas são:
1) Poder de Barganha dos Fornecedores; 2) Poder de Barganha dos Clientes; 3)Rivalidade Entre Concorrentes; 4) Ameaça de Novos Entrantes; 5)Ameaça de Produtos Substitutos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Porter explica que é importante que as empresas construam vantagens competitivas e adotem posições defensivas, no intuito de que sejam capazes de combater as cinco forças competitivas. Para isso ele sugere as Três Estratégias Competitivas Genéricas, quais são elas?

A

As Três Estratégias Competitivas Genéricas propostas por Porter são:

1- Liderança em Custo Total: Essa estratégia busca tornar a organização
mais competitiva através da fabricação de produtos mais baratos do que os produtos dos concorrentes. A organização busca liderar os custos do mercado e, desta forma, combater as cinco forças competitivas.

2- Diferenciação: Trata-se de uma estratégia que tem por objetivo o desenvolvimento de produtos diferenciados, ou seja, a empresa busca criar produtos que sejam reconhecidos
pelos clientes como “únicos” e “inigualáveis”.

3- Enfoque: Consiste em uma estratégia de atuação em determinados nichos de mercado. O foco poderá ser em um mercado muito especializado (mercado específico) ou em determinados perfis de consumidores (consumidores específicos).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Além de abordar as cinco forças competitivas, Porter também criou o conceito de Cadeia de Valor. A cadeia de valor é um conjunto de atividades que a empresa realiza para elaborar, produzir e comercializar os seus produtos e serviços. Nesse contexto, o que são as atividades primárias e secundárias que compõem a cadeia de valor? E quais são elas?

A

A cadeia de valor relaciona as diversas atividades estratégicas relevantes da organização e as segmenta em atividades principais (ou primárias) e atividades de apoio (ou secundárias).

  • Atividades Primárias: são aquelas relacionadas ao “caminho” completo que um produto percorre, desde a recepção da matéria-prima até o serviço de pós-venda. São elas: 1) Logística Interna; 2) Operações ; 3)Logística Externa; 4)Marketing e Vendas; e 5) Serviços.
  • Atividades Secundárias: são aquelas que dão suporte às atividades primárias. São elas: 1)Aquisição (Compras); 2) Desenvolvimento de Tecnologias; 3) Gerência de Recursos Humanos; 4) Infraestrutura da Empresa.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Além de abordar as cinco forças competitivas, Porter também criou o conceito de Cadeia de Valor. A cadeia de valor é um conjunto de atividades que a empresa realiza para elaborar, produzir e comercializar os seus produtos e serviços. Nesse contexto, qual é o conceito de Margem?

A

De acordo com Porter, todas as atividades primárias e secundárias de uma empresa estão aptas a produzirem margem. Essa margem se conceitua como o valor da diferença entre o custo de produção e o valor percebido pelo cliente. Ou seja, o valor agregado ao produto que possibilita um maior alcance do preço dos produtos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Kaplan e Norton desenvolveram uma ferramenta estratégica denominada Balanced Scorecard (BSC). Trata-se de um sistema balanceado de monitoramento de resultados que tem por objetivo a implementação e o acompanhamento da estratégia organizacional, por meio do
estabelecimento de indicadores, objetivos e metas. Quais tipos de indicadores são levados em consideração por essa ferramenta? E quais são as quatro perspectivas em que esses indicadores ocorrem?

A

O Balanced Scorecard (BSC) leva em consideração tanto os indicadores financeiros, que eram os tradicionalmente avaliados no controle, monitoramento e análises de desempenho de organizações, quanto os indicadores estratégicos, que exploram os processos e resultados internos da estratégia organizacional.

Para Kaplan e Norton, esses indicadores podem ocorrer em quatro perspectivas:
1) Perspectiva Financeira;
2) Perspectiva de Clientes;
3) Perspectiva de Processos Internos;
4) Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Com o objetivo de traduzir as estratégias em objetivos e resultados, Kaplan e Norton sustentam que o Balanced Scorecard (BSC) deve seguir 04 passos, no intuito de integrar o planejamento estratégico ao orçamento operacional a longo prazo. Quais são esses passos?

A

1 - Estabelecimento de metas de superação;
2 - Identificação e racionalização das iniciativas estratégicas;
3 - Identificação de iniciativas críticas que envolvam mais de uma unidade de negócios; e
4 - Vinculação da estratégia à alocação de recursos e aos orçamentos anuais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Para Kaplan e Norton há 03 pessoas que desempenham papéis críticos para a formulação e incorporação do Balanced Scorecard (BSC). Quem são elas?

A

O arquiteto: É o alto executivo (normalmente da área de apoio) que é responsável pela construção e incorporação do BSC ao sistema gerencial da empresa.

O agente de mudanças: É um representante do executivo principal. Ele auxilia na incorporação do BSC aos processos gerenciais, ou seja, ajuda a moldar a rotina de uso do BSC (novo sistema gerencial).

O comunicador: É o responsável por comunicar as novas estratégias aos funcionários, bem como conquistar o apoio e incentivar a adesão de todos os funcionários ao novo sistema gerencial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A Matriz GUT (ou Matriz Gravidade, Urgência e Tendência) é uma ferramenta utilizada para priorizar os problemas. Ela auxilia os gestores a avaliarem os diversos problemas e “priorizar”
aqueles mais importantes. Explique os três fatores utilizados pela matriz para avaliar e quantificar os problemas.

A

Gravidade: para quantificarmos o nível de gravidade, precisamos avaliar se o problema afeta os objetivos ou resultados da organização. Analisa-se o grau de dano ou prejuízo que esse problema poderá trazer à organização.

Urgência: avalia-se o prazo que a organização possui para agir sobre o problema, ou seja, analisa-se “quando” esse problema irá ocorrer e quanto tempo a organização terá para resolver essa situação.

Tendência: avalia de que forma esse problema irá se desenvolver caso a organização não atue sobre ele. Trata-se do “padrão de desenvolvimento” da situação., ou seja, se avalia o quanto pior (ou melhor) serão os impactos desse problema com o passar do tempo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

De acordo com a Matriz GUT, o fator Tendência pode indicar três situações de um problema, quais são elas?

A
  • Estabilidade: mesmo sem intervenção da organização, o problema se manterá estável com o passar do tempo.
  • Agravamento: caso a organização não atue sobre o problema, ele irá se agravar com
    o passar do tempo.
  • Atenuação: trata-se do problema que irá “regredir” com o passar do tempo, mesmo
    que a organização não atue sobre ele.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Na Matriz GUT, após a análise dos problemas de uma organização pelos três fatores (Gravidade, Urgência e Tendência), como esses problemas serão rankeados para definição da ordem de priorização de resolução dos mesmos?

A

Após a análise (realizada através de algumas “perguntas-padrão”), os problemas da organização recebem notas (que variam de 1 a 5) para cada um dos fatores. Essas notas são multiplicadas e, então, pode ser possível estabelecer o grau de importância de cada problema. Quanto maior for o resultado obtido, maior será a prioridade do problema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly