zoonoses Flashcards
Características do reservatório do agente infeccioso
agente infeccioso, no qual este vive, cresce e se multiplica, é indispensável para a perpetuação do agente, podem comportar-se como reservatório ou fontes de infecção: o homem, os animais e o ambiente.
existem dois tipos de reservatório humano
- pessoas com doença clinicamente discernível.
- portadores(portador é o indivíduo que não apresenta sintomas)
portador ativo convalescente
pessoa que se comporta como portador durante e após o período de uma doença infecciosa.
portador ativo crônico
pessoa que continua a abrigar o agente etiológico muito tempo após o período da doença, ou seja a pessoa abriga o agente mas não apresenta a doença por certo período.
portador ativo incubado ou precoce
pessoa que se comporta como portador durante o período de incubação de uma doença
portador passivo
pessoa que nunca apresentou sintomas de determinada doença transmissível, não os está apresentando e não os apresentará no futuro
portador pode ser eficiente
elimina o agente pra infectar outras pessoas
portador pode ser ineficiente
As zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde
peste, leptospirose, febre maculosa brasileira, hantavirose, doença de Chagas, febre amarela, febre d e chikungunya e febre do Nilo Ocidental. Outras doenças de transmissão vetorial que acometem somente a espécie humana, como dengue e malária, também podem ser parte integrante das atribuições da área de vigilância de zoonoses.
As zoonoses de relevância regional ou local
toxoplasmose, esporotricose, ancilostomíase, toxocaríase (larva migrans cutânea e visceral), histoplasmose, criptococose, complexo equinococose – hidatidose, entre outras.
As zoonoses emergentes ou reemergentes
são doenças novas (exóticas) e aquelas que reaparecem após período de declínio significativo ou com risco de aumento no futuro próximo, promovendo significativo impacto sobre o ser humano, devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas e morte.
Vigilância ativa
zoonoses monitoradas por programas nacionais de vigilância e controle do Ministério da Saúde:
as ações caracterizam-se por serem executadas de forma permanente a fim de subsidiar os programas de controle existentes.
Vigilância ativa
zoonoses de relevância regional ou local e zoonoses emergentes e reemergentes:
caracteriza-se pelo desenvolvimento e pela execução sistemática de medidas que visem identificar, oportuna e precocemente o risco real.
vigilância passiva
Caracteriza-se por viabilizar meios para a identificação oportuna e precoce de uma situação de risco real (iminente) relacionada a zoonoses ou de ocorrência de zoonoses na área em questão, possibilitando que a área de vigilância de zoonoses local possa intervir com ações de controle.
prevenção
as ações de prevenção de zoonoses caracterizam-se por serem executadas de forma temporária ou permanente, dependendo do contexto epidemiológico, por meio de ações, atividades e estratégias de educação em saúde, manejo ambiental e vacinação animal.