Tratamento com insulina Flashcards
Qual a glicemia de jejum normal?
glicemia de jejum: 70-100mg/dL
glicemia sem jejum: < 140mg/dL
Qual a glicemia de pré-diabetes?
glicemia de jejum: 100 > X < 126 mg/dL
glicemia sem jejum: 140 > X < 200 mg/dL
Qual o nível glicemia de jejum e hemoglobina glicada para diagnóstico de Diabetes Melitus (DM)?
glicemia de jejum ≥ 126mg/dL ou HbA1C ≥ 6,5%
glicemia sem jejum: >200mg/dL
Qual o receptor da insulina ? O que ele faz? Qual o receptor da glicose?
O receptor da insulina é um receptor do tipo tirosian quinase. Ele faz com que o transportador de glicose, que se localiza dentro do citoplasma, migre para a membrana plasmática e possa captar glicose do sangue. O receptor de glicose é na verdade um transportador chamado GLUT4.
Qual célula produz a insulina? Quail é o proecursor da insulina?
A insulina é produzida pelas céluas beta do pâncreas. O precursos de insulina se chama pré-pró-insulina e ele é formado pelo peptídeo C e pela insulina.
Como faz para avaliar a funcionalidade das célula-beta do pâncras? Ou seja, como faz para saber se produz ou não insulina?
Avalia-se a capacidade das células beta em produzir insulina pelo nível de peptídeo C (marcador), já que ele vem da clivagem do precursor de insulina.
As insulinas são administradas in bolus (aplicação com tempo menor ou igual a 1min.), quais são os tipos de insulina que temos?
utrarrápida, rápida, intermediária e de ação prolongada, há também as insulinas pré-misturadas.
Quais são as insulinas ultrarrápidas, qual o seu: início de ação, pico de ação e duração? Como deve ser utilizada nas refeições?
Glulisina, Asparte e Lispro. tem início de ação de 10-15min, com pico de 30-60min e duração de 3-5h. Deve ser aplicada antes das refeições.
Quais são as insulinas rápidas? Qual o seu: início de ação, pico de ação e duração? Como deve ser utilizada nas refeições?
A insulina rápida é a insulina humana regular, que tem início de ação em 30min, com pico de 2-3h e duração de 6,5h. Deve ser usada de 30-45min antes das refeições. É a principal insulina usada em cetoacidose diabética, mas causa mais risco de hipoglicemia tardia.
Quais são as insulinas intermediárias? Qual o seu: início de ação, pico de ação e duração? Como deve ser utilizada nas refeições?
A insulina intermediária é a NPH - humana, ela fornece uma insulina basal (controle da glicemia de jejum). Ela tem ação de 2-4h após aplicação, com pico de ação 4-12h e duração de 12-18h. A aplicação começa 1x/dia, mas pode chegar a 3-4x/dia, não sendo especifica para as refeições.
Quais são as insulinas de ação prolongada? Qual o seu: início de ação, pico de ação e duração? Como deve ser utilizada nas refeições?
Glargina, detemir degludeca. Fornecem uma insulina basal para controle da glicemia de jejum. Tem início de ação em 1-2h e dura até 24h, sem pico de ação (glargina) ou com pico de 6-8h. Uso 1x/dia não específica para as refeições, geralmente usada antes de dormir. Não pode ser misturada com as outras insulinas devido ao seu caráter mais ácido que mistura com as insulinas mais neutras.
Quais são as insulinas pré-misturadas?
Pré-misturada regular (70N/30R): 70% intermediária e 30 da rápida.
Há outras com diferentes porcentagens. Lembrar que a maior porcentagem será sempre da insulina intermediária, pois se fosse da rápida, com a quantidade que seria injetado, é bem provável que a pessoa tivesse hipoglicemia.
Qual a insulina inalável?
Afrezza
Quais os cuidados que deve tomar com a aplicação de insulina?
Evitar repetir o local de aplicação (lipodistrofia - criação de nódulos que afetam a absorção) pode-se usar nádegas, abdome, face anterior-lateral das coxas e face posterior dos braços. Verificar os aspectos organolépticos da insulina antes da aplicação e verificar cuidadosamente as unidades.
Quais são as reações adversas mais comuns?
Hipoglicemia (sudorese, taquicardia, tremor, confusão, fraqueza, aumento do apetite, visão turva, vertigem), aumento de peso, alergia (inchaço, vermelhidão no local de aplicação), tosse, cefaleia, fadiga e náusea.