VIOLÊNCIAS Flashcards
Cite os 03 principais tipos de Violência
Física, psicológica e simbólica
Violência física é categorizada
em :
direta e indireta
“O poder não necessita de justificação, sendo inerente à própria existência. Já a violência é por natureza instrumental, embora possa ser injustificável, nunca será legítima. a violência pode destruir o poder mas nunca criar o poder “ esse conceito é de que autor(a)?
Hannah Arendt
“A violência simbólica produz e reproduz um discurso pautado na construção das inferioridades dos sujeitos que estão à margem da sociedade, em condições de vulnerabilidade sociais e com os direitos violados. Que intelectual elaborou esse conceito?
Pierre Bourdieu
Para o sociólogo Sérgio Adorno, a violência é um conceito com muitas significações, sem um conceito universal que a defina, pois o fenômeno da violência tem especificidades e sofre transformações conforme o tempo e o espaço em que ocorre como por exemplo:
homícidio, ou agressões que atinjam a integridade físico-moral, ou sutil como a simbólica: em formas de piadas e atitudes que diferenciem homens e mulheres ou pretos e brancos etc.
“violência é um ato de brutalidade, sevícia e abuso físico e psíquico contra alguém e caracteriza relações intersubjetivas e sociais definidas pela opressão e intimidação, pelo medo e pelo terror. A violência se opõe à ética porque trata seres racionais e sensíveis, dotados de linguagem e de liberdade, como se fossem coisas, isto é, irracionais, insensíveis, mudos, inertes, passivos” segundo qual sociólogo(a)?
Marilena Chauí
“há violência quando, numa situação de interação, um ou vários autores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, causando danos a uma ou várias pessoas, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses ou em suas participações simbólicas e culturais. Qual intelectual disse isso?
Yves Michaud
O termo “violência vem do latim violentia, que remete a vis (força, vigor, emprego de força física ou os recursos do corpo em exercer a sua força vital). Esta força torna-se violência quando ultrapassa um limite ou perturba acordos tácitos e regras que ordenam relações, adquirindo carga negativa ou maléfica. É, portanto, a percepção do limite e da perturbação (e do sofrimento que provoca) que vai caracterizar um ato como violento, percepção esta que varia cultural e historicamente. Qual intelectual afirma esse conceito?
Alba Zaluar
É importante notar que a violência pode ocorrer dentro dos limites da lei, como no caso do uso da força pelo Estado com vistas à segurança pública e à manutenção da ordem social. No geral, a violência ocorre sem o consentimento da vítima, porém também pode acontecer de forma sutil, sem que se perceba.Qual intelectual afirmou esse conceito?
Antony Giddens
De acordo com o exposto, seria INCORRETO afirmar sobre a violência que:
1-Existem possibilidades de agir de modo violento e isso não ser considerado um crime pela lei vigente.
2-Todo crime pode ser considerado uma violência, na medida em que prejudica a ordem social, mas nem toda violência é um crime passível de enquadramento.
3-Necessariamente toda forma de violência é considerada crime na lei vigente.
4-A violência pode ser compreendida como algo que afeta o desenvolvimento do ser humano.
5-A percepção de um ato como violento pode variar cultural e historicamente.
3-Necessariamente toda forma de violência é considerada crime na lei vigente
A violência direta ocorre quando os instrumentos de agressão atingem diretamente a vítima, como em uma briga com ou sem armas. Já a violência indireta também é uma forma de agressão, mas atinge a vítima ao privá-la de meios de subsistência e proteção. Um exemplo disso seria privar a vítima de agasalhos, expondo-a ao frio.
ambas formas trata-se de violência física
O autor ….analisa os dispositivos de poder como propagadores da violência
filósofo Michel Foucault
“As práticas disciplinares nas instituições penais, como descritas por Foucault, têm o objetivo de reabilitar os indivíduos e reintegrá-los à sociedade de forma plena”. Portanto,
A sociedade disciplinar é eficiente para conduzir à adesão às regras e às normas sociais;
De forma consonante com as diversas transformações sociais do século XIX, as penas passaram por um processo de racionalização. Isso significa que elas deixaram de ser explicitamente violentas, no sentido de infligir dor física, para exercer outro tipo de poder sobre a vida do condenado. É como se o poder exercido pela punição tivesse agora um alcance psicológico
Racionalização termo cunhado por Michel Foucault
O problema da sociedade disciplinar é a codificação de condutas que dizem o que uma pessoa é ou deve ser. Essa pessoa deixa de existir como tal se não encontrar a si mesma representada por e nas normas
A depender da classificação que o sujeito recebe das leis penais e das normas associadas ao saber jurídico, ele perde seus direitos, suas propriedades, seu status de cidadão, sua liberdade. Esse mecanismo de punição parece ser mais eficiente e, portanto, racional, para que crimes deixem de ser cometidos