Unidade 7 - Evolução biológica (11º) Flashcards
O que é o modelo autogénico?
O modelo autogénico é uma hipótese explicativa do aparecimento das células eucariontes, segundo uma evolução gradual de procariontes.
O que defende o modelo autogénico?
O modelo autogénico, defende que as células eucariontes surgiram a partir das células procariontes que desenvolveram sistemas endomembranares a partir da invaginação existentes às membranas plasmáticas.
Contudo, essa hipótese é pouco aceite na comunidade científica.
O que é o modelo endossimbiótico?
O modelo endossimbiótico, é a hipótese explicativa do aparecimento das células eucarióticas, segundo as células procarióticas por incorporação de outros procariontes livres e associação simbiótica.
Quais eram os argumentos a favor do modelo endossimbiótico?
Os argumentos a favor do modelo endossimbiótico, eram:
- A semelhança das mitocôndrias e dos cloroplastos com os seres procariontes (bactérias);
- Tanto os cloroplastos e as mitocôndrias dividem-se de forma independente do resto da célula, por bipartição;
- Ambos os organelos possuem ribossomas de menores dimensões;
- Etc…
O modelo endossimbiótico eram bem aceite na comunidade científica?
Infelizmente, o modelo endossimbiótico, igualmente ao modelo autogénico, não era bem aceite na comunidade científica, visto que não apresentava uma explicação da origem do núcleo e a forma como o DNA nuclear gere o funcionamento das mitocôndrias e dos cloroplastos.
O que é o Lamarckismo?
O Lamarckismo era uma teoria de evolução, sendo que Lamarck propôs uma explicação com base de 2 princípios:
- Lei do uso e desuso: a necessidade dos seres vivos adaptarem às novas condições ambientais leva ao uso ou desuso de certos órgãos, determinado o desenvolvimento ou degradação dessas estruturas como forma de adaptação.
- Lei da transmissão dos caracteres adquiridos: essas transformações a partir da lei do uso e desuso eram transmitidas gerações após gerações levando ao aparecimento de novas espécies.
Quais eram as objeções ao Lamarckismo?
O Lamarckismo enfrentava 2 grandes objeções:
- As alterações que se transmitem em gerações, são apenas a nível do material genético e não provocadas pelo uso e desuso de certos órgãos;
- Não é possível teste experimentalmente a hipótese de que as alterações orgânicas, que conduzem à adaptação do meio, resultam de qualquer necessidade do organismo.
O que é o Darwinismo?
Darwinismo é uma teoria evolutiva proposta por Darwin, que tem como por base a seleção natural, sendo que se resume da seguinte sequência:
- Todas as espécies apresentam indivíduos com variações nas suas características, tal como a cor, tamanho, forma - Designado “Variabilidade intraespecífica”;
- Os indivíduos que apresentam variações mais vantajosas têm uma maior taxa de sobrevivência - Designado “Sobrevivência diferencial” - Sendo que o meio ambiente funciona como um agente da seleção natural;
- Os indivíduos portadores das variações favoráveis sobrevivem, transmitindo essas variações às seguintes gerações - Designado “Reprodução diferencial”;
- A seleção natural ao longo de muitas gerações leva à acumulação de variações nos organismos, podendo conduzir a novas espécies.
Quais são as objeções ao Darwinismo?
A principal objeção ao Darwinismo é:
- Nunca ter explicado a causa das variações nos indivíduos de uma população e o seu modo de transmissão à descendência.
O que é o Neodarwinismo?
O Neodarwinismo é uma teoria evolucionista com base da teoria de Darwin, porém com o auxilio do desenvolvimento da ciência e da tecnologia.
O que defende o Neodarwinismo?
O Neodarwinismo defende que para além da seleção natural, existe a influencia da mutação; recombinação genética e derivação genética.
- A mutação são alterações no material genético que acontece ao acaso;
- Ao longo do tempo o conjunto de genes que transmitem de geração para geração, vai se alterando;
O que são estruturas homólogas?
As estruturas homólogas são órgãos com origem, estrutura e posição semelhante mas com funções diferentes.
O que são estruturas análogas?
As estruturas análogas são órgãos com origem, estrutura e posição diferentes mas com funções semelhantes.
O que é uma evolução divergente?
Uma evolução divergente, é quando uma população inicial adaptam-se em ambientes diferentes, os órgãos evoluem de forma diferente com a mesma base inicial.
Acontece nas estruturas homólogas.
O que é uma evolução convergente?
Uma evolução convergente, é quando não há semelhanças evolutivas entre os seres vivos mas possuem estruturas com funções semelhantes.
Acontece nas estruturas análogas.