Traqueia e brônquios Flashcards
Qual a localização da traqueia ?
Estende-se da laringe até os brônquios principais direito e esquerdo, inferiormente. Estende-se no nível das vértebras CVI ao angulo esternal ou entre os discos TIV e TV e anterior ao esôfago.
Qual a forma da traqueia ?
É um tubo fibrocartilagíneo, sustentado por cartilagens traqueais incompletas, de cartilagem hialina.
Quais as relações da traqueia ?
A abertura posterior nos aneis é transposta pelo músculo traqueal, que une as extremidades dos aneis. Lateralmente, artérias carótidas comuns e os lobos da glândula tireoide. No lado direito, o tronco braquiocefálico. Inferior ao istmo da glândula tireoide, o arco venoso jugular e as veias tireóideas inferiores.
O que é a carina ?
É uma crista interna na bifurcação traqueal formada pela projeção para trás do último anel traqueal, sendo uma importante referência na broncoscopia.
Cite as diferenças entre os brônquios principais direito e esquerdo.
O brônquio principal direito é mais curto, mais vertical, e entra mais diretamente no hilo do pulmão, enquanto o brônquio principal esquerdo localiza-se inferior ao arco da aorta e anterior ao esôfago, cruzando-o pela frente.
Caracterize as ramificações dos brônquios, a partir do brônquios lobares secundários.
Os brônquios lobares secundares dividem-se em 3 à direita e 2 à esquerda, com cada um deles suprindo um lobo pulmonar. O brônquio lobar divide-se em vários brônquios segmentares terciários, os quais suprirão os segmentos broncopulmonares. Os bronquíolos terminais originam bronquíolos respiratórios. Os ductos alveolares são vias respiratórias longas e revestidas por alvéolos e levam aos sacos alveolares.
Como é a mucosa e a lâmina própria da traquéia ?
A traquéia é um tubo interno revestido por epitélio respiratório e a lâmina própria é de tecido conjuntivo rico em fibras elásticas e com glândulas seromucosas..
Cite algumas particularidades da traquéia.
Anéis de cartilagem hialina em formato de C unidos por feixes de músculo liso e ligamentos fibroelásticos. Barreira linfocitária.
Como é a mucosa dos brônquios, a lâmina própria e as particularidades ?
Os ramos maiores são formados por epitélio respiratório e os menores, epitélio cilíndrico simples ciliado. fibras elásticas, músculo liso, glândulas seromucosas. Quanto ás particularidades, possuem nódulos linfáticos nas ramificações e glândulas seromucosas na camada externa.
Como é a mucosa dos bronquíolos, a lâmina própria e as particularidades ?
As porções iniciais são de epitélio cilíndrico simples ciliado e as porções finais, epitélio cúbico simples, podendo ser ciliado ou não. A lâmina própria é delgada e rica em fibras elásticas e a principal particularidade é não conter cartilagem, glândulas ou nódulos linfáticos.
Como é a mucosa, lâmina própria e principal particularidades dos bronquíolos terminais e respiratórios ?
No bronquíolo terminal, a mucosa tem o revestimento interno de epitélio colunar baixo ou cúbico e nos respiratórios, onde não há alvéolo é revestido por epitélio simples, ambos apresentam fibras elásticas e contém as células de Clara.
Como é a mucosa dos ductos alveolares e alvéolos ?
Epitélio simples plano com muitas células delgadas.
Aponte as principais características dos pneumócitos 1 e 2.
Tipo 1: célula alveolar pavimentosa, com núclo achatado, desmossomos, zonas de oclusão e é uma especie da barreira para possibilitar troca gasosa. O neumócito tipo 2 contém células arredonadas, com núcleo maior e mais vesicular, RER, corpos multilamelares e serve como surfactante.