Venosos - Propofol Flashcards
Qual o conceito de anestesia balanceada? Além dos venosos, qual outra classe de anestésico pode ser usada para fornecer anestesia balanceada?
Anestesia balanceada é a ideia de combinar várias classes de fármacos hipnose, amnésia, analgesia e imobilidade. Anestésicos inalatórios, opioides e bloqueadores neuromusculares são frequentemente combinados para obter anestesia balanceada.
Qual a semelhança do mecanismo de ação do propofol, barbitúricos, benzodiazepínicos e etomidato?
Todos funcionam por meio da ativação das correntes inibitórias do GABA-A, reduzindo atividade sinaptica no SNC. Diferenciando entre si no local de ligação ao receptor e nos efeitos eletrofisiológicos.
Qual a estrutura quimica e as propriedades físicas do propofol?
É um anel de fenol derivatizado por grupos isopropil( um alquifenol). É altamente lipossolúvel e formulado como uma emulsão de óleo de soja, glicerol e fosfatídeo de gema de ovo.
Por que é necessário que o fabricante inclua um conservante na formulação do propofol e por que precisa-se ter cuidado com a assepsia durante o manuseio?
As emulsões de propofol são um meio rico para o crescimento bacteriano. Geralmente é adicionado o ácido dietilenodiaminotetracético(EDTA) ou o metabissulfito. Depois de abertas devem ser descartadas dentro de 12 horas. O não cumprimento pode causar febre ou sepse.
Quais os pacientes podem estar em risco de uma reação alérgica potencialmente fatal com o uso do propofol?
Histórico de atopia ou alergia a fármacos que contenham núvleo de fenil ou grupo isopropílico.
Pacientes com alergia mediada por IgE a ovo, amendoim ou soja não estão sob maior risco e podem ser usados normalmente.
Se a meia vida de eliminação é lenta(4 a 24hrs) por que o paciente desperta rapidamente, de 8 a 10 minutos, após um bolus de propofol?
O desperta após um único bólus é determinado pela distribuição, e não pela eliminação. Ao longo dos minutos seguintes após a administração, o propofol se redistribui por tecidos menos perfundidos, como músculo. Levando a deteriorização da concentração plasmática.
Como o propofol é eliminado do plasma?
Principalmente por redistribuição para tecidos inativos. e metabolismo rápido pelo fígado. A depuração do propofol exece o fluxo sanguíneo hepático, indicando que outros orgãos também fazem parte desse metabolismo. De fato, o pulmão pode metabolizar até 30% do propofol de um bolus.
O propofol passa por qual grau de metabolismo? Como a dose deve ser alterada em caso de disfunção hepática?
Ele rapidamente metabolizado no fígado em metabólitos hidrossolúveis e eliminado na urina. Na disfunção hepática existe um aumento do volume de distribuição porém com menor ligação proteica devido a hipoalbuminemia. Juntando isso ao fato do propofol ter metabolismo extra-hepático. No geral não é necessário alterar a dose do propofol.
Como a meia vida contexto-dependente do propofol se compara a de outros anestésicos venosos?
Em comparação com os barbitúricos e benzodiazepínicos, o propofol tem uma meia vida contexto-dependente mais curta para dada duração de infusão.
Qual o mecanismo de ação do propofol?
Não é totalmente compreendido. Parece ser através do canal de ións cloreto ativado por GABA-A. O propofol interage com com o receptor de GABA-A e o mantém desativado por um período prolongado.
Como o despertar de uma anestesia ou indução com propofol difere dos despertares com outros agentes de indução?
Rápido retorno a consciência, com efeitos residuais mínimos. Também tende a despertar em um estado geral de bem-estar e euforia leve. Mas também é relatado casos de agitação.
Como o propofol afeta o sistema nervoso central?
Diminui taxa metabólica cerebral de oxigênio (CMRO²), junto com o fluxo sanguíneo cerebral(FSC) e pressão intracraniana(PIC), de forma dependente da dose. Porém, devido a relação entre a PAM e a pressão de perfusão cerebral(PPC), pacientes com PIC elevada podem sofrer redução importante da FSC devido a hipotensão de um bolus de propofol. Também causa surto-supressão no EEG sendo útil em eventos neurocirúrgicos selecionados.
Como o propofol afeta o limiar de convulsão?
Tem efeito anticuvulsivante. Efeitos excitatórios musculares não são incomuns, mas não indicam atividade convulsiva.
Como o propofol afeta o sistema cardiovascular?
Em dose de indunção, é o anestésico que mais causa redução de PA sistólica, por vasodilatação arterial e venosa. Diminuinda consequentemente a pré-carga e a resistencia vascular sistêmica. Não há evidência de inibição do miocardio. É pior em injeção rápida, hipovolemia e idosos. inibe reflexo baroreceptor, pode causar bradicardia profunda.
Como propofol afeta ventilação?
Em dose de indução pode induzir uma apneia por 30 segundos ou mais. O retorno a ventilação se caracteriza por uma respiração rápida e superficial. Em dose de manutenção reduz a ventilação-minuto principalmente por redução da frequencia respiratório. Reduz resposta ventilatória a hipóxia e hipercapnia.