1 ECOLOGIA 1.6 Fluxo de energia Flashcards
A produtividade secundária líquida é 1, que irá ser acumulada nos consumidores 2 e será disponibilizada para 3.
A produtividade secundária líquida é a quantidade de matéria orgânica, que irá ser acumulada nos consumidores primários e será disponibilizada para o nível trófico seguinte.
A quantidade de matéria orgânica absorvida por um herbívoro durante certo intervalo de tempo corresponde à 1.
A quantidade de energia acumulada nos herbívoros, disponível para o nível trófico seguinte (já descontando o que o animal gastou para suas atividades) constitui a 2.
A quantidade de matéria orgânica absorvida por um herbívoro durante certo intervalo de tempo corresponde à produtividade secundária bruta (PSB). A quantidade de energia acumulada nos herbívoros, disponível para o nível trófico seguinte (já descontando o que o animal gastou para suas atividades) constitui a produtividade secundária líquida.
Nos ecossistemas aquáticos as pirâmides de biomassa são 1.
Nesses ecossistemas, a biomassa de fitoplâncton pode ser 2 que a de zooplâncton. A 3 da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a do zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. Se for medida a média de um ano inteiro, poderemos observar que a quantidade média de fitoplâncton foi 4 que a de zooplâncton.
Nos ecossistemas aquáticos as pirâmides de biomassa são invertidas.
Nesses ecossistemas, a biomassa de fitoplâncton pode ser menor que a de zooplâncton. A inversão da pirâmide ocorre porque a biomassa é relativa apenas àquele momento, não considerando a velocidade de reprodução do fitoplâncton, que é maior que a do zooplâncton, o que permite a sua rápida renovação. Se for medida a média de um ano inteiro, poderemos observar que a quantidade média de fitoplâncton foi maior que a de zooplâncton.
CADEIA ALIMENTAR
A energia segue um fluxo 1 de modo que ela diminui dos niveis troficos 2.
CADEIA ALIMENTAR
A energia segue um fluxo unidirecional, de modo que ela diminui dos niveis troficos mais distantes.