Tudo Flashcards
Quais as 3 abordagens na Gerência de Conflitos?
Abordagem estrutural
Abordagem de processo
Abordagem mista
Descreva a abordagem estrutural na gestão de conflitos
Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência.
Esta abordagem atua a fim de:
i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior;
ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum;
iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.
Descreva a abordagem de processos na gestão de conflitos
Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:
i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;
ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;
iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.
Descreva a abordagem mista na gestão de conflitos
Abordagem mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:
i) adoção de regras para a resolução de conflitos, através do desenvolvimento prévio de regras e regulamentos para a resolução dos conflitos;
ii) criação de papéis integradores: criar terceiras partes na organização, as quais irão intermediar a comunicação entre as partes conflitantes. São os chamados papéis de ligação.
Para Chiavenato (2004) quais os 3 modelos para tratamento de seleção de pessoal?
Modelo de colocação: Nas situações em que há 1 candidato para 1 vaga a ser preenchida.
Modelo de seleção: Nas situações em que há vários candidatos e 1 só vaga a ser preenchida.
Modelo de classificação: Nas situações em que há vários candidatos para várias vagas a serem preenchidas.
Quais são os 5 estilos de liderança da Grade Gerencial de Blake e Mouton ou teoria Bidimensional?
A grade é dividida em duas: ênfase nas pessoas e ênfase nas tarefas.
Gestão Clube de Campo, ou country club (1,9): Trata-se da um tipo de gerencia que se preocupa muito com a necessidade das pessoas na organização em busca de relacionamentos amigáveis, mas que dá foco muito baixo à produção.
Gestão de equipes (9,9): É o estilo de liderança que leva em consideração máxima tanto as pessoas na organização quanto os trabalhos a serem realizados.
Gerencia de Organização Humana, ou gestão meio-termo (5,5): É um estilo de liderança equilibrado que busca manter a moral do pessoal elevada, ao mesmo tempo em que consegue um nível satisfatório de desempenho, já que há uma preocupação média tanto com as pessoas quanto com a produção.
Gestão empobrecida ou enfraquecida (1,1): Trata-se do
estilo de liderança que possui pouca preocupação com as pessoas e com as tarefas. É um tipo de gestão que busca o mínimo esforço para o desempenho do trabalho esperado com o menor nível de conflitos.
Obediência-Autoridade, ou tarefa (9,1): A forma de trabalho do líder está mais ligada à produção
do que a eventuais preocupações com as pessoas, de modo que o foco está na busca de mínima interferência do elemento humano sobre a produção.
A teoria Situacional de Hersey e Blanchard diz que o estilo de liderança se baseia na maturidade dos liderados. Nesse sentido, quais os 4 estilos de liderança descritos pelos autores?
Estilo 1: Narrar/Determinar/Dirigir (Alto comportamento de
tarefa e baixo comportamento de relacionamento): é o estilo para grupos com a menor maturidade (M1). Nesse caso, o líder orienta claramente as tarefas a serem realizadas.
Estilo 2: Vender/Guiar/Persuadir (alto comportamento de
tarefa e alto comportamento de relacionamento): Quando a maturidade está entre baixa e moderada (M2), esse é o estilo ideal. Nele, o líder, ao mesmo tempo em que convence as pessoas, apoia o seu desenvolvimento, pois elas possuem baixa capacitação;
Estilo 3: Participar (baixo comportamento de tarefa e alto
comportamento de relacionamento): é o estilo correto para a maturidade de média a alta (M3). Aqui, o papel do líder é muito mais de apoiar as pessoas, enfatizando a criação de motivação, do que de dirigi-las para a realização das tarefas, já que elas são capazes;
Estilo 4: Delegar (baixo comportamento de tarefa e baixo
comportamento de relacionamento): trata-se do estilo
adequado para liderar pessoas com o maior nível de maturidade (M4). Nessa condição, a maturidade dos liderados permite que eles executem os planos com maior liberdade e menor controle, possibilitando ao líder a delegação das tarefas.
De quem é a Teoria das Necessidades Adquiridas? Ela é uma teoria de conteúdo ou de processo? O que ela diz?
David Mcclelland Teoria de conteúdo MC = RAP Realização Afiliação Poder
Quais as teorias de Conteúdo?
HAMMM
- Teoria de dois fatores - Herzberg
- Teoria ERC (ERG) - Alderfer
- Teoria das Necessidades Adquiridas - McClelland
- Teoria X e Y - McGregor
- Teoria da Hierarquia das Necessidades - Maslow
Quais as teorias de Processo?
REEE
- Teoria do Reforço - Skinner
- Teoria da Equidade
- Teoria do Estabelecimento de Objetivos - Locke
- Teoria da Expectativa - Vroom
Qual a teoria de Alderfer? Explique
Ele dividiu a teoria de Maslow em 3.
As três necessidades da teoria de Alderfer são: existência, relacionamento e crescimento. As necessidades de existência englobam as necessidades fisiológicas e de segurança de Maslow. As de relacionamento envolvem as necessidades sociais e os componentes externos das necessidades de estima. As de crescimento, por sua vez, incluem os componentes internos das necessidades de estima e as necessidades de autorrealização.
A Teoria do Estabelecimento de Objetivos é teoria de conteúdo ou de processo? Explique-a
A Teoria é de processo.
Teoria do Estabelecimento de Objetivos, de Locke, ou “Teoria de Fixação de Metas”, estabelece que a especificidade e a dificuldade dos objetivos (desde que tidos como atingíveis) contribuem diretamente para a motivação e desempenho do funcionário.
-Com base nessa teoria é preciso que haja reuniões para fixação das metas, formalização e acompanhamento. Assim, é possível dizer que a burocracia aumenta.
-As melhores metas são aquelas que, apesar de difíceis, geram uma expectativa de que são possíveis de serem realizadas.
-As metas são claramente definidas de modo
estruturado entre chefia e subordinados.
Explique a Teoria da Equidade
Segundo essa teoria, as pessoas comparam os benefícios (resultados) que obtém através de determinado nível de esforço (investimentos), com os
benefícios e esforços empreendidos por outras pessoas (ou até por elas mesmas!). A comparação pode ser próprio-interna, próprio-externa, outro-interna, outro-externa. Ao comparar, as pessoas podem se perceber em uma das seguintes situações: Injustiça por ser sub-recompensado; Equidade ou justiça ou Injustiça por ser
sobrerrecompensado.
Quais os tipos de justiça da Teoria da Equidade?
Justiça atributiva (ou distributiva): refere-se à percepção de que o resultado obtido foi justo.
Justiça processual: trata da percepção de justiça no processo utilizado para determinar o resultado recebido. Envolve o sentimento dos funcionários de que
eles exercem algum controle sobre os processos e de que explicações são dadas para as recompensas
oferecidas pela organização.
Justiça interacional: é a percepção do funcionário de que é tratado com dignidade e respeito. Está ligada à justiça nas interações entre funcionários e gestores.
Justiça organizacional: é o resultado das três dimensões da justiça tomadas em conjunto. Trata-se da percepção, pelo funcionário, de que o ambiente de
trabalho é justo como um todo para se trabalhar.
Quais os estilos que podem ser adotados na Gestão de Conflitos?
Evitação (Abstenção/Fuga/Abandono)
- não assertivo - não cooperativo
- ignorar o conflito, neutralidade, fuga
Competição (Dominação/Sobreposição)
- assertivo - não cooperativo
- imposição de interesse autoritário, solução urgente
Acomodação (Condescendência)
- não assertivo - cooperativo
- alto grau de cooperação para suavizar, harmonizar, gerando satisfação apenas da outra parte. utilizado quando se deseja evitar um conflito no presente, para obter ganhos no futuro
Compromisso (Transigência/Concessão) - gabarito
- assertivo - cooperativo
- soluções razoáveis, que envolvem ganhos e perdas para todas as partes. Nesse modelo são feitas concessões de ambos os lados
Colaboração (Integrativo/Ganha-Ganha)
- altamente assertivo - altamente cooperativo
- as partes buscam a melhor solução para atender a todos