Transporte Flashcards
Como acontece a translocação pós-traducional?
proteínas que são sintetizadas livres no citosol, possuem sinais que permitem que elas sejam transloucadas para diferentes organelas, por exemplo: para o núcleo, para a mitocôndria e para o peroxissomos
como ocorre Translocação co-traducional?
ocorre no reticulo endoplasmático, enquanto essa proteína esteja sendo sintetizada. ( entre o reticulo endoplasmático e o golgi)
como ocorre o transporte vesicular?
as demais organelas, em direção a membrana plasmática,
Quem controla o tráfego bidirecional entre
núcleo e citosol?
poro nuclear
qual a função das importinas?
se ligam a sequência sinal de importação e medeiam a passagem pelo poronuclear
qual a função das exportinas?
reconhecem sinais de exportação nuclear e regulam a saída de proteínas através do poro nuclear
Como proteínas citosólicas entram nas organelas? Como elas são endereçadas?
As proteínas que se encontram no citosol da célula conseguem entrar nas organelas através do seguinte mecanismo: cada proteína possui um peptídeo-sinal, que é uma sequência sinalizadora de aminoácidos contida em sua cadeia polipeptídica, responsável por direcioná-la a um lugar específico, como um endereçamento; assim, ao chegar em seu destino final, a organela receptora permite sua entrada com o reconhecimento do peptídeo-sinal por receptores específicos, que abrem o canal proteico na membrana.
O que é o transporte vesicular e onde ocorre?
É o transporte através de (vesículas) que ocorre do RE para o complexo de Golgi, e deste para a membrana plasmática ou outras organelas.
Como ocorre o brotamento de vesículas?
As (vesículas) que brotam da membrana são cobertas por uma capa proteica, a clatrina, que faz a seleção da carga e induz o dobramento da membrana, mediada por receptores de carga e proteínas adaptadoras.
Como ocorre a fusão de (vesículas)?
Após a realização do transporte mediado por proteínas Rab e a ancoragem, a proteína v-SNARE presente na membrana da vesícula encontra a t-SNARE presente na membrana alvo e, então, elas se aproximam e se fundem. Dessa forma, as membranas fundidas permitirão que a carga no interior da (vesícula) seja liberada no lúmen do compartimento alvo.
Como as (vesículas) são endereçadas para o seu destino?
As vesículas precisam estar corretamente endereçadas e a identidade das organelas deve ser mantida para que elas cheguem ao seu destino final. As proteínas Rab regulam a rede de transporte através de proteínas efetoras, entre as quais estão as proteínas motoras, que transportam as vesículas por meio dos filamentos do citoesqueleto. Portanto, em resumo, o endereçamento das vesículas é mediado pelas Rabs, que interagem com proteínas que medeiam as fases de brotamento, ancoragem e fusão.
Proteínas com sequência-sinal permanecem no citoso
falso
A partícula de reconhecimento de sinal (SRP - signal recognition particle) está presente no retículo endoplasmático rugoso é responsável por reconhecer sequência-sinal composta por aminoácidos hidrofóbicos.
verdadeiro
Proteínas hidrossolúveis são parcialmente translocadas, ficando embebidas na
membrana, enquanto que proteínas transmembrana são completamente
transportadas, sendo despejadas no lúmen do RE
falso-Proteínas transmembrana são parcialmente translocadas, ficando embebidas na
membrana, enquanto que proteínas hidrossolúveis são completamente transportadas,
sendo despejadas no lúmen do RE.
Durante a fusão de membranas no transporte vesicular a topologia da membrana
é conservada no processo
verdadeiro