ZOO I Flashcards
Clostridium perfringens são …
bastonetes, anaeróbios, Gram-POSITIVOS, comensais do trato gastrointestinal de homens e animais.
A diarreia AGUDA causada pelo Cl. perfringens deve-se à produção de uma enterotoxina, a
a α-toxina
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por ……. em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o ….. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de …..
Soroaglutinação…. soro sanguíneo….. conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
A enterotoxina do Clostridium perfringens é associada à esporulação, possivelmente induzida pelo ambiente ácido do estômago. Essa toxina é uma proteína TERMO….. de 36 mil Da de tamanho. E destruída pelo calor (o valor D90 é de 4 minutos) e poucos casos de intoxicação alimentar são causados por sua ingestão.
Termossensível
Formas de transmissão brucelose: Animais:
Contato com a bactéria em restos placentários (via oral, conjuntival, pele), inseminação artificial ou monta natural.
Em geral, a Taenia saginata adulta mede de…. comprimento; raramente, …… O escólex não tem….
5 a 8 m……até 15 m……rostelo, tampouco ganchos.
Em bovinos, o cisticerco maduro, C. bovis, é ……, ……………………, preenchido com líquido, no qual, em geral, o escólex é claramente visível. À semelhança da tênia adulta, não tem rostelo, tampouco ganchos.
branco-acinzentado…..oval e com cerca de 0,5 a 1,0 de comprimento e 0,5 cm de largura
Segundo o manual do CRMV, …………..são suscetíveis à Tuberculose.
todos os mamíferos
No Brasil, a febre maculosa também é conhecida como
tifo transmitido pelo carrapato, febre petequial ou febre maculosa brasileira.
A longevidade dos cistos varia de semanas a anos. Quando MORREM, em geral são substituídos por
massa friável caseosa, que pode se tornar calcificada.
Na maioria dos hospedeiros naturais da Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, a infecção não é
aparente.
Dentre as zoonoses que acometem os suínos, a tuberculose e as micobacterioses são doenças infecciosas crônicas e cosmopolitas, sendo que esses animais podem ser infectados por
Mycobacterium tuberculosis, M. bovis, várias espécies do complexo MAIS (M. avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum), e ainda por outras micobactérias
As micobactérias do complexo MAIS causam lesões ……………….. do trato gastrointestinal de suínos, a …………… , que leva a sérias perdas no abate desses animais, ocasionando prejuízos tanto para o produtor quanto para a indústria
granulomatosas nos linfonodos………..linfadenite granulomatosa
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS tem importância para
os indivíduos com deficiência imunológica.
Os bacilos da lesão tuberculosa do parênquima pulmonar propagam-se ao linfonodo satélite, no qual desencadeiam a formação de novo granuloma, constituindo, assim, o
complexo primário.
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via
respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o microrganismo.
Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores:
virulência do microrganismo, carga infectante e resistência do hospedeiro.
Na fase seguinte, caso não sejam destruídos, os bacilos irão se multiplicar dentro dos macrófagos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos por fatores quimiotáticos liberados pelos próprios bacilos.
a terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de………após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por ……..
2 a 3 semanas …….células e reação de hipersensibilidade retardada.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das
micobactérias.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação de
granulomas.
tais ……… são constituídos por uma parte central, por vezes com área de necrose de caseificação, circundada por células epitelióides, células gigantes, linfócitos, macrófagos e uma camada periférica de fibroblastos.
granulomas
O contato direto com animais enfermos com……, na maioria dos casos com bovinos, pode resultar em infecção cutânea em fazendeiros e veterinários que não têm uma proteção adequada. Foram registrados também alguns surtos nosocomiais não associados a alimentos, a maior parte em berçários. Há relatos de infecção do neonato no canal do parto, onde pode existir a presença do micro-organismo na cérvix. Outra forma relatada foi através de transplante de órgãos”.
L. monocytogenes
Os municípios com transmissão canina de Leishmaniose Visceral são considerados …..
enzoóticos
Os municípios com transmissão canina de Leishmaniose Visceral são considerados …..
enzoóticos
Na …poucos sinais clínicos são observados nos animais in vivo, as lesões são visíveis apenas nas avaliações post mortem.
Cisticercose
Todo cão com manifestações clínicas compatíveis com Leishmaniose Visceral Canina e que apresente teste sorológico reagente ou exame parasitológico positivo é considerado um caso canino ….
Confirmado
10% dos registros da febre maculosa são em
crianças menores de 9 anos de idade.
Na febre maculosa, a ….. é o agente etiológico mais frequente e produz casos mais graves, embora existam outras espécies de riquétsias infectantes associadas à doença”.
Rickettsia rickettsii
O tratamento etiológico da Doença de Chagas tem como objetivos prevenir lesões orgânicas ou sua evolução, diminuir a possibilidade de transmissão porT. cruzi, com possibilidade de cura dependendo da faixa etária e fase clínica da doença. É indicado para
todos os casos em fase aguda e de reativação da doença.
No caso de doença de chagas, para as pessoas ….. a indicação do tratamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso, tendo maior benefício naqueles na forma indeterminada, especialmente crianças, adolescentes e adultos até 50 anos de idade”.
na fase crônica,…indeterminada
Os carrapatos permanecem infectados com as riquétsias durante toda a vida, em geral de
18 a 36 meses.
Nos humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétsia, e a transmissão geralmente ocorre quando
o artrópode permanece aderido ao hospedeiro
Nos carrapatos, a perpetuação das riquétsias é possibilitada por meio da
transmissão vertical (transovariana), da transmissão estádio-estádio (transestadial) ou da transmissão através da cópula, além da possibilidade de alimentação simultânea de carrapatos infectados com não infectados em animais com suficiente riquetsemia.
Como prevenção à toxoplasmose, deve ser evitado o consumo de leite….. não pasteurizado.
de cabra
Apesar de ocorrer infecção em animais domésticos, não há evidências científicas que comprovem o papel desses animais como reservatórios das espécies de leishmânias, sendo considerados hospedeiros acidentais da
Leishmaniose Tegumentar
Recomenda-se o ….. como fármaco de primeira escolha para o tratamento da Leishmaniose Visceral em animais, exceto em algumas situações, nas quais se recomenda o uso da ……., prioritariamente em sua formulação lipossomal.
antimoniato de N-metil glucamina…..anfotericina B
A ….. é a única opção no tratamento de gestantes e de pacientes que tenham contraindicações ou que manifestem toxicidade ou refratariedade relacionada ao uso dos antimoniais pentavalentes.”
anfotericina B lipossomal
Período de Incubação da LVH e LVC:
Homem: 10 dias a 24 meses, com média entre 2-6 meses
Cão: 3 meses a vários anos, com média de 3-7 meses
…. é um achado característico da leptospirose e é observada em cerca de 30% dos pacientes. Esse sinal aparece no final da fase precoce e caracteriza-se por hiperemia e edema da conjuntiva ao longo das fissuras palpebrais.
Sufusão conjuntival
Em cães, o botulismo é controlado basicamente pela prevenção do acesso a carcaças de animais em decomposição e lixo em geral. Tanto em cães quanto em aves a vacinação
não é uma medida profilática usual.
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS
tem importância para os indivíduos com deficiência imunológica.
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem …… Os tipos …… de Cl. perfringens são patógenos humanos, enquanto os tipos …… são patógenos animais.
PLASMIDIAL……A, C e D….. B, C, D e E
Brucella ceti
Cetáceos
Os macacos dos gêneros ……., são mais sensíveis ao vírus amarílico e apresentam taxa de letalidade mais elevada.
Alouatta e Ateles
C. perfringens é comumente isolado de alimentos, principalmente dos produtos cárneos derivados de ……. No entanto, as cepas com o gene cpe são nessas espécies, sendo que seus reservatórios ainda não estão bem estabelecidos.
bovinos e aves……pouco frequentes
As diferentes espécies de Brucella se dividem em dois grupos, segundo a característica de suas colônias em cultura, em amostras……. (B. abortus, B. suis e B. melitensis) e amostras (B. canis e B. ovis).
lisas…..rugosas
No Brasil a principal forma de transmissão da Leishmaniose é através da picada de fêmeas de insetos fleblotomíneos das espécies Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi infectados com as formas …… do agente.
PROMASTIGOTAS
Os tipos …… são os principais causadores de botulismo humano (tipos ….. em animais).
A, B, E e F…..C e D
Existem cinco tipos (A a E) de Cl. perfringens, os quais são divididos de acordo com a presença das principais toxinas letais, das quais três são de origem plasmidial. Os tipos ……de Cl. perfringens são patógenos humanos, enquanto os tipos …… são patógenos animais.
A, C e D …..B, C, D e E
As manifestações clínicas da ….. mais frequentes são: crises epilépticas (62%), síndrome de hipertensão intracraniana (38%), meningite (35%), distúrbios psíquicos (11%), forma apoplética ou endarterítica (2,8%) e síndrome m edular (0,5%).
neurocisticercose
A disseminação da brucelose entre rebanhos ocorre usualmente pela
introdução de animais assintomáticos cronicamente infectados.
As dermatofitoses são causadas por fungos
filamentosos, queratinofílicos e queratinolíticos pertencentes aos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.
O Mycobacterium tuberculosis e o Mycobacterium bovis estão classificados como patógenos da classe de risco ……, cujo risco individual é alto e para a comunidade é
3 (TRÊS!)…. LIMITADO.
As picadas …… dos carrapatos transmissores da Febre Maculosa são as que têm a maior probabilidade de transmitir a Rickettsia rickettsii.
das larvas e das ninfas
O período de incubação no Botulismo ALIMENTAR pode variar de
duas horas a 10 dias, com média de 12 a 36 horas.
Quanto maior a concentração de TOXINA no alimento ingerido,
menor o período de incubação.
As diferentes espécies de Brucella se dividem em dois grupos, segundo a característica de suas colônias em cultura, em amostras lisas ……. e amostras rugosas…..
(B. abortus, B. suis e B. melitensis)…… (B. canis e B. ovis).
Muitas características, inclusive a propriedade tintorial, superpõem-se nos gêneros Mycobacterium e ….., tornando difícil, em alguns casos, a diferenciação entre ambos.
Nocardia
Os principais sintomas apresentados na infecção pelo V. parahaemolyticus são:
diarreia aquosa profusa sem sangue ou muco, dores abdominais, vômito e febre.
Ao contrário, dose infecciosa não é ……., mas é útil como indicador relativo da ….
um limiar preciso abaixo do qual pessoas não se tornam infectadas…… infectividade de um patógeno de origem alimentar.
A vacina BCG, sigla decorrente da expressão bacilo de Calmette-Guérin, é preparada a partir de uma cepa derivada do Mycobacterium……, atenuada por sucessivas passagens através de meio de cultura. Confere poder protetor às formas graves de tuberculose, decorrentes da primo-infecção.
bovis
Uma característica importante no quadro clínico do botulismo é a preservação da.
consciência. Na maioria dos casos, também não há comprometimento da sensibilidade, o que auxilia no diagnóstico diferencial com outras doenças neurológicas
A tuberculinização é uma medida da imunidade celular contra M.bovis por uma reação de hipersensibilidade retardada (tipo IV). A reação tuberculínica, a bacteriologia e a histopatologia são os métodos mais utilizados para o diagnóstico da Tuberculose Bovina e bubalina. A grande inespecificidade dos sinais clínicos, a dificuldade de isolamento do M. bovis do animal vivo e o baixo nível de anticorpos durante o período inicial de infecção faz com que os diagnósticos clínico, bacteriológico e sorológico tenham um valor ….
relativo.
Não existem estimativas da proporção de pacientes com tuberculose causada pelo M. Bovis, no entanto é importante que o sistema de saúde esteja atento à possibilidade de ocorrência deste agente. Em alguns locais, ele assume o papel de principal agente etiológico causador da doença, apresentando-se de……. ao M. tuberculosis mas com maior incidência da forma ganglionar e outras……. Sua ocorrência é mais frequente em comunidades que consomem leite e produtos derivados (não pasteurizados ou fervidos) de rebanho bovino infectado, em pacientes provenientes de áreas rurais e em profissionais (veterinários, ordenhadores, funcionários de matadouros, entre outros).
FORMA IDÊNTICA….. EXTRAPULMONARES
O botulismo intestinal EM HUMANOS manifesta-se, inicialmente, por constipação e irritabilidade, seguidas de sinais e sintomas neurológicos caracterizados por dificuldade de controle dos movimentos da cabeça, sucção fraca, disfagia, choro fraco, hipoatividade e paralisias…….., que podem progredir para comprometimento respiratório.
BILATERAIS DESCENDENTES
A infecção pelo M. bovis se propaga nos animais
independentemente do sexo, da raça ou da idade.
A carne …… uma fonte importante de transmissão da bactéria., a não ser quando estiver pouco cozida ou mal assada.
não é
Uma característica importante no quadro clínico do botulismo é a ……… Na maioria dos casos, também não há comprometimento da sensibilidade, o que auxilia no diagnóstico diferencial com outras doenças neurológicas.
PRESERVAÇÃO da consciência.
O tratamento térmico de alimentos enlatados de baixa acidez a 121 °C, por 3 minutos ou equivalente eliminará os endósporos de Cl. botulinum. Essa bactéria …… se multiplicar em alimentos ácidos ou acidificados com pHs menores do que 4,6.
NÃO pode
A B.suis (biovariedades …. ), que infecta primariamente suínos, está presente no Brasil, com uma prevalência ….
1-5….. muito baixa.
As colônias de Brucella spp. lisas apresentam o LPS constituído fundamentalmente por um ……, composto por um homopolímero da perosamina (N, formil-4-amino,4,6-dideoximanose), enquanto as colônias de Brucella spp. rugosas apresentam esta cadeia de maneira deficiente ou até mesmo ausente
POLISSACARÍDEO (cadeia O)
Os ovos de Taenia solium e T. saginata são ……………… no microscópio.
praticamente iguais e não podem ser diferenciados
Quanto às espécies marinhas de Brucella,
há poucos registros de infecções humanas, na maioria dos casos ocasionada por acidentes em laboratórios.
No Brasil a principal forma de transmissão da Leishmaniose é através da picada de fêmeas de insetos da família……, subfamília dos …….., das espécies …….infectados com as formas ….. do agente.
Psychodidae…….. fleblotomíneos…..Lutzomyia longipalpis e Lutzomyia cruzi……promastigotas
A Influenza Aviária é provocada por vírus da família Orthomixoviridae, gênero Influenzavirus A, com genoma de RNA e envelopado. Existem três tipos de vírus (A, B e C), mas somente o tipo A afeta as aves. Possui glicoproteínas na superfície do virion e as principais são as……
16 hemaglutininas (HA) e as 9 neuraminidases (N).
Em humanos, a infecção alimentar causada por C. perfringens ocorre devido ao consumo de produtos cárneos contaminados com grande quantidade de
ESPOROS de C. perfringens produtores de enterotoxina.
As brucelas …… hospedeiro-específicas. A infecção no hospedeiro ……. é seguida por aborto e subsequente infertilidade temporária ou permanente.
não são……preferencial
Larva Migrans Cutânea é causada por larvas de …….dos helmintos Ancylostoma braziliense, A. caninum, Uncinaria stenocephala, Gnathostoma spinigerum, A. duodenale, Necator americanus, Strongyloides stercoralis e formas imaturas de Dirofilaria.
3º estágio (L3)
A forma mais comum de toxinfecção por Cl. perfringens é caracterizada por cólicas abdominais …..e diarreias que iniciam 8 a 12 horas após o consumo do alimento contendo….. quantidade do micro-organismo capaz de produzir as toxinas causadoras da enfermidade.
INTENSAS ….. GRANDE
As lesões pulmonares têm início na junção …..com disseminação para os alvéolos e linfonodos brônquicos, podendo regredir, persistir estabilizadas ou progredir.
BRONQUÍOLO ALVEOLAR
Botulismo Alimentar: as manifestações EM HUMANOS começam no território dos nervos cranianos e evoluem no sentido …… Essa particularidade distingue o botulismo da síndrome de Guillain-Barré, que é uma paralisia flácida aguda ….
DESCENDENTE….ASCENDENTE
A principal característica da brucelose na espécie humana é, na sua fase inicial, a presença de febre
aguda ou sub-aguda, quase sempre intermitente, acompanhada de mal estar geral, anorexia e prostração.
As colônias de Brucella spp. LISAS apresentam o LPS constituído fundamentalmente por um ……, enquanto as colônias de Brucella spp. RUGOSAS apresentam esta …..de maneira deficiente ou até mesmo ausente (Gorvel e Moreno, 2002).
polissacarídeo (cadeia O), composto por um homopolímero da perosamina (N, formil-4-amino,4,6-dideoximanose)…..cadeia O
O diagnóstico definitivo da tuberculose é realizado mediante
o isolamento e a identificação do agente por métodos bacteriológicos.
Após a ingestão de …..de Toxoplasma gondii, e liberação de ….. para a circulação sanguínea e linfática, se o hospedeiro intermediário for uma fêmea gestante, o parasito pode invadir os tecidos do feto.
oocistos ou cistos ….TAQUIZOÍTOS