Tórax Flashcards
Quais são as duas incidências de rotina em uma Radiografia de Tórax?
- PA (frontal)
- Perfil (lateral)
Quais os 5 fatores técnicos que devem ser observados para analisar a qualidade de uma Radiografia de Tórax?
- Alinhamento (deve haver equidistância entre as duas extremidades internas das clavículas até o processo espinhoso da coluna vertebral adjacente)
- Exposição (é o grau de penetração da radiografia, devendo expor as vértebras t4 a t6 e vasos do pulmão)
- Inspiração (deve-se contar entre 9 e 10 arcos costais posteriores, descobertos pelo diafragma)
- Ortostase (paciente de pé, evidenciada pela presença da bolha gástrica)
- “Flou” cinético (imagem tremida se houver movimentação)
Qual a expressão que usamos para uma radiografia alinhada e não alinhada?
Centrada, Rodada
Quando uma radiografia está muito penetrada, qual a cor que sobresai? e quando está pouco penetrada?
branco, preto
Quando a inspiração não é feito de forma correta na radiografia de tórax, o que achamos na imagem?
Pulmão colabado, além de evidenciar menos arcos costais do que deveríamos.
Em quais estruturas anatômicas devem ser procuradas alterações em radiografias de Tórax?
Arcabouço ósseo (densidade, fraturas e alterações estruturais), Partes moles (assimetrias, calcificações, ar), Posição dos hemidafragmas (hemicúpulas convexas, sendo a direita um pouco superior a esquerda, o encontro com o gradil costal forma o seio costofrênico e com o coração forma o seio cardiofrênico), Esôfago (melhor visualizado no perfil e com contraste), Pleura (que não é visível no indivíduo normal), Hilos (estrutura hipotransparente que aparece em contraste com o parênquima pulmonar, sendo o esquerdo um pouco superior ao direito), limites do mediastino.
Quais são as incidências complementares para Radiografias de Tórax?
- Decúbito Lateral com raios horizontais (usado para mostrar pequeno derrame pleural livre ou derrame infrapulmonar - líquido fica na parede torácica, em contato com a mesa).
- Radiografia obtida em fase expiratória (PA), usado para mostrar melhor pequeno pneumotórax e mobilidade diafragmática.
- Ápico-lordótica (incidência antero-posterior com inclinação cranial para melhor visualização do Lobo médio e obter imagens atrás da clavícula.
- Oblíquas de Tórax (usada para demonstrar lesões na parede torácica, hilos, bifurcação brônquica e intrapulmonar)
Quais são os exames complementares à Radiografia de Tórax?
- Fluoroscopia
- Tomografia Linear
- Tomografia Computadorizada
- Ultrassonografia Torácica
- Radionuclídio
- Broncografia
- Arteriografia
Para que é indicada a Fluoroscopia?
Observação de movimentos diafragmáticos, demonstrando enfisema obstrutivo causado normalmente por aspiração de corpo estranho, além de ser importante para realizar exames do tubo digestivo, arteriografias, biópsias e exames endoscópicos das vias biliares.
Para que é indicada a Tomografia Linear?
Demonstra um melhor contorno dos nódulos e massas pullmonares, se existe calcificações ou cavitações em seu interior, além de delinear com precisão o mediastino. Vem perdendo força devido a utilização da TC.
Para que é indicada a Tomografia Computadorizada?
Determina presença e extensão de massas mediastinais, pode dar a natureza da lesão, diferencia estruturas vasculares de não vasculares, reconhece tecido adiposo, demonstra linfonodomegalia, detecta calcificações às vezes duvidosas à Radiografia, documenta a presença e extensão de bronquiectasias, localiza massa para biópsia, detecta metástase que talvez não tenha sido vista à radiografia.
Para que é indicada a Ultrassonografia Torácica?
Estuda a parede torácica, espaço pleural, massas e coleções pulmonares que estejam em contato com a pleura ou mediastino, coração e vasos da base. Sendo indicada para avaliar a opacidade total de um hemitórax para demonstrar se existe coleção pleural, massa sólida ou consolidação parenquimatosa, para avaliar derrame pleural encistado, localizando e mensurando as lojas, para avaliar a opacidade mediastinal ou junto à parede torácica distinguindo lesões sólidas ou císticas e para ser guia de punção.
Para que é indicado o Radionuclídio?
Importante para a avaliação de tireoides ectópicas, estudo da perfusão, contratilidade do coração, anormalidades vasculares e principalmente o uso da cintilografia de perfusão e ventilação para detectar processos tromboembólicos. Outras funções são o monitoramento terapêutico de pacientes com linfoma e diagnóstico de infecção pulmonar por germes oportunistas em pacientes com SIDA.
Para que é indicada uma Broncografia?
Estabelecer extensão de casos específicos de bronquiectasias antes de uma cirurgia (substituída por TC).
Para que é indicada uma Arteriografia?
Tromboembolismo pulmonar ou anomalias congênitas pulmonares.