Vídeo Aula Flashcards
Quais as duas grandes visões sobre a surdez?
Patológica e social
Visão Patológica
*O individuo é tratado como um deficiente, e nao como um sujeito
*Visto como alguém incapaz de interagir socialmente
*Não tem a língua de sinais como aceita
*Um ser que deve recorrer aos implantes e aos aparelhos para que ele fique mais próximo de um ser humano “ouvinte” (aquele que possuí a audicão normal)
Visão Social
*O individuo é entendido como alguém diferente
*Alguém que faz parte de um grupo linguístico diferente
*Nao precisa de reabilitação, sua condiçäo é inclusiva, não é visto como um deficiente, doente.
*Tem acesso garantido a sua língua (a língua de sinais) e a sua cultura (cultura surda)
Quais são as correntes de educação para surdos?
*Tradicional: Avançou em 1920 (quando houve um grande processo de urbanização das cidades, industrialização, exodo social, mudança curricular)…..
Regrada, onde existe controle, poder sobre o educando. Enxergam o surdo como um individuo patológico (DOENTE). Sua metodologia é oralista (por meio da fala). Espaço físico excludente (em sala separada para a sua patologia).
*Diversidade: Ganha notoreidade a partir de 1980 (Constuição Feredal de 1988 - Art. 205 - Educação para todos). Enxerga o individuo de forma patológica (DEFICIENTE - Precisa de um tempo diferenciado) … O educando é inserido em uma sala de aula comum e precisa se adaptar ao processo.
Espaço físico Integrador - Na mesma sala de aula de pessoas que nao estao na mesma condição que a sua audição, tratado como alguém que só precisa estar alí para ser considerado incluso, ou seja, a escola apenas se preocupa com a sua matricula.
Metodologia de comunicadao total - Utilização de vários elementos (visuais e sonoros) com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da fala conseguindo assim ensinar determinado conteúdo.
*Inclusiva: Avança no Brasil em 2004, quando Libras foi sancionada como a segunda língua oficial do país. Vê o surdo como um indivíduo diferente, preocupada em fornecer condicoes iguais dentro de sua língua, dividindo o mesmo espaço que oa ouvintes, no entanto, obtendo Libras como a comunicação válida.
Lei de Libras - A escola é obrigada a ensinar a língua de sinais. Em 2005, é decretado que todas as instituíções de ensino forneçam o conhecimento e o ensino de Libras. É também decretado que os anos iniciais tenham esta aulas e que os alunos também tenham um professor bilingue a disposição (Língua nativa + Libras).
Nesta escola, Libras é compreendida como uma linguagem valiosa por surdos e ouvintes, as aulas sao planejadas para ambos (dada simultaneamente para os dois públicos).