TRÍADE ECOLÓGICA Flashcards
Defina Tríade ecológica
É o modelo de causalidade das doenças transmissíveis em que a doença é resultado da interação entre o agente, o hospedeiro e o ambiente.
Defina Agente, Hospedeiro e ambiente e sua relação
Agente: é o fator que pode desencadear a ocorrência de uma doença. Pode ser biológico ou não biológico
Hospedeiro: é a pessoa ou animal vivo que, em circunstâncias naturais, permite a subsistência e o alojamento de um agente infeccioso.
Pode ser definitivo ou intermediário, relação harmônica ou desarmônica com o agente.
Ambiente: abarca tanto o ambiente biótico como abiótico. Condições sanitárias, temperatura, poluição aérea e qualidade de água. Fatores Socioeconômicos e Culturais que influenciam na contaminação
Descreva duas classificações de bactérias e suas características estruturais
Gram Positivas: Se coram em azul, apresentam camada de peptideoglicano mais espessa, em multicamadas e possuem fibras de ácido teicóico
Gram Negativas: Se coram em vermelho, camada de peptideoglicano mais fina ou camada única, possuem endotoxina (camada externa de lipopolissacarídeos que confere uma maior resistência a antibióticos que atuam na lise da parede celular)
Descrever Resposta Imune INATA
Se refere às defesas que estão presentes desde o nascimento. Não envolve o reconhecimento de um antígeno específico e não apresenta resposta de memória.
Descrever a primeira linha de defesa da imunidade inata
Primeira linha de defesa é composta por barreiras físicas, químicas e biológicas:
Física - superfície epitelial impermeável à maioria dos agentes infecciosos, descamação do epitélio ajuda a remover agentes infecciosos que aderiram a superfície da pele, cílios, lágrimas, muco, e secreções vaginais.
Químicas: o baixo PH do suor e da secreção gástrica previnem o crescimento de bactérias
Biológicas: a flora normal da pele e do trato gastrointestinal pode prevenir a colonização de bactérias patogênicas por meio da secreção de substância tóxica ou pela competição por nutrientes ou pela ligação à superfície da pele.
Descrever a Segunda linha de defesa da imunidade inata
Células NK, fagócitos, inflamação, febre e substâncias antimicrobianas.
Quando ocorre uma infecção há a migração de granulócitos e monócitos para a área infectada.
(marginação - processo de adesão em resposta a citocininas locais). Durante a migração (diapedese) para alcançar a área da lesão, os monócitos aumentam de tamanho e se diferenciam em macrófagos ativamente fagocíticos.
Os macrófagos produzem substâncias que atraem outros glóbulos brancos ao local de infecção. Eles também ajudam as células T a reconhecer os invasores e, desta forma, também participam da imunidade adquirida.
Neutrófilos: são fagócitos que ingerem bactérias e outras células estranhas.
Eosinófilos: produzem proteínas tóxicas contra certos parasitos.
Basófilos: Liberam substâncias como a histamina, importantes na inflamação e respostas alérgicas.
Células NK: Atacam quaisquer células do corpo que apresentem na membrana plasmática proteínas anormais ou incomuns
Células dendríticas: destroem os micróbios por fagocitose. apresenta antígeno.
Descreva o Sistema Complemento
O sistema complemento, complementa ou auxilia as células dos sistema imune na destruição de micróbios.
»> faz parte do sistema inato e adaptativo.
• as proteínas dos sistema complemento se tornam ativas ao serem clivadas em fragmentos e têm a função de destruir os antígenos por citólise, opsonização e inflamação.
• as proteínas atuam em uma cascata, ou seja, uma reação desencadeia outra. A cascata de proteínas do complemento que ocorre durante uma infecção é chamada de ativação do complemento.
• Esse processo pode ocorrer por meio de três vias que levam a ativação da C3
>Via clássica: inicia quando os anticorpos se ligam aos antígenos
>Via alternativa: não envolve anticorpos e é ativada pelo contato entre determinadas proteínas do complemento a um patógeno.
>Via da lecitina
Descrever os processos que ocorrem no sistema complemento
Citólise - envolve o complexo de ataque à membrana
Opsonização - promove a ligação de um fagócito a um micróbio, o que intensifica a fagocitose.
Inflamação - objetiva conter uma infecção para que ela não se propague, a partir de uma resposta defensiva local.
Sinais e sintomas da inflamação
• Rubor e Calor: Causados pela dilatação dos vasos sanguíneos
• Edema: Causado devido ao aumento da permeabilidade que permite que o fluido se acumule nos tecidos.
• Dor: pode ser causada por dano ao nervo, irritação por toxinas ou pela pressão do edema
Esses sintomas podem ser explicados pelo aumento do fluxo sanguíneo, elevado metabolismo celular, vasodilatação, liberação de mediadores solúveis, extravasamento de líquidos e influxo celular.
Descrever os mediadores (inata)
A vasodilatação e o aumento da permeabilidade vascular são causados por várias substâncias químicas liberadas pelas células danificadas em resposta a um trauma. Exemplos dessas substâncias são a histamina, cinina, prostaglandina e leucotrienos
Descrever a imunidade adaptativa
Se refere às defesas que são adquiridas por meio de uma infecção ou vacinação. É altamente específica, lenta e possui memória imunológica.
Descrever resposta primária e secundária
Resposta primária: A primeira vez que o sistema imune adaptativo encontra e combate uma substância estranha específica. - IgM, IgG e IgA.
Resposta Secundária: Interações posteriores com a mesma célula ou substância desencadeará uma resposta secundária, que será mais rápida e efetiva devido a memória da primeira infecção.
Descrever mediadores (adaptativa)
A comunicação necessária para a ocorrência de interações complexas entre diferentes células é mediada por mensageiros químicos, chamados citocinas (interleucinas, quimiocinas, interferons )
Descrever as Classes de imunoglobulinas
IgG- protegem contra bactérias e vírus circulantes, neutralizam toxinas bacterianas, ativam o sistema complemento e, quando ligados a antígenos, intensificam a eficácia das células fagocíticas.»_space; Tem vida longa e indica imunidade adquirida contra um patógeno há mais tempo.
IgM- ajuda no diagnóstico de doenças, pois indica infecção primária em fase aguda e possui vida relativamente curta.
IgA- impede a adesão de patógenos microbianos à superfície da mucosa.
Descreva Imunidade passiva e ativa
Ativa- resposta do sistema imune devido a exposição à microorganismos ou substâncias estranhas. Acarreta memória imunológica. Vacina
Passiva- Transferência natural de anticorpos de uma mãe ao recém nascido. Aleitamento, transplacentária. Anticorpos temporários. (artificial) soro. Confere proteção imediata, não possui memória.