ZOO I Flashcards
Clostridium perfringens são …
bastonetes, anaeróbios, Gram-POSITIVOS, comensais do trato gastrointestinal de homens e animais.
A diarreia AGUDA causada pelo Cl. perfringens deve-se à produção de uma enterotoxina, a
a α-toxina
O diagnóstico é baseado na detecção da toxina botulínica por ……. em camundongos. Em humanos, cães e aves comumente utiliza-se o ….. Já em bovinos, devido à alta sensibilidade desta espécie às toxinas botulínicas, preconiza-se a utilização de …..
Soroaglutinação…. soro sanguíneo….. conteúdo intestinal ou fragmentos do fígado.
A enterotoxina do Clostridium perfringens é associada à esporulação, possivelmente induzida pelo ambiente ácido do estômago. Essa toxina é uma proteína TERMO….. de 36 mil Da de tamanho. E destruída pelo calor (o valor D90 é de 4 minutos) e poucos casos de intoxicação alimentar são causados por sua ingestão.
Termossensível
Formas de transmissão brucelose: Animais:
Contato com a bactéria em restos placentários (via oral, conjuntival, pele), inseminação artificial ou monta natural.
Em geral, a Taenia saginata adulta mede de…. comprimento; raramente, …… O escólex não tem….
5 a 8 m……até 15 m……rostelo, tampouco ganchos.
Em bovinos, o cisticerco maduro, C. bovis, é ……, ……………………, preenchido com líquido, no qual, em geral, o escólex é claramente visível. À semelhança da tênia adulta, não tem rostelo, tampouco ganchos.
branco-acinzentado…..oval e com cerca de 0,5 a 1,0 de comprimento e 0,5 cm de largura
Segundo o manual do CRMV, …………..são suscetíveis à Tuberculose.
todos os mamíferos
No Brasil, a febre maculosa também é conhecida como
tifo transmitido pelo carrapato, febre petequial ou febre maculosa brasileira.
A longevidade dos cistos varia de semanas a anos. Quando MORREM, em geral são substituídos por
massa friável caseosa, que pode se tornar calcificada.
Na maioria dos hospedeiros naturais da Rickettsia rickettsii, causadora da febre maculosa, a infecção não é
aparente.
Dentre as zoonoses que acometem os suínos, a tuberculose e as micobacterioses são doenças infecciosas crônicas e cosmopolitas, sendo que esses animais podem ser infectados por
Mycobacterium tuberculosis, M. bovis, várias espécies do complexo MAIS (M. avium, M. intracellulare e M. scrofulaceum), e ainda por outras micobactérias
As micobactérias do complexo MAIS causam lesões ……………….. do trato gastrointestinal de suínos, a …………… , que leva a sérias perdas no abate desses animais, ocasionando prejuízos tanto para o produtor quanto para a indústria
granulomatosas nos linfonodos………..linfadenite granulomatosa
No ser humano, a infecção pelas micobactérias do complexo MAIS tem importância para
os indivíduos com deficiência imunológica.
Os bacilos da lesão tuberculosa do parênquima pulmonar propagam-se ao linfonodo satélite, no qual desencadeiam a formação de novo granuloma, constituindo, assim, o
complexo primário.
Aproximadamente 90% das infecções pelo M. bovis em bovinos e bubalinos ocorrem pela via
respiratória por meio da inalação de aerossóis contaminados com o microrganismo.
Uma vez atingido o alvéolo, o bacilo é capturado por macrófagos, sendo o seu destino determinado pelos seguintes fatores:
virulência do microrganismo, carga infectante e resistência do hospedeiro.
Na fase seguinte, caso não sejam destruídos, os bacilos irão se multiplicar dentro dos macrófagos recém-chegados da corrente circulatória, atraídos por fatores quimiotáticos liberados pelos próprios bacilos.
a terceira fase começa quando cessa essa multiplicação, cerca de………após a inalação do agente infeccioso, e é caracterizada por resposta imune mediada por ……..
2 a 3 semanas …….células e reação de hipersensibilidade retardada.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das
micobactérias.
Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de caseificação para conter o crescimento intracelular das micobactérias. Com a mediação dos linfócitos T, ocorre a migração de novas células de defesa, culminando com a formação de
granulomas.
tais ……… são constituídos por uma parte central, por vezes com área de necrose de caseificação, circundada por células epitelióides, células gigantes, linfócitos, macrófagos e uma camada periférica de fibroblastos.
granulomas
O contato direto com animais enfermos com……, na maioria dos casos com bovinos, pode resultar em infecção cutânea em fazendeiros e veterinários que não têm uma proteção adequada. Foram registrados também alguns surtos nosocomiais não associados a alimentos, a maior parte em berçários. Há relatos de infecção do neonato no canal do parto, onde pode existir a presença do micro-organismo na cérvix. Outra forma relatada foi através de transplante de órgãos”.
L. monocytogenes
Os municípios com transmissão canina de Leishmaniose Visceral são considerados …..
enzoóticos
Os municípios com transmissão canina de Leishmaniose Visceral são considerados …..
enzoóticos
Na …poucos sinais clínicos são observados nos animais in vivo, as lesões são visíveis apenas nas avaliações post mortem.
Cisticercose
Todo cão com manifestações clínicas compatíveis com Leishmaniose Visceral Canina e que apresente teste sorológico reagente ou exame parasitológico positivo é considerado um caso canino ….
Confirmado
10% dos registros da febre maculosa são em
crianças menores de 9 anos de idade.
Na febre maculosa, a ….. é o agente etiológico mais frequente e produz casos mais graves, embora existam outras espécies de riquétsias infectantes associadas à doença”.
Rickettsia rickettsii
O tratamento etiológico da Doença de Chagas tem como objetivos prevenir lesões orgânicas ou sua evolução, diminuir a possibilidade de transmissão porT. cruzi, com possibilidade de cura dependendo da faixa etária e fase clínica da doença. É indicado para
todos os casos em fase aguda e de reativação da doença.
No caso de doença de chagas, para as pessoas ….. a indicação do tratamento depende da forma clínica e deve ser avaliada caso a caso, tendo maior benefício naqueles na forma indeterminada, especialmente crianças, adolescentes e adultos até 50 anos de idade”.
na fase crônica,…indeterminada
Os carrapatos permanecem infectados com as riquétsias durante toda a vida, em geral de
18 a 36 meses.
Nos humanos, a febre maculosa é adquirida pela picada do carrapato infectado com riquétsia, e a transmissão geralmente ocorre quando
o artrópode permanece aderido ao hospedeiro
Nos carrapatos, a perpetuação das riquétsias é possibilitada por meio da
transmissão vertical (transovariana), da transmissão estádio-estádio (transestadial) ou da transmissão através da cópula, além da possibilidade de alimentação simultânea de carrapatos infectados com não infectados em animais com suficiente riquetsemia.
Como prevenção à toxoplasmose, deve ser evitado o consumo de leite….. não pasteurizado.
de cabra