vasos sanguíneos e linfáticos Flashcards
em qual circulação (pulmonar ou sistêmica) a pressão arterial é menor?
na circulação pulmonar, que gira na média de 25/10. Isso ocorre devido ao menor trajeto que o sangue deve seguir para chegar até o pulmão.
qual tipo de vaso apresenta a maior resistência?
as arteríolas, que controlam a contração muscular a fim de diminuir ou aumentar o fluxo sanguíneo em uma determinada região, a depender da necessidade metabólica de cada tecido
em qual tipo de circulação (macro ou micro) a velocidade do fluxo é menor?
na microcirculação, uma vez que a velocidade de fluxo em um vaso depende da resistência e de sua área transversal total (levando em conta a soma das áreas de todos os vasos do sistema).
quais fatores influenciam no nível de resistência de um vaso?
ela depende do diâmetro do vaso (inversamente proporcional), da viscosidade (número de hemácias - diretamente proporcional).
o que o estresse por cisalhamento provoca no endotélio?
provoca a secreção de vasodilatadores como o NO, que relaxam o músculo liso dos vasos e diminuem sua resistência.
quais as diferenças entre um capilar linfático e um capilar sanguíneo?
o capilar linfático possui fundo cego e um endotélio apoiado em uma lâmina basal incompleta ou descontínua. Ele também é mais permeável a proteínas, controlando a pressão do interstício. Além disso, possuem miofibrilas (filamentos de ancoragem no tecido conjuntivo adjacente).
quais são as principais diferenças histológicas das artérias elásticas e artérias musculares?
As artérias elásticas possuem um endotélio mais espesso e uma túnica média com a presença de fibras de elastina, não presentes na artéria de médio calibre, que fazem com que a membrana elástica interna da túnica íntima não seja muito bem visualizada. Sua túnica adventícia é mais fina que a da artéria muscular, que possui uma membrana elástica externa.
qual a principal diferença das arteríolas e vênulas?
as arteríolas, além do endotélio, possuem de duas a quatro camadas de células musculares, enquanto as vênulas possuem tecido fibroso na túnica adventícia
em qual tipo de vaso há maior presença de vasa vasorum?
nas veias, principalmente as de maior calibre. Isso se deve ao fato de que esses vasos já carregam sangue pobre em oxigênio e, devido sua espessura, ele e os demais nutrientes não chegam às camadas mais externas por difusão.
quais são os três principais tipos de capilares sanguíneos e onde são encontrados?
Capilares contínuos, fenestrados e sinusoides. Os contínuos são encontrados nos músculos esqueléticos e nos tecidos conjuntivos, os fenestrados em áreas de absorção, como no trato gastrointestinal; e os sinusoides, com maiores aberturas, são encontrados principalmente no fígado
quais são as principais diferenças entre veias de médio e grande calibre?
as veias de grande calibre apresentam uma túnica íntima delgada com algumas células musculares e se confunde com a túnica média. Sua camada adventícia é a mais espessa e conta com feixes de células musculares longitudinais e transversas. Nas veias de médio calibre a presença das células musculares na camada mais externa diminui consideravelmente.
quais são os fatores que influenciam o fluxo sanguíneo de um vaso?
a diferença de pressão de suas extremidades e resistência
De que forma as metarteríolas e os esfincteres pré capilares controlam a saída de nutrientes de acordo com as necessidades teciduais?
Por serem dotados de células musculares e receberem sinalização do tecido no qual estão inseridos, essas estruturas são capazes de controlar o fluxo sanguíneo local pela contração e relaxamento vascular
em qual dos casos irá ocorrer um aumento da resistência vascular: a retirada ou a implantação de novos vasos sanguíneos?
a retirada de um vaso, já que esse processo aumenta o fluxo sanguíneo nos vasos restantes, sendo necessário que a resistência aumente para balancear essa diferença.
quais são as principais causas da formação de um edema extracelular?
aumento da pressão venosa (diminui a reabsorção de líquido nas vênulas), redução da resistência arteriolar (aumenta a pressão e o fluxo sanguíneo), redução das proteínas plasmáticas (baixa pressão coloidosmótica capilar) e aumento da pressão capilar, que aumenta também o processo de filtração