Trovadorismo Flashcards
Podemos dizer que as cantigas compostas ao longo desse período já se adequavam ao Português que conhecemos nos dias atuais?
Não. Na tradição literária portuguesa, os primeiros textos eram escritos em galego-português, língua que antecede o português moderno e que é marcada pela mistura do latim com outras línguas locais. Por isso, ao realizar a leitura desses textos, as cantigas de amor principalmente, há uma grande dificuldade de entendê-las por completo.
O nome “Trovadorismo” origina-se de “trovador”. O que é ser um trovador?
O trovador é um poeta que compunha músicas para acompanhar os poemas que escrevia. Todavia, o trovador que compusesse e interpretasse as suas músicas era mal visto pela alta sociedade. Para isso, haviam os intérpretes que se organizavam em grupos, chamados de menestréis. Geralmente, esses trovadores eram mais abastados, uma vez que para produzir os textos possuíam total conhecimento da língua portuguesa.
Ao compor uma cantiga de amor, o trovador precisa se atentar a algumas regras de respeito e cordialidade. Qual é o nome dessa regra fundamental e como se dá seu funcionamento?
Uma das regras de composição da literatura medieval era a mesura, a qual determinava o senso de medida e de ponderação que o eu lírico deveria manter para demonstrar respeito pela dama amada ou pelo suserano. Um dos exemplos em que o poeta quebrou uma regra de mesura é na cantiga “a Ribeirinha”, composta por Paio Soares de Taveirós, ao poeta citar o nome da senhora.
Quais são as cantigas denominadas LÍRICAS e suas características principais?
a) cantigas de amor.
b) cantigas de amigo e maldizer.
c) cantigas de amigo e de amor.
d) cantigas de escárnio e maldizer.
Letra C.
As cantigas de amor são marcadas por um eu lírico SEMPRE masculino. O amor declarado é de aspecto servil e respeitoso. Palavras-chave: amor cortês, coita de amor, ambiente palaciano, linguagem elaborada.
As cantigas de amigo são marcadas por um eu lírico feminino, apesar de o trovador ser masculino. Geralmente uma camponesa é a narradora da prosa, e dirige-se ao amante (o amigo) ou a um confidente (companheiras, mãe ou natureza). Palavras-chave: perspectiva do amor por meio da visão feminina, mulher reclama da ausência do amado, linguagem mais simples, fácil memorização, ambiente campestre, presença de refrãos e paralelismo.
Quais são as diferenças entre as cantigas de Escárnio e Maldizer?
Aa cantigas de escárnio são críticas sutis por parte do eu lírico, que as direciona para um determinado grupo sem identificá-los em nenhum momento do poema. Há o uso da ambiguidade para denunciar atos corriqueiros e problemas sociais.
As cantigas de maldizer são fortemente caracterizadas pela crítica aberta e direta a um alvo bem definido. Ou seja, pessoas que sofrem a crítica são mencionadas no texto. Há o emprego de um vocabulário rude e grosseiro, uma vez que não há pudores ao denunciar nomes e fatos.
Qual era o formato estrutural da produção de cantigas do período medieval? Como elas influenciavam na musicalidade dos textos?
As cantigas desse período eram produzidas na chamada “medida velha”, redondilhas maiores (sete sílabas) e menores (cinco sílabas). Esse formato de texto favorecia a musicalidade do poema.
O que significa a famosa frase trovadoresca correlacionada à poesia satírica?
“RIDENDO CASTIGAT MORES”
Através do riso, os vícios serão castigados.
Em qual período histórico podemos classificar o trovadorismo?
a) Renascimento
b) Idade Média
c) Transição da Idade Média para a Idade Moderna
d) Idade Moderna
Idade Média