Tórax padrões radiológicos fundamentais Flashcards
Qual alteração no rx ?

A consolidação se caracteriza no rx e na Tc, pela opacidade homogênea , que causa apagamento dos vasos pulmonares, com pequena ou nenhuma perda de volume.
os contornos das opacidades são mal definidos, exceto quando em contato com a pleura
O diagnóstico diferencial da consolidação alveolar é baseado na história clínica, na distribuição da consolidação e na presença de sintomas associados (ex:cardiomegalia)
A consolidação pode ser focal, esparsa ou distribuída amplamente pelos pulmões. A distribuição pode ser lobular, segmentar, lobar , central, peribronquica,periférica , aleatório ou difusa

Explique a definição de consolidação


O que demonstram a setas?

broncogramas aéreos, caso os bronquios estejam prévios, podem ser vistos como imagens arredondas-te ou tubulares com ar ( broncograma aereo)

Como é a distribuição das consolidações?

Quais os tipos de densidade de uma consolidação ?

Quais os principais tipos de consolidação aguda ?

Quais as principais consolidações subagudas/crônicas?

O que demonstra o rx?

Pneumonia lobar, demonstrando uma consolidação homogênea, com brocograma aereo, respeitando os limites da fissura ( mas pode abaular a fissura)
Geralmente causa bacteriana
geralmente descrito por sua relação com a Klebisiela

Qual sinal presente nessa consolidação ao rx?

Consolidação do Lobo médio que escurecer o contorno cardíaco direito , então por exemplo a consolidação que no campo inferior direito que não obscurecer o contorno cardíaco, deve estar no Lobo inferior, mas caso obscureça, deve estar no Lobo médio

Qual padrão de consolidação ?

Pneumonia lobar, demonstrando uma consolidação homogênea, com brocograma aereo, respeitando os limites da fissura ( mas pode abaular a fissura)
Geralmente causa bacteriana
geralmente descrito por sua relação com a Klebisiela

Qual padrão de consolidação abaixo ?

Padrão de acometimento esparso com área de preenchimento

Qual padrão de consolidação ?


Qual o padrão da consolidação ?


Qual o padrão de consolidação?


Qual padrão da consolidação ?


Qual padrão de consolidação ?


Qual padrão da consolidação abaixo ?


Quais os sinais diretos e indiretos de atelectasia pulmonar?

Qual alteração radiológicos é demonstrada no esquema abaixo


Qual alteração radiológicos abaixo?


Qual alteração na TC?


O que demonstra o esquema abaixo?


Qual alteração presente nos exames de imagem ? E o sinal típico dessa alteração ?


Qual alteração presente no esquema abaixo?


Qual alteração Radiológica?

No pa temos discreto obscurecimento da borda cardíaca direita
no perfil temos uma imagem triangular com apex voltado para o hilo em formato de panqueca

O que demonstra o esquema abaixo !


Qual alteração radiológica?


Qual alteração radiologica ?

Atelectasia total, pra diferencia entre derrame pleural e atelectasia deve se avaliar o mediastino, pois no derrame pleural volumoso o desvio mediastinal eh contra lateral.

Qual sinal e qual patologia , evidenciada na Tc?





C
Qual anatomia do Lobo pulmonar secundário ?

Quais os principais padrões pulmonares na TC








Quais fatores favorecem o nódulo ser benigno na Tc?

Qual fatores falam a favor da benignidade em calcificacoes na TC

Qual a diferença entre cavitação e

Como manifesta atelectasia laminar ? E a discorde?



Qual alteração na Tc?




Quais alterações na Tc?


Qual alteração na radiografia?


Qual alteracao na TC?


Quais os tipos de atenuação dos nódulos pulmonares na TC?
Atenuação do Nódulo Pulmonar na TC (Fig. 3-36)
• r a TC, o nódulo pulmonar pode ser classificado, guanto a sua atenuação, como “sólido” (densidade de partes moles), guando obscurece completamente o parêngwma; “não só- lido” (atenuação em vidro fosco), guando não obscurece as margens vasculares e paredes brôngwcas; e “parcialmente sólido” ou “semissólido” (opacidade em vidro fosco com
áreas densas, ou seja, nódulo com densidade mista), guan- do obscurece parcialmente as margens vasculares e paredes brônguicas (Fig. 3-37).
• A maioria dos nódulos pulmonares apresenta densidade de partes moles e, guando maiores gue 1 em, geralmente são visíveis na radiografia. Nódulos “semissólidos” e agueles com atenuação em vidro fosco geralmente não são iden- tificados na radiografia, sendo mais bem avaliados na TC volumétrica com cortes finos (1-2 mm) do gue na TC convencional com 5 mm.
• E m pacientes fumantes e/ ou imunocompetente s, a presen- ça de nódulo “semissólido”, ou seja, com atenuação mista, deve alertar para a possibilidade de carcinoma, principal- mente adenocarcinoma, embora também possa ser visto em processos infecciosos.
• Nódulos com atenuação em vidro fosco podem representar hiperplasia adenomatosa atípica (em geral medem menos de 5 mm e são esféricos) (Fig. 3-38), carcinoma bronguioloal- veolar ou adenocarcinoma invasivo e tendem a crescer mais lentamente (Fig. 3-39) gue nódulos malignos densos (“sóli- dos”) ou com densidade mista (“semissólidos”) (Fig. 3-40). Cirurgia deve ser considerada em pacientes gue apresentam crescimento do nódulo com atenuação em vidro fosco ou surgimento de componente sólido.
• N ódulos com atenuação em vidro fosco também podem corresponder a processos benignos, como inflamação ou fibrose intersticiallocalizada e hemorragia focal. Com exce- ção da fibrose intersticiallocalizada, gue pode persistir por longo período, as outras causas benignas de nódulo com atenuação em vidro fosco costumam se resolver
Descreva as diferentes atenuações dos nódulos pulmonares


Qual patologia associada e qual padrão de atenuação na Tc do nódulo?


O que é o sinal do halo na TC?
Representa halo com atenuação em vidro fosco circundando um nódulo (massa ou consolidação) na TC. Em paciente imunocomprometido, na maioria dos casos, traduz processo infeccioso (geralmente fúngico ou, menos comumente, vira!). Em pacientes Hrv, a possibilidade de sarcoma de Kaposi deve ser considerada na presença de múltiplos nó- dulos com sinal do halo. Já em paciente imunocompetente, assintomático, ou fumante, nódulo com halo em vidro fosco pode corresponder a carcinoma de pulmão.
• Em paciente imunocomprometido neutropênico febril, a presença do sinal do halo na TC é altamente sugestiva de aspergilose pulmonar angioinvasiva no contexto clinico adequado (p. ex., paciente com leucemia em tratamento quimio- terápico ou após transplante de células hematopoiéticas).
- processo injlamatório/vasculite: granulomatose de Wegener, síndrome de Churg-Strauss, pneumonia em organização e pneumonia eosinofílica;
- processo neoplásico: sarcoma de Kaposi, adenocarcinoma de pulmão, linfoma, metástases hemorrágicas (angiossarc
Tc com intervalo de 12 meses, qual o dg?


Qual alterações mais prováveis da Tc a seguir?


Qual provável agente envolvido ? E o padrão de atenuação?

Em paciente imunocomprometido neutropênico febril, a presença do sinal do halo na TC é altamente sugestiva de aspergilose pulmonar angioinvasiva no contexto clinico ade- quado (p. ex., paciente com leucemia em tratamento quimio- terápico ou após transplante de células hematopoiéticas). O halo de atenuação em vidro fosco nesse cenário traduz he- morragia ao redor da área de infecção por Aspergillus (Fig. 3-41). A aspergilose pulmonar invasiva é a infecção fúngica que mais apresenta nódulo isolado ou múltiplos com halo em vidro fosco

Descreva essa outra variação da aspergilose angioinvasiva

Diferen- te do sinal do crescente aéreo (Fig. 3-34), que também pode ser encontrado em paciente com aspergilose angioinvasiva, o sinal do halo em geral surge precocemente nos primeiros dias da instalação do quadro infeccioso. Todavia o sinal do halo não é específico de aspergilose angioinvasiva, podendo indicar hemorragia associada a outras infecções ou neopla- sias hemorrágicas, ou ser decorrente da infiltração pulmonar local por outro material

Qual diagnóstico diferencial para o sinal do halo ?
processo infeccioso: aspergilose pulmonar angioinvasiva, can- didíase, mucormicose, pneumonia por citomegalovírus, pneumonia por varicela, tuberculose, paracoccidioidomi- cose, esquistossomose aguda e paragonimíase;
- processo injlamatório/vasculite: granulomatose de Wegener, síndrome de Churg-Strauss, pneumonia em organização e pneumonia eosinofílica;
- processo neoplásico: sarcoma de Kaposi, adenocarcinoma de pulmão, linfoma, metástases hemorrágicas (angiossarcoma, coriocarcinoma, melanoma, carcinoma renal, mama)
ou com crescimento tumoral intra-alveolar.
O que é o sinal do halo invertido ?

sinal do halo invertido na TC corresponde a qualquer opa- cidade com atenuação em vidro fosco circundada por anel completo ou incompleto de consolidação (Fig. 3-36). É mais comum na pneumonia em organização, mas pode ser encontrado em outras doenças, como paracoccidioidornicose, granulomatose de Wegener, e pneumonia eosinofílica crônica, tuberculose e sarcoidose
Qual os principais tipos de nódulos á TC?

Descreva os tipos de bordas do nódulo pulmonar correlacionando com malignidade e benignidade
- A borda do nódulo pulmonar pode ser lisa, lobulada ou espiculada.
- Aproximadamente 70% dos nódulos solitários com bor- das lisas são benignos (Fig. 3-28), enquanto cerca de 90% daqueles com margens espiculadas são malignos, a maioria composta por carcinomas primários do pulmão
O que são lesões satélites?
Lesões satélites são definidas como opacidades nodulares pequenas, em íntima proximidade com um nódulo perifé- rico solitário. Em geral, elas indicam causa infecciosa, mais comumente tuberculose. Em pequena porcentagem de casos podem também ser identificadas em pacientes com
caronoma.