Várias Flashcards
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 40, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2006
Art. 5º A ARP para PNQR é composta por 3 (três) etapas, sendo:
Etapa 1: início do processo - identificação _________________________, que não são pragas quarentenárias, mas podem ter importância regulatória e serem consideradas na ARP;
Etapa 2: avaliação do risco - inicia com a categorização individual das pragas associadas ao MPV e seu uso proposto, para determinar se satisfaz aos critérios de PNQR. A avaliação do risco continua com uma análise para determinar se o MPV constitui uma das principais fontes de infestação da praga, e se o impacto econômico da praga é inaceitável para o uso proposto do MPV; e
Etapa 3: manejo do risco - indicação do nível de tolerância da PNQR, para evitar os impactos econômicos inaceitáveis, identificados na etapa 2, e opções de manejo para garantir o nível de tolerância indicado.
das pragas associadas ao Material de Propagação Vegetal (MPV)
Algumas classificações são importantes e no Brasil, são oferecidas pelo Embrapa:
-Argila (< 0,002mm)
- Silte (0,002 - 0,05mm)
- Areia fina (0,05 - 0,2mm)
- Areia grossa (0,2 - 2mm)
As frações mais grosseiras do que a fração areia são:
-_____________________
- Calhau (20 - 200mm)
- Matacão (> 200mm)
Cascalho (2 - 20mm)
Topografia: Ciência que trata da __________________________________. A topografia fornece informações sobre a forma, altitude e posição de pontos sobre a superfície terrestre, sendo utilizada para diversas aplicações, como:
- Levantamento topográfico: Demarcação de terrenos, criação de plantas e perfis topográficos, etc.
- Engenharia civil: Projetos de construção, terraplenagem, drenagem, etc.
- CARTOGRAFIA: Criação de mapas topográficos, cartas náuticas, etc.
medição e representação da superfície terrestre
A topografia se baseia em três pilares principais:
- Planimetria: Mede a posição horizontal de pontos sobre a superfície terrestre, utilizando técnicas como _____________________________.
- Altimetria: Mede a altitude de pontos sobre a superfície terrestre, utilizando instrumentos como ____________________________________.
- ____________________________: Transforma as informações coletadas em plantas e mapas, utilizando técnicas de desenho e simbologia.
triangulação e poligonação
nivelamentos e taqueometria
Representação Gráfica
O dano potencial se refere ao dano que pode ocorrer na ausência de medidas de controle, enquanto dano real se refere ao dano que já ocorreu ou que ainda está ocorrendo e divide-se em dois grupos: dano indireto e dano direto.
Danos indiretos compreendem os efeitos econômicos e sociais das doenças de plantas que estão além do impacto agronômico imediato, podendo ocasionar danos ao nível do produtor, da comunidade rural, do consumidor, do Estado e do ambiente.
Danos diretos são os que incidem na quantidade ou qualidade do produto ou, ainda, na capacidade futura de produção, dividindo-se em dois grupos: _________________________.
Danos primários são os danos de pré e pós-colheita de produtos vegetais devidos às doenças. Esses danos podem ser na quantidade ou na qualidade do produto, fatores que tem importância variável dependendo do tipo de produto e do poder de compra dos consumidores. Devem ser incluídos também os prejuízos representados pelos custos do controle das doenças e pela necessidade, em algumas situações, do plantio de culturas ou variedades menos rentáveis.
Danos secundários são os danos na capacidade futura de produção causadas pelas doenças, sendo comuns quando o patógeno é veiculado pelo solo ou disseminado por órgãos de propagação vegetativa de seu hospedeiro.
danos primários e danos secundários
________________________: Os produtos de origem vegetal não foram processados e o uso previsto é para outros fins que não a propagação, por exemplo, consumo ou processamento. Uma ARP é necessária para determinar o risco de pragas relacionado com esta via e se a certificação fitossanitária é necessária.
Categoria 3:
O órgão responsável por padronizar esses referenciais é o ITRS (Sistema de Referência Terrestre Internacional, do inglês: International Terrestrial Reference System). Existem vários sistemas de referência (também chamados de datum). No Brasil, existem três que são reconhecidos pelo IBGE: ____________________.
SAD69, CÓRREGO ALEGRE e SIRGAS2000.
Topografia: estuda as representações de pequenas dimensões. A topografia apresenta duas divisões: a _____________________.
Topologia: formas exteriores e modelado.
Topometria: distâncias, ângulos e desníveis.
Planimetria: levantamentos horizontais (área).
Altimetria: levantamentos verticais (altura).
topometria e a topologia.
A topografia não leva em conta as ______________ da superfície terrestre
deformações