Tutoria 1 - Estruturas da pele Flashcards
Quais as 3 camadas da pele?
- Epiderme
- Derme
- Hipoderme
Quais são as camadas da epiderme? (De dentro para fora)
- Camada Basal
- Camada espinhosa
- Camada granulosa
- Camada Lúcida (Nas palmas e plantas)
- Camada Córnea
Complete: A junção entre a epiderme e a derme é irregular. A derme tem projeções, as [ ], que se encaixam em reentrâncias da epiderme, as [ ], aumentando a coesão entre essas duas camadas.
- Papilas dérmicas
- Cristas epidérmicas
Quais as células presentes na epiderme?
- Queratinócitos
- Melanócitos
- Células de Langerhans
- Células de Merkel
O que são as células de Langerhans e onde estão presentes?
Essas células se originam de células precursoras da medula óssea que são transportadas pelo sangue circulante. As células de Langerhans são móveis, capazes de captar antígenos que penetram na epiderme, processá-los e apresentá-los aos linfócitos T presentes em linfonodos regionais, participando da defesa imunológica na pele e exercendo um papel importante nas reações imunitárias cutâneas.
As células de Langerhans localizam-se em toda a epiderme entre os queratinócitos; porém, são mais frequentes na camada espinhosa.
O que são as células de Merkel, e onde estão mais presentes?
As células de Merkel são mecanorreceptoras (sensibilidade tátil), embora existam algumas evidências de que elas também participem do sistema neuroendócrino difuso, secretando neuropeptídios que podem potencialmente regular a função de queratinócitos, fibroblastos, células imunitárias, vasos próximos e neurônios.
Essas células existem em maior quantidade na pele espessa da palma das mãos e da planta dos pés, especialmente nas pontas dos dedos, nas quais a sensibilidade tátil é maior. Apresentam pequenos grânulos citoplasmáticos elétron-densos, contendo neuropeptídios. As células de Merkel, que se originam de precursores epidérmicos, localizam-se na parte profunda da epiderme, apoiadas na membrana basal e unidas aos queratinócitos por meio de desmossomos.
Também estão presentes na epiderme com folículos pilosos
Lembre-se Merkel –> M de Mão = Tato da mão
Quais as características da camada basal da epiderme?
A camada basal é constituída de células prismáticas baixas ou cuboides, ligeiramente basófilas, que estão aderidas à membrana basal que separa a epiderme da derme por meio de junções do tipo hemidesmossomos.
Possui células tronco(Stem Cells).
Apresenta atividade mitótica, sendo responsável, junto à camada seguinte (espinhosa), pela constante renovação da epiderme.
Como ocorre a renovação da epiderme?
Os queratinócitos proliferam na camada basal e migram em direção à superfície da epiderme, diferenciando-se progressivamente até morrer por uma forma especializada de apoptose e contribuir para a formação da camada córnea.
Camada espinhosa: Queratinócitos produzem intensamente proteínas fibrilares que se organizam em filamentos intermediários de citoqueratinas que se acumulam nas células na forma de agregados (tonofibrilas). Os feixes de tonofibrilas se aderem aos desmossomos
Camada granulosa: Grânulos de ceratohialina tornam a célula completamente queratinizada.
Camada córnea: Queratinócitos perdem o núcleo e ficam queratinizados e achatados (Diminuição dos desmossomos).
Quais as características da camada espinhosa da epiderme?
Formada por várias fileiras de células com volume maior que o das células da camada basal, de núcleo central e citoplasma com feixes de filamentos de queratina (tonofilamentos). Nessa camada, os queratinócitos estão unidos entre si por inúmeras junções intercelulares do tipo desmossomo.
Quais as características da camada granulosa?
A camada granulosa tem apenas três a cinco fileiras de células poligonais achatadas, núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos (ver Figura 18.3), chamados de grânulos de querato-hialina, que não são envolvidos por membrana. Esses grânulos contêm uma proteína rica em histidina e cisteína, precursora da proteína filagrina, além da proteína trico-hialina. Os grânulos de querato-hialina são muito importantes para a condensação dos tonofilamentos, previamente à formação da camada córnea. Outra característica das células da camada granulosa, que somente pode ser visualizada ao microscópio eletrônico, são os grânulos lamelares, que contêm discos lamelares constituídos de bicamadas lipídicas e diversas enzimas, formados no complexo de Golgi.
Quais as características da camada lúcida?
Mais evidente na pele espessa, é constituída de uma delgada camada de células achatadas, eosinófilas e translúcidas, cujos núcleos e organelas citoplasmáticas foram digeridos por enzimas dos lisossomos e desapareceram. O citoplasma apresenta numerosos filamentos de queratina, compactados e envolvidos por material elétron-denso. Ainda se podem ver desmossomos entre as células ao microscópio eletrônico, mas as células são indistinguíveis ao microscópio óptico.
Quais as características da camada córnea?
A camada córnea tem espessura muito variável e é** constituída de células achatadas, mortas e sem núcleo** (ver Figuras 18.1 a 18.3), cujo citoplasma se apresenta repleto de queratina.
Na camada córnea, os tonofilamentos se aglutinam junto a uma matriz formada pelos grânulos de querato-hialina. Nessa etapa da diferenciação, os queratinócitos estão transformados em placas sem vida e descamam continuamente. (Desmossomos quase inexistentes)
O que são os melanócitos e onde stão presentes?
Os melanócitos são células cujos precursores se originam da crista neural (neuroectoderma) do embrião e invadem a pele entre a 12a e a 14a semana da vida intrauterina.
Se prendem apenas à membrana basal por hemidesmossomos.
A melanina é sintetizada nos melanócitos com a participação da enzima tirosinase.
Como ocorre a produção de melanina e seu armazenamento?
Em razão da ação da** tirosinase**, o aminoácido tirosina é transformado primeiro em 3,4-di-hidroxifenilalanina (dopa). A tirosinase também age na dopa, produzindo dopaquinona que, após várias transformações, converte-se em melanina.
Uma vez formados, os grânulos de melanina migram pelos prolongamentos dos melanócitos e são transferidos para os queratinócitos por meio de um mecanismo que envolve a fagocitose das pontas dos prolongamentos dos melanócitos pelos queratinócitos. Os queratinócitos funcionam como depósitos de melanina e contêm maior quantidade desse pigmento do que os melanócitos.
Quais são as camadas da zona da membrana basal? (De fora para dentro)
- Membrana plasmática e hemidesmossomos
- Lâmina lúcida –> Possui parte dos filamentos de ancoragem
- Lâmina densa –> Rica em colágeno IV
- Zona da sublâmina densa –> Filamentos de ancoragem e fibras colágenas