Trauma & Emergência Flashcards

1
Q

Diferencie lesão primária de lesão secundária.

A

A lesão primária ocorre segundo a biomecânica que determina o trauma. As lesões secundárias ocorrem devido alterações estruturais encefálicas devido às lesões primárias, bem como de alterações sistêmicas decorrentes do trauma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A respeito de ‘Lesão Primária’: diferencie uma lesão 1a por impacto de uma lesão 1a inercial.

A

A lesão primária está intimamente ligada ao mecanismo do trauma. Dois fenômenos biomecânicos podem ocorrer: impacto ou inercial. Por impacto acontece quando uma certa quantidade de energia é aplicada sobre uma área relativamente pequena, sendo então a lesão dependente da intensidade e do local de impacto. Quanto aos fatores inerciais, devemos considerar que o cérebro sofre em condição de mudança abrupta de movimento. A absorção dessa energia cinética pode levar à uma lesão tecidual.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

“O TCE é a causa mais frequente de morte entre os 2 e 42 anos de idade” Em quantos porcentos dos politraumatizados existe um TCE associado?

A

Em 50%

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Cite três exemplos de lesão primária.

A

1 - fraturas 2 - contusões e lacerações de substância cinzenta 3 - lesão axonal difusa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Defina contusão cerebral.

A

As contusões da substância cinzenta são lesões corticais que atingem as cristas das circunvoluções cerebrais. A aceleração e desaceleração rotatórias produzidas por impacto sobre o segmento craniano são os mecanismos geralmente responsáveis por este tipo de lesão. Outro mecanismo freqüente de contusão é a compressão direta, produzidas pelos fragmentos de uma fratura com afundamento que não chega a lesar a dura-mater.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são os principais achados clínicos de uma contusão cerebral?

A

Hemorragia + necrose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Quais são os principais achados clínicos relacionados a uma contusão cerebral?

A
  1. Hematomas intracranianos 2. HIC (Hipertensão intracraniana) 3. Lesão cerebral Isquêmica
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Discorra acerca de hematomas intracranianos: quais são os tipos de hematomas intracranianos?

A
  1. Hematoma extradural 2. Hematoma subdural 3. Intraparenquimatoso
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Defina hematoma extradural e cite o principal mecanismo sob o qual este tipo de hematoma se desenvolve.

A

Hematoma extradural é uma coleção sangüínea no espaço entre a tábua interna óssea e a dura-mater. A presença de sangue extradural não é rara em fraturas de crânio, porém para que obtenha valor clínico deve alcançar um volume significativo. O HED resulta da laceração de um vaso meníngeo importante de um seio venoso ou de algum sangramento diplóico (vasos diplóicos). A hemorragia contínua desloca progressivamente a dura-mater da tábua interna óssea, vindo a exercer efeito compressivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como se apresenta um quadro clínico clássico de hematoma extradural?

A

” Talk and decline “ Intervalo lúcido: período assintomático entre o trauma e o aparecimento dos sinais de compressão encefálica. Anisocoria e hiperemia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual o principal mecanismo pelo qual se desenvolve um hematoma subdural agudo?

A

Normalmente acontecem devidos ao rompimento traumático de veias meníngeas, os quais seguem do córtex para os seios durais. Os traumatismos com aceleração angular do crânio provocam deslocamento da massa encefálica tracionando estruturas vasculares provocando sua consequente ruptura.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são os vãos que, mais freqüentemente, associam-se ao hematoma subdural agudo?

A

Veias corticomeníngeas que dirigem-se ao seio subdural longitudinal superior.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual o quadro clínico de um hematoma subdural agudo?

A

Está quase sempre associado à contusões. Por isso, o hematoma subdural agudo apresenta quadro clínico determinado lesão primária com deterioração progressiva devido à HIC (hipertensão intracraniana).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual o tratamento para hematoma subdural agudo? Este é mais grave que o extradural?

A

O tratamento é cirúrgico e consiste em sua retirada, porém as graves lesões associadas tornam seu prognóstico menos animador que os hematomas extradurais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como podemos diferenciar focos de contusão ou laceração de um hematoma intraparenquimatoso?

A

O hematoma intraparenquimatoso é uma coleção compacta de sangue alojada dentro do parênquima cerebral e limitada nitidamente pelos tecidos que o rodeiam. Essa nítida delimitação nos permite o diferenciar de casos de contusões e lacerações, nós quais sempre há uma distribuição difusa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

“A hipertensão intracraniana, considerando todas as suas possibilidades etiológicas, é uma das complicações mais frequentes do TCE e a principal causa de morte nos momentos iniciais de evolução” Defina HIC e diga por quais meios ela se desenvolve.

A

Podemos definir a HIC como a manifestação do conflito de espaço quando o crânio resulta incompetente para alojar e manter suas relações normais entre seus componentes habituais do espaço intracraniano: encéfalo, sangue, e Líquido Encefalo-raquidiano.

16
Q

Diferencie TUMEFAÇÃO CEREBRAL de EDEMA CEREBRAL.

A

Edema cerebral é o aumento do volume do parêquima cerebral devido ao aumento do volume de água, já a tumefação é uma palavra que designa o seu aumento porém sem uma causa específica.

17
Q

Qual a definição de hiperemia?

A

Podemos definir Hiperemia como a congestão da microcirculação por vasoplegia. Em ocasião de hiperemia observa-se um aumento do volume do parênquima cerebral por aumento do volume sanguíneo no leito vascular vasoplégico.

18
Q

Cite as três principais herniações que podem ocorrer devido a HIC.

A

1- Hérnia do Cíngulo 2- Hérnia transtentorial 3- Hérnia do Uncus do Hipocampo

19
Q

“As arteríolas do cérebro possuem, em repouso, um elevado tonos basoconstritor que pode, porém, ser modificado (…)” Relacione o controle neurogênico do tonos vascular com a hiperemia.

A

O controle neurogênico da microcirculação depende de núcleos localizados no tronco cerebral. A estimulação elétrica destes núcleos têm produzido vasodilatação cerebral comprovada experimentalmente de modo que uma lesão traumática a este nível poderia produzir o mesmo efeito.

20
Q

Relacione o controle do tonos vascular de origem miogênica com a hiperemia.

A

O controle miogênico do tono vascular relaciona-se com alteração das pressões transmurais. Uma queda na pressão arterial sistêmica diminuiria a diferença transmural levando à uma vasodilatação para que a resistência circulatória seja diminuída. Essa situação ocorre, por exemplo, em casos de TCE com hipovolemia associada. Ou seja, a queda da PA provoca vasodilatação cerebral.

21
Q

Relacione o controle do tonos vascular de origem metabólica com a hiperemia.

A

A retenção de CO2 e a queda do pH devido esta retenção (ou de metabólitos ácidos) atuaria sobre o endotélio levando à vasodilatação.

22
Q

Conceitue, de forma básica, uma Lesão Cerebral Isquêmica.

A

Está relacionada à redução da oxigenação cerebral, de uma maneira geral. É uma lesão por hipóxia. Encontramos lesões esquemiadas em regiões pericontusionais, na oclusão da artéria posterior por herniação transtentorial, em pctes com hipotensão sistêmica, etc…

23
Q

Classifique a gravidade do TCE de acordo com a nota da ECG.

A

3-8 TCE GRAVE 9-13 TCE MODERADO 14-15 TCE MODERADO

24
Q

“Fístulas liquóricas e infecções são comuns em TCEs” Quais são as infecções mais comuns nas emergências neurológicas?

A

As infeções do SNC ocorrem por contaminação direta durante o trauma (fraturas abertas, fístulas liquóricas) ou por contaminação cirúrgica. Osteomelites do crânio, abscessos intracerebrais, meningites e tromboflebites dos seios durais são as infecções mais comuns.

25
Q

Quais são os parâmetros da Escala de Coma de Glasgow?

A