TSP | Behaviorismo Flashcards
Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O Behaviorismo surge em 1913, após a publicação de um artigo de John B. Watson. Outras denominações para essa abordagem são: Comportamentalismo, Análise do Comportamento, Análise Experimental do Comportamento e Teoria Comportamental.
Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como ele é caracterizado?
O objeto de estudo do Behaviorismo é o comportamento humano, caracterizado como um objeto observável, mensurável e livres de avaliações subjetivas, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
O homem é estudado a partir de suas interações (respostas) com o ambiente (estimulações).
Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
Skinner.
O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê um exemplo.
Refere-se a um comportamento usualmente chamado de “não voluntário”, isto é, que inclui respostas inatas ao organismo, fisiológicas ou emocionais, sem a necessidade de um processamento consciente.
Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê um exemplo.
Podemos condicionar o comportamento respondente a partir de pareamentos entre um estímulo neutro - não elicia nenhuma resposta no organismo quando apresentado isoladamente - e um estímulo incondicionado. Como o pareamento de um som específico com um pedaço de bife, eliciando a salivação no cão.
O que é comportamento operante? Dê um exemplo.
Caracteriza-se como condicionamento operante o comportamento que produz visando uma consequência e ela retroage sobre ele, determinando a probabilidade dele ser ou não repetido. Como um cachorro dar a patinha para o seu dono esperando um petisco como recompensa.
Como se condiciona o comportamento operante? Dê um exemplo.
É possível condicionar um comportamento operante a partir da aplicação de reforços ou punições, como o exemplo anterior do cachorro.
O que é reforço e o que é reforço positivo e negativo? Dê um exemplo para cada caso.
Reforço referente-se a uma consequência que aumenta a frequência de determinado comportamento, e pode ser subclassificado como positivo - quando há o acréscimo de um estímulo - ou negativo- quando há o decréscimo de um estímulo.
Explique os processos de esquiva e fuga com o reforçamento negativo.
No âmbito comportamental, há o que chamamos de estímulos aversivos, que propulsionam comportamentos que visam o não acontecimento desses estímulos, como a esquiva e a fuga.
Esses dois fenômenos são mantidos por intermédio de reforçamento negativo. Enquanto a fuga engloba ações que visam retirar um estímulo aversivo do ambiente, a esquiva se refere a respostas emitidas com a tentativa de que esse mesmo estímulo aversivo não se revele ou então que demore a aparecer.
A esquiva funciona como uma prevenção e, a fuga, como uma mediação. Por isso, precaver é melhor do que remediar. No entanto, a fuga é a primeira reação a ser aprendida, uma vez que não se sabe explicar como se desenvolve o processo da esquiva. Em um momento do passado, foi preciso ficar cara a cara com o estímulo aversivo para que aprendêssemos a evitá-lo.
O que é extinção e punição? Dê um exemplo pra cada caso.
Punição envolve as consequências que diminuem a frequência de um comportamento é a distinção entre punição positiva e negativa converge com a distinção dos reforços: acréscimo e decréscimo, respectivamente.
Já a extinção trata-se de uma ausência (temporária ou não) de um determinado comportamento. Ela ocorre tanto no condicionamento clássico quanto no operante:
• Extinção clássica - é decorrente da retirada do estímulo incondicionado, visto que o estímulo aprendido não é associado com mais nada.
• Extinção operante - trata-se da suspensão de um reforço, fazendo com que a probabilidade dessa resposta reduza.
O que é generalização e discriminação? Dê um exemplo para cada caso.
A generalização ocorre quando estímulos semelhantes ao EC produzem a mesma resposta. Já a discriminação é a capacidade de distinguir entre um estímulo condicionado e outros irrelevantes.